Histórias de vida em educação: por um paradigma transdisciplinar de formação da vida com abertura de frentes existenciais de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1150

Palavras-chave:

Autobiografia, História de vida, Formação, Temporalidades, Transição paradigmática

Resumo

Partindo de quatro mega-perguntas,  distintas mas relacionadas, - quem procura o quê? Como?    Por que?  E para quê? -,  o artigo começa por situar publicações brasileiras do autor ao longo       de vinte anos de cooperação com pesquisas (auto)biográficas, lançadas no Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográficas (CIPA). Privilegiando e cultivando a expressão na primeira pessoa, essas pesquisas abrem de modo relativamente insubordinado, mas coordenado, novas vias de formação vitais e existenciais. A primeira parte discutea a passagem transicional do paradigma disciplinar das ciências aplicadas ao padadigma transdisciplinar que implica pessoas reflexivas. A segunda parte analisa as oito frentes existenciais abertas por esta investigação fundamentada na avaliação de 200 livros     da coleção de história de vida e de formação, como início de respostas concretas às três primeiras questões: quem procura o quê? como? : por que? A terceira parte trata da última questão: para quê? Como resposta, ela permite desenvolver o cultivo de um paradigma verde e tripolar  de formação para a vida, para construir uma história em três velocidades e existir singularmente em e com um mundo social e cósmico, entre evolução/involução/revolução planetária, nascimento e morte. O paradigma é ainda verde. Mas parece anunciar uma transição paradigmática internacional e intergeracional. A insubordinação revelou-se heurística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gaston Pineau, Univeristé de Tours

Universidade de Tours

Referências

ABRAHAO, M. H. M. B.; FRISON, L. M. B.; MAFFIOLETTI, L. A.; BASSO, F. P. A nova aventura (auo)biografica. Tomo2. Porto Alegre, Edipucrs, 2018.

ABRAHAO, M. H. M. B.; PASSEGGI M. C. Dimensoes epistemologicas e metodologicas da pesquisa (Auto)biografica. Natal. Edufren: Porto Alegre. Edipucrs: Savador, Eduneb, 2012.

ABRAHAO, M. H. M. B. A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre, Edipucrs, 2004.

BACHELART D.; GASTON P., Le biographique, la réflexivité et les temporalité. Articuler langues, cultures et formation, Paris, L’Harmattan, 2009.

BARBIER R. La recherche-action, Paris, Économica, 1996.

BERQUE, A. Écoumène : introduction à l’étude des milieux humains. Paris : Belin, 2000.

BINSWANGER L. Introduction à l’analyse existentielle. Paris. Gallimard, 1947.

BOURDIEU, P. L’illusion biographique. Actes de la recherche en sciences sociales, n. 62-63, p. 69-72, 1986.

BOUTON C., L’accélération de l’Histoire. Des Lumières à l’Anthropocène. Paris. Seuil, 2022.

DELORY-MOMBERGER C. Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Toulouse, Érès, 2019.

DESROCHE H. Entreprendre d’apprendre. D’une autobiographie raisonnée à un projet de recherche-action. Paris, Les éditions ouvrières, 1991.

EGGERT, E.; FISHER, B. Generos, geraçoes, infancia, juventude e familias. Natal, Edufrn; Porto Alegre, Edipucrs; Savador, Eduneb, 2012.

FOUCAULT M. L’usage des plaisirs. Histoire de la sexualité, Paris, Gallimard, 1984.

FOUCAULT M. La volonté de savoir. Histoire de la sexualité, Paris, Gallimard, 1976.

FREIRE, P. Pédagogie des opprimés, suivi de Conscientisation et révolution. Paris, Maspéro, 1974.

GALVANI P. Autoformation et connaissance de soi. Lyon. Chronique Sociale, 2020.

GUILLON S.; BRETON H.; ZAOUANI-DENOUX S. La fonction d’accompagnement chez les professionnels de la formation continue. Carrefours de l'éducation, n. 56, 2023. Disponible: https://www.cairn.info/revue-carrefours-de-l-education-2023-2-page-11.htm

HONORÉ, B. Le sens de l’expérience dans l’histoire de vie. L’ouverture à l’historialité. Paris. L’Harmattan, 2018.

HONORÉ, B. L’histoire de vie comme moyen d’accès à l’existentialité humaine. Paris. L’Harmattan, 2016.

JULLIEN, F. Vivre en existant. Une nouvelle éthique. Paris, Gallimard, 2016.

KUHN, T. La structure des révolutions scientifiques. Paris, Flammarion, 1983.

LABELLE, J.-M. L’approche expérienciée de l’éducation. Tréma, n. 23, 2004. https://doi.org/10.4000/trema.607.

LANI-BAYLE M.; SLOWIK A. Récits et résilience, quels liens? Chemins de vie. Paris, l’Harmattan, 2016.

LEJEUNE, P. Rousseau et la révolution autobiographique. dans, Bachelart, Pineau op.cité, p.49-67, 2009.

