Mona Ozouf: formação, trajetória intelectual e narrativa histórica no tempo presente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1148

Mots-clés :

Mona Ozouf, Trajetória intelectual, Formação, Historiografia, Escola republicana

Résumé

Neste artigo apresentamos uma trajetória intelectual da historiadora francesa Mona Ozouf, referência nos estudos acerca da Revolução Francesa e da Escola Republicada. Para tanto, recorremos a análise de entrevistas, trabalhos historiográficos e de divulgação publicados pela historiadora em questão. Aspectos de infância, juventude e idade adulta são destacados como referências de atribuição de sentidos que não explicam, porém, pensados como experiência, complexificam seus recortes temáticos e abordagens. Alocados em um tempo específico, a saber, o tempo presente, elementos da singular contribuição historiográfica de Ozouf são apresentados, tendo por linha articuladora a formação escolar, a atuação política e produção intelectual da autora. As reflexões aqui presentes estão amparadas principalmente pelo debate acerca da escrita biográfica e pelo conceito de experiência, conforme desenhado por Heidegger e revisitado por Jorge Larrosa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Caroline Jaques Cubas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Participa dos grupos de pesquisa: Ensino de História, Memória e Culturas e Linguagens e Identificações, ambos da Udesc e certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Références

AVELAR, Alexandre de Sá. A biografia como escrita da História: possibilidades, limites e tensões. Dimensões, Vitória, n. 24, p. 157-172, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/dimensoes/article/view/2528. Acesso em: 15 nov. 2011.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta. Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2005. p. 183-192.

BRETON, Hervé. Investigação Narrativa: entre detalhes e duração. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 1, n. 1, p. 12-22, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e20201. Acesso em: 12 dez. 2021.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Ed. UNESP, 1997.

DAILEADER, Philip; WHALEN, Philip. French Historians 1900-2000: new historical writing in twentieth-century France. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010.

DÉLOYE, Yves. Instituteurs. Revue Française de Science Politique, v. 43. n. 2, 1993. Não paginado. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/456419. Acesso em: 23 nov. 21.

DOSSE, François. A História em Migalhas. São Paulo: Ensaio; Campinas: Ed. Unicamp, 1992.

FURET, François; OZOUF, Mona. Dictionnaire critique de la Révolution française. Paris: Flammarion, 1988.

FURET, François; OZOUF, Mona. Dictionnaire critique de la Révolution française: institutions et créations. Paris: Flammarion, 1993a.

FURET, François; OZOUF, Mona. Dictionnaire critique de la Révolution française: Événements. Paris: Flammarion, 1993b.

FURET, François; OZOUF, Mona. Dictionnaire critique de la Révolution française: Acteurs. Paris: Flammarion, 1993c.

HOUBRE, Gabrielle. Les mots de Mona Ozouf. Clio: Femmes, Genre, Histoire, n. 1, 1995. Não paginado. Disponível em: https://journals.openedition.org/clio/541. Acesso em: 5 jan. 2022.

JUNQUA, Jean. Le type de l’instituteur primaire ou la véritable mission de l’instituteur au point de vue du catholicisme. Pau: Imp. de E. Vignancour. 1845.

LARROSA, Jorge. Tremores. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1989.

OZOUF, Mona. A festa sob a Revolução Francesa. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1989.

OZOUF, Mona. Composition française: retour sur une enfance bretonne. Paris: Gallimard, 2009.

OZOUF, Mona. Jules Ferry. Paris: Bayard-Centurion, 2005a.

OZOUF, Mona. La Cause des Livres. Paris: Gallimard, 2011.

OZOUF, Mona. La Fête Révolutionnaire 1789-1799. Paris: Gallimard, 1976.

OZOUF, Mona. La Gironde et les Girondins. Paris: Payot, 1991.

OZOUF, Mona. La Muse démocratique: Henry James ou les pouvoirs du roman. Paris: Calmann-Lévy, 1998.

OZOUF, Mona. L'École de la France: essai sur la Révolution, l'utopie et l'enseignement. Paris: Gallimard, 1984.

OZOUF, Mona. L'École, l'Église et la République 1871–1914. Paris: Armand Colin, 1962.

OZOUF, Mona. Les Mots des femmes: essai sur la singularité française. Paris: Fayard, 1995.

OZOUF, Mona. L'Homme régénéré: essai sur la Révolution française. Paris: Gallimard, 1989a.

OZOUF, Mona. Varennes: La mort de la royauté. Paris: Gallimard, 2005b.

OZOUF, Mona; CORNU, Laurence. Une autre République: 1791 l'occasion et le destin d'une initiative républicaine. Paris: L'Harmattan, 2004.

OZOUF, Mona; OZOUF, Jacques. La République des instituteurs. Paris: Gallimard, 1989b.

RIGLET, Marc. Mona Ozouf: la cause des livres est menacée. L’Express Culture, Paris, 21 nov. 2011. Disponível em: https://www.lexpress.fr/culture/livre/mona-ozouf-la-cause-des-livres-est-menacee_1051826.html. Acesso em: 5 jan. 2022.

SCHMIDT, Benito Bisso. Escrever biografias no Brasil hoje: entre inovações e modelos tradicionais. In: DUTRA, Eliana de Freitas (org.). O Brasil em dois tempos: história, pensamento social e tempo presente. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 205-218.

SCOTT, Joan. De l’utilité du genre. Paris: Fayard, 2012.

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais franceses: um objeto para a história do tempo presente?. In: DUTRA, Eliana de Freitas (org.). O Brasil em dois tempos: história, pensamento social e tempo presente. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 129-142.

Téléchargements

Publié-e

2024-03-05

Comment citer

CUBAS, C. J. Mona Ozouf: formação, trajetória intelectual e narrativa histórica no tempo presente. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1148, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1148. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10979. Acesso em: 21 nov. 2024.