O ensino “imaginado” por Pestalozzi na obra Como Gertrudes ensina suas crianças

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DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1160

Parole chiave:

Pestalozzi, Arte, Formação de professores

Abstract

O estudo das ideias pedagógicas tem-se valido de obras de naturezas bastante diversas para tratar das teorizações sobre o ensino ao longo da história da educação e, entre elas, destacam-se os textos literários produzidos por pedagogistas em diferentes contextos sociais e históricos. Considerando o potencial e a atualidade para refletir sobre as questões do ensino, retomamos neste simpósio a obra Como Gertrudes ensina suas crianças (1801) de Pestalozzi, cujo ato de leitura assemelha-se ao de uma decifração literária, especialmente, por tratar-se de uma obra de ficção que pretende discutir sobre o saber como ensinar. Pestalozzi apresenta em seu livro por meio de 14 cartas dirigidas ao amigo e editor Heinrich Gessner o seu método de ensino, suas teorias sobre a educação e prescrições para a prática docente. Tem-se que Pestalozzi, suas experiências e seus escritos contribuíram para delimitar questões importantes sobre a organização da escola moderna representada, por exemplo, no desenvolvimento do método intuitivo e na implementação das escolas graduadas, consideradas símbolos da modernidade pedagógica. A escola graduada se caracteriza por um conjunto de ideias que vão se organizando no decorrer do século XIX sobre as melhores formas de instruir as novas gerações. Desse modo, a comunicação que compõe este simpósio almeja, por um lado, dialogar com a obra pedagógica de Pestalozzi, situando suas potencialidades formativas e de figuração dos problemas educativos; por outro, pretende refletir a respeito da natureza do conhecimento pedagógico na literatura pedagógica.

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Biografia autore

Renata Marcílio Cândido, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Atualmente, integra o corpo docente da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do curso de Pedagogia da mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos e é vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas sobre a Escola e a Docência.

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Pubblicato

2024-06-28

Come citare

CÂNDIDO, R. M. O ensino “imaginado” por Pestalozzi na obra Como Gertrudes ensina suas crianças. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1160, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1160. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20509. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica

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