Retratos Sociológicos e Narrativas (Auto)Biográficas como metodologias de pesquisa e ensino na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1201

Palavras-chave:

retratos sociológicos, narrativas (auto)biográficas, formação de professores

Resumo

As Narrativas (Auto)Biográficas (NAB) são importantes referências na educação, sendo adotadas como método de ensino e pesquisa sobre a formação de professores. Os Retratos Sociológicos (RS) são uma metodologia e teoria sociológica, ancorada na subjetividade dos agentes e no conceito de disposições. Este artigo defende as NAB e os RS como metodologias complementares de ensino e pesquisa na formação de professores. Para construir essa argumentação, discutimos sete semelhanças entre os métodos envolvendo suas premissas, metodologias e enfoques e ilustramos essa complementação com um exemplo empírico. Ancorado em uma sociologia disposicionalista, entendemos os RS representam a teoria da formação do adulto que faltava às NAB. É possível organizar e apresentar as histórias de professores através do conceito de disposição dos RS e dos momentos charneira das NAB, promovendo reflexões na formação sobre sua própria história a partir da história do outro, bem como reconhecer as idiossincrasias da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Massi, Universidade Estadual Paulista

Professora associada do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências de Bauru da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Alberto Villani , Universidade de São Paulo

Doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica de São Paulo (Universidade Estadual Paulista). Livre Docência pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Sênior da Universidade de São Paulo

Referências

ABRANTES, P. A escola da vida. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 24, n. 2, p. 189-210, 2012. DOI: <https://doi.org/10.1590/S0103-20702012000200010>.

ABRANTES, P. A escola da vida: socialização e biografia(s) da classe trabalhadora. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2013.

AMÂNDIO, S. L.; ABRANTES, P.; LOPES, J. T. A vida entre nós: sociologia em carne viva. Porto: Deriva Editores, 2016.

BARBISAN, C.; MEGID, M. A. B. A. Categorias de narrativas: principais usos em pesquisas e formação de pedagogas. ETD - Educação Temática Digital, v. 20, n. 4, p. 979-996, 2018. Disponível em:<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922018000400979&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 abr. 2023.

BAROLLI, E. et al. A crônica da disciplina: uma experiência na formação de professores de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 3, p. 1-13, 2001. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4165> Acesso em: 09 abr. 2023.

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (Ed.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 46-81.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 11-30, 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/fZLqw3P4fcfZNKzjNHnF3mJ/abstract/?lang=pt >.Acesso em: 09 abr. 2023.

BUENO, B. O. Magistério e lógica de destinação profissional. Educação & Linguagem, v. 8, p. 75-104, 2005. Disponível em:.Acesso em: 09 abr 2021.

BUENO, B. O. et al. Histórias de vida e autobiografia na formação de professores e na formação docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p.385-410, 2006. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/D3dkY9Z7VMn8WxY64Nv5gpd/abstract/?lang=pt >. Acesso em: 09 abr. 2023.

CATANI, D. B. Prefácio. In: VICENTINI, P. P.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.) Sentidos, potencialidades e usos da (auto)biografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COSTA, A. F.; LOPES, J. T. C. (Coord.). Os estudantes e os seus trajectos no ensino superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas. Portugal: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Instituto de Sociologia. Relatório. 2008.

CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, n. 1-2, 1997. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rfe/a/ZjJLFw9jhWp6WNhZcgQpwJn/?lang=pt >. Acesso em: 09 abr. 2023.

DA COSTA P.C. Auto-hermenêutica em entrevistas autobiográficas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, v. 01, n. 01, p. 75-88, , jan./abr. 2016. Disponível em: < https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2522>. Acesso em: 09 abr. 2023.

DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526 >. Acesso em: 09 abr. 2023.

FERRAROTTI, F. Biography and the Social Sciences. Social Research, v. 50, n. 1, p. 57-80, 1983. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/40958868>.Acesso em: 09 abr. 2023.

FREITAS, D.; GALVÃO, C. O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores. Ciência e Cognição, v. 12, p. 219-133, 2007. Disponível em: <https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212007000300021>. Acesso em: 09 abr 2021.

JOSSO, M-C. Histórias de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, p11-23, 1999. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/FPRNJxFHvDf8jX5Yx55ThhH/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 09 abr. 2023.

JUNQUEIRA, L. Entrevista com Bernard Lahire. In: VISSER, R.; JUNQUEIRA, L. (Orgs.) Dossiê Bernard Lahire. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017. p. 132-140.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares : as razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997.

LAHIRE, B. O Homem Plural. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações intraindividuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LAHIRE, B. Esboço do programa científico de uma sociologia psicológica. Educação e Pesquisa, v.34, n.2, p. 373-389, 2008. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/TtZjPgP43GTrpxXWnpdPBmP/?lang=pt>. Acesso em: 09 abr. 2023.

LAHIRE, B. Franz Kafka: élements pour une théorie de la création littéraire. Paris: La Découverte, 2010.

LAHIRE, B. Monde Pluriel: Penser l’unité des sciences sociales. Paris: Editora Seuil, 2012a.

LAHIRE, B. Tableaux de famille: heurs et malheurs scolaires en milieux populares. 2a ed. Le Seuil/Gallimard, 2012b.

LAHIRE, B. A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização. Educação e Pesquisa, v. 41, n. especial, p. 1393-1404, 2015. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/Psk6v9crGTjWcs9QmJdLfsD/?lang=pt>. Acesso em: 09 abr. 2023.

LAHIRE, B. Enfances de classe: de l’inégalité parmi les enfants. Paris: Éditions du Seuil, 2019.

MALINOWSKI, B. Argonautas do pacifico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. São Paulo: Abril Cultural,. 436 p. (Os Pensadores); v. 43, 1976.

MASSI, L.; LIMA JUNIOR, P.; BAROLLI, E. (Orgs.). Retratos da docência: contextos, saberes e trajetórias. Araraquara: Letraria, 2018.

MASSI, L.; SILVA, R. V.; AGOSTINI, G. (Org.) Retratos Sociológicos de Professores de Química. São Paulo: Editora Livraria da Física e Editora Cultura Acadêmica, 2020.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: Nóvoa, A. (Org) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento dos Recursos Humanos da Saúde, 1988.

PINEAU, G. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p.329-343, 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/vBbLxwHQHLFnfrS48HYbhxw/abstract/?lang=pt >.Acesso em: 09 abr. 2023.

PINEAU, G.; MICHÈLE, M. Produire sa vie: autoformation et autobiographie, Montreal, 1983.

SÁ, L. Narrativa autobiográfica de estudantes de Química: reflexões sobre a atividade docente. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 2, p. 617-271, 2009. Disponível em:<http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen08/ART13_Vol8_N2.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2023.

VÉRAN, J-F.; VANDENBERGHE, F. Novas sociologias: um exercício de teoria comparativa. In: VÉRAN, J-F.; VANDENBERGHE, F. (Orgs.) Além do habitus: teoria social pós-bourdieusiana. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016. p. 9-25.

VICENTINI, P. P.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.) Sentidos, potencialidades e usos da (auto)biografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

Downloads

Publicado

2024-12-25

Como Citar

MASSI, L.; VILLANI , A. Retratos Sociológicos e Narrativas (Auto)Biográficas como metodologias de pesquisa e ensino na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1201, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11682. Acesso em: 15 jan. 2025.