Mona Ozouf: formação, trajetória intelectual e narrativa histórica no tempo presente
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1148Mots-clés :
Mona Ozouf, Trajetória intelectual, Formação, Historiografia, Escola republicanaRésumé
Neste artigo apresentamos uma trajetória intelectual da historiadora francesa Mona Ozouf, referência nos estudos acerca da Revolução Francesa e da Escola Republicada. Para tanto, recorremos a análise de entrevistas, trabalhos historiográficos e de divulgação publicados pela historiadora em questão. Aspectos de infância, juventude e idade adulta são destacados como referências de atribuição de sentidos que não explicam, porém, pensados como experiência, complexificam seus recortes temáticos e abordagens. Alocados em um tempo específico, a saber, o tempo presente, elementos da singular contribuição historiográfica de Ozouf são apresentados, tendo por linha articuladora a formação escolar, a atuação política e produção intelectual da autora. As reflexões aqui presentes estão amparadas principalmente pelo debate acerca da escrita biográfica e pelo conceito de experiência, conforme desenhado por Heidegger e revisitado por Jorge Larrosa.
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