LIMA, G. G. et al., O reconhecimento de si e de outro na formaçao Humana, Boa Vista, EDUFRR, 2014.

LIMA, SILVA, GOMES MARIA DE LOURDES SOUZA. Formaçao de Professores Frente à Política Global. Pesquisas (Auto)biográficas com Crianças: O Reconhecimento de sua Palavra, 2018.

MORIN, E.; MOTTA, R.; CIURANA É-R. Éduquer pour l’ère planétaire. La pensée complex comme Méthode d’apprentissage dans l’erreur et l’incertitude humaines. Balland, 2003.

MORIN, E. La Méthode 5. L’humanité de l’humanité. L’identité humaine. Seuil, 2001.

MORIN, E. La Méthode 2. La Vie de la Vie. Seuil. 1980.

MORAES, M. C.; ALMEIDA M. DA C. Os sete saberes Necessarios a educaçao do presente. Rio de Janeiro: Wak Ed. 2012.

NIETZSCHE, F. Le Gai Savoir. Gallimard, 1982.

PAUL, M. Une société d’accompagnement. Guides, mentors, conseillers, coaches. Comment en est-on arrivé là? Éditions Raison et Passions, 2022.

PAUL, P.; PINEAU, G. Transdisciplinarité et formation. Paris. L’Harmattan, 2005.

PASSSEGI, M. C.; SOUZA, E. C. Autobiografia, formaçao, territorios e saberes. São Paulo, Paulus; Natal, Edufren, 2008.

PIAGET, J. La prise de conscience. Paris, Puf, 1974.

PINEAU, G. Genèse de l’écoformation. Transformation du préfixe éco en vert paradigme de formation avec les environnements. Paris, L’Harmattan, 2023.

PINEAU, G.; BRETON H. Vingt-cinq ans de vie d’une collection : quelle(s) histoire(s) en formation? Paris, L’Harmattan, 2021.

PINEAU, G. Mise en perspectives historiques de la méthode biographique et de l’histoire de vie comme approches de recherche, action, formation. p.27-54, 2019.

PINEAU, G. Worclaw-Auschwitz-Birkenau: subvertir l’extermination programmée. Par quelle histoire? p.125-142, 2016.

PINEAU, G, Marie-Michèle. Produire sa vie: autoformation et autobiographie, Paris, Téraèdre, 2012.

PINEAU, G., Le Grand J.-L. As histórias de vida. Natal, Edufern, 2012.

PINEAU, G. Respirer sa vie: déverrouiller les apprentissages des rythmes vitaux. Éducation permanente. n. 163, p. 111-130, 2005.

PINEAU, G. Temporalidades na formaçao, Rumo a novos sincronizadores. Sao Paulo, Triom, 2004.

PINEAU, G. “O Sentido do sentido”. Sommerman, pp. 31-56, 2000.

PINEAU, G. Éducation ou aliénation permanente? Repères mythiques et politiques. Paris, Dunod, 1977.

RABELAIS, F. Gargantua. Lyon François Juste, 1534.

ROCHEFORT, A. L’instinct de vivre. Paris. L’Harmattan, 2017.

ROSA, H. La résonance. Une sociologie de la relation au monde. Paris. La Découverte, 2018.

SANTOS, B. S. Épstémologies du Sud. Mouvements citoyens et polémique sur la science. Paris. Desclée de Brouwer, 2016.

SCHÖN DONALD A., Le tournant réflexif. Pratiques éducatives et études de cas, Montréal, Éd. Logiques, 1991.

SEVE, L. Marxisme et théorie de la personnalité. Paris. Les éd. Sociales, 1968.

SLOWIK, A.; BRETON, H.; PINEAU, G. Histoire de vie et recherche biographique : perspectives sociohistoriques. Paris. L’Harmattan, 2019.

SNYDERS, G. Y-a-t-il une vie après l’école ? Paris, ESF, 1996.

SOMMERMAN, A. Educação a transdisciplinaridade. Sao Paulo, Unesco, USP, 2000.

SOUZA, E.C.; ABRAHAO, M. H. M. B., Tempos, narrativas e ficções : a invenção de si. Porto Alegre. Edipucrs, 2006.

SOUZA, E. C. Memoria, (auto)biographia e diversidade. Questoes de metodo et trabalho docente. Salvador: Edufrn, 2011.

SOUZA, E. C.; MIGNOT, Ana C. Hitorias de vida e formaçao de professores. Rio de Janeiro: Quartet, 2009.

TAKEUTI, N. M.; NIEWIADOMSKI, C. Reinvenções do Sujeito Social. Teoria e Práticas biográficas, Porto Alegre, Ed. Sulina: Ufrn, 2009.

TOLINI, G. Humains, pédagogies et constructions de l’histoire, 2018. https://www.bibliofreire.org/humains-pedagogies-construction-de-lhistoire/

Publicado

2024-06-28

Como Citar

PINEAU, G. Histórias de vida em educação: por um paradigma transdisciplinar de formação da vida com abertura de frentes existenciais de pesquisa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1150, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1150. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20498. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica