Histórias de vida em educação: por um paradigma transdisciplinar de formação da vida com abertura de frentes existenciais de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1150

Palavras-chave:

Autobiografia, História de vida, Formação, Temporalidades, Transição paradigmática

Resumo

Partindo de quatro mega-perguntas,  distintas mas relacionadas, - quem procura o quê? Como?    Por que?  E para quê? -,  o artigo começa por situar publicações brasileiras do autor ao longo       de vinte anos de cooperação com pesquisas (auto)biográficas, lançadas no Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográficas (CIPA). Privilegiando e cultivando a expressão na primeira pessoa, essas pesquisas abrem de modo relativamente insubordinado, mas coordenado, novas vias de formação vitais e existenciais. A primeira parte discutea a passagem transicional do paradigma disciplinar das ciências aplicadas ao padadigma transdisciplinar que implica pessoas reflexivas. A segunda parte analisa as oito frentes existenciais abertas por esta investigação fundamentada na avaliação de 200 livros     da coleção de história de vida e de formação, como início de respostas concretas às três primeiras questões: quem procura o quê? como? : por que? A terceira parte trata da última questão: para quê? Como resposta, ela permite desenvolver o cultivo de um paradigma verde e tripolar  de formação para a vida, para construir uma história em três velocidades e existir singularmente em e com um mundo social e cósmico, entre evolução/involução/revolução planetária, nascimento e morte. O paradigma é ainda verde. Mas parece anunciar uma transição paradigmática internacional e intergeracional. A insubordinação revelou-se heurística.

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Biografia do Autor

Gaston Pineau, Univeristé de Tours

Universidade de Tours

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

PINEAU, G. Histórias de vida em educação: por um paradigma transdisciplinar de formação da vida com abertura de frentes existenciais de pesquisa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1150, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1150. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20498. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica