Retratos Sociológicos e Narrativas (Auto)Biográficas como metodologias de pesquisa e ensino na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1201Parole chiave:
retratos sociológicos, narrativas (auto)biográficas, formação de professoresAbstract
As Narrativas (Auto)Biográficas (NAB) são importantes referências na educação, sendo adotadas como método de ensino e pesquisa sobre a formação de professores. Os Retratos Sociológicos (RS) são uma metodologia e teoria sociológica, ancorada na subjetividade dos agentes e no conceito de disposições. Este artigo defende as NAB e os RS como metodologias complementares de ensino e pesquisa na formação de professores. Para construir essa argumentação, discutimos sete semelhanças entre os métodos envolvendo suas premissas, metodologias e enfoques e ilustramos essa complementação com um exemplo empírico. Ancorado em uma sociologia disposicionalista, entendemos os RS representam a teoria da formação do adulto que faltava às NAB. É possível organizar e apresentar as histórias de professores através do conceito de disposição dos RS e dos momentos charneira das NAB, promovendo reflexões na formação sobre sua própria história a partir da história do outro, bem como reconhecer as idiossincrasias da profissão.
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