Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões sócio-educativas em formação

Autores

  • Gaston Pineau Universidade de Tours

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p55-70

Palavras-chave:

Pesquisa-formação, Profissionalização. Histórias de vida nas fronteiras sócio-educaitvas, Autobiografia profissional, Itinerário de leitores

Resumo

Para que a aventura das histórias de vida em formação influencie as políticas de pesquisa em ciências humanas, o artigo apresenta três dispositivos franceses que visam trazer à público os caminhos das novas profissionalizações para formadores/ educadores sociais, nas fronteiras de indivíduos e instituições: a primeira parte é um dispositivo de ancoragens documentais nos itinerários de leituras, de pesquisas e de práticas de professores-pesquisadores inovadores; a segunda é  um outro tipo de apelo dirigido às autobiografias profissionais de instrutores adultos pioneiros e, finalmente, a terceira parte apresentará um uso pessoal de quatro portas para adentrar em si mesmo e tentar cultivar os tesouros ocultos da autoformação que toda a vida esconde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gaston Pineau, Universidade de Tours

Pesquisador