“Pra ficar na memória e nos acompanhar”: cartas, narrativas e (re)invenções de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1165

Palavras-chave:

Carta, Narrativas, Experiências, Pandemia covid-19

Resumo

O texto deriva da intersecção de dois projetos ancorados nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa narrativa: o projeto de extensão “Vida e pandemia: narrativas em quarentena” (Portugal, 2020a) e a pesquisa “Isolar para viver: narrativas em tempos de pandemia” (Portugal, 2020b). O primeiro se constituiu como um espaçotempo virtual de partilha de histórias sobre a vida no contexto de isolamento/distanciamento social e do enfrentamento da covid-19, intencionando tematizar os impactos da pandemia na vida cotidiana e refletir sobre a questão do lockdown e a (re)elaboração de rotinas de trabalho e estudo na dimensão home office/remoto, a partir das narrativas orais nos encontros quinzenais. O segundo buscou analisar vivências/experiências individuais partilhadas pelos membros do Grupo de Pesquisa Geo(bio)grafar – Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores sobre as situações experienciadas no contexto. Os mencionados projetos foram desenvolvidos durante a pandemia de covid-19, dos quais participaram 30 membros do Grupo de Pesquisa Geo(bio)grafar, professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professores da Educação Básica, estudantes da graduação e da pós-graduação. As narrativas foram produzidas no formato de cartas compartilhadas via e-mail e WhatsApp, cujos enredos versam sobre a vidas, tempos e espaços alterados, suspensos e/ou reprogramados na pandemia, revelando, como, nesse período insólito, tivemos que reconfigurar rotinas e aprender novos e inéditos modos de ser, viver e fazer, enfrentando nossas dores, medos, angústias, tensões e suas consequências na vida cotidiana.

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Biografia do Autor

Jussara Fraga Portugal , Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Geo(bio)grafar – Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores e (Auto)Biografia, Formação e História Oral (Grafho).

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

PORTUGAL , J. F. “Pra ficar na memória e nos acompanhar”: cartas, narrativas e (re)invenções de si. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1165, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1165. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20514. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica