Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões sócio-educativas em formação

Autores

  • Gaston Pineau Universidade de Tours

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p55-70

Palavras-chave:

Pesquisa-formação, Profissionalização. Histórias de vida nas fronteiras sócio-educaitvas, Autobiografia profissional, Itinerário de leitores

Resumo

Para que a aventura das histórias de vida em formação influencie as políticas de pesquisa em ciências humanas, o artigo apresenta três dispositivos franceses que visam trazer à público os caminhos das novas profissionalizações para formadores/ educadores sociais, nas fronteiras de indivíduos e instituições: a primeira parte é um dispositivo de ancoragens documentais nos itinerários de leituras, de pesquisas e de práticas de professores-pesquisadores inovadores; a segunda é  um outro tipo de apelo dirigido às autobiografias profissionais de instrutores adultos pioneiros e, finalmente, a terceira parte apresentará um uso pessoal de quatro portas para adentrar em si mesmo e tentar cultivar os tesouros ocultos da autoformação que toda a vida esconde.

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Biografia do Autor

Gaston Pineau, Universidade de Tours

Pesquisador Émerito da Unibversidade de Tours, França e do Centro de Pesquisa em Educação e Formação educativa relacionada ao Meio Ambiente e Eco-Cidadania, Universidade do Quebec-Montreal (Canadá).

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

PINEAU, G. Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões sócio-educativas em formação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 55–70, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p55-70. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8424. Acesso em: 17 nov. 2024.