O ensino “imaginado” por Pestalozzi na obra Como Gertrudes ensina suas crianças
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1160Palavras-chave:
Pestalozzi, Arte, Formação de professoresResumo
O estudo das ideias pedagógicas tem-se valido de obras de naturezas bastante diversas para tratar das teorizações sobre o ensino ao longo da história da educação e, entre elas, destacam-se os textos literários produzidos por pedagogistas em diferentes contextos sociais e históricos. Considerando o potencial e a atualidade para refletir sobre as questões do ensino, retomamos neste simpósio a obra Como Gertrudes ensina suas crianças (1801) de Pestalozzi, cujo ato de leitura assemelha-se ao de uma decifração literária, especialmente, por tratar-se de uma obra de ficção que pretende discutir sobre o saber como ensinar. Pestalozzi apresenta em seu livro por meio de 14 cartas dirigidas ao amigo e editor Heinrich Gessner o seu método de ensino, suas teorias sobre a educação e prescrições para a prática docente. Tem-se que Pestalozzi, suas experiências e seus escritos contribuíram para delimitar questões importantes sobre a organização da escola moderna representada, por exemplo, no desenvolvimento do método intuitivo e na implementação das escolas graduadas, consideradas símbolos da modernidade pedagógica. A escola graduada se caracteriza por um conjunto de ideias que vão se organizando no decorrer do século XIX sobre as melhores formas de instruir as novas gerações. Desse modo, a comunicação que compõe este simpósio almeja, por um lado, dialogar com a obra pedagógica de Pestalozzi, situando suas potencialidades formativas e de figuração dos problemas educativos; por outro, pretende refletir a respeito da natureza do conhecimento pedagógico na literatura pedagógica.
Downloads
Referências
ARCE, A. A tríade naturalizante na concepção educacional de Pestalozzi e Froebel: homem, Deus e natureza. História da Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 12, p. 87-104, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30570 Acesso em: 07 dez. 2023.
BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CÂNDIDO, R. M. A máquina de festejar: seus usos e configurações nas escolas públicas primárias brasileiras e portuguesas (1890-1930). 2012. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
CHATEAU, J. Os grandes pedagogistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. (Coleção Atualidades Pedagógicas, v. 133).
CLAPARÈDE, E. A educação funcional. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1933. (Biblioteca Pedagógica Brasileira, Atualidades Pedagógicas, s. 3, v. 4).
DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976. (Coleção Atualidades Pedagógicas).
FERRIÈRE, A. A escola ativa. Porto: Editora Nacional de Antônio Figueirinhas, 1934.
LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da Escola Nova. 8. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1963.
MEYLAN, Louis. Henri Pestalozzi. CHATEAU, J. Os grandes pedagogistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. (Coleção Atualidades Pedagógicas, v. 133).
NÓVOA, António. História da educação: percursos de uma disciplina. Análise psicológica, v. 14, p. 417-434, 1996.
Ó, J. R. do. Os Terrenos Disciplinares da Alma e do Self‑government no Primeiro Mapa das Ciências da Educação (1879‑1911). SÍSIFO, Maringá, v. 2, n. 1, p. 127-138, 2006. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/43 Acesso em: 10 dez. 2024.
Ó, J. R. do; CARVALHO, L. M. Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960) – Estudos comparados Portugal- Brasil. Lisboa: Educa, 2009.
PESTALOZZI, J. H. Como Gertrudes ensina suas crianças. São Paulo: Ed. Unesp: SBHE, 2023. (Coleção Diálogos em História da Educação).
HOBSBAWN, E. A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
SCHRIEWER, J.; NÓVOA, A. A difusão mundial da escola. Lisboa: Educa, 2000.
SOUZA, R. F. de. Templos de Civilização: a Implantação dos Grupos Escolares no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Ed. UNESP, 1998.
VALDEMARIN, V. T. Johann Heinrich Pestalozzi, pensador da moderna pedagogia. In: PESTALOZZI, J. H. Como Gertrudes ensina suas crianças. São Paulo: Ed. Unesp: SBHE, 2023. p. 07- 14 (Coleção Diálogos em História da Educação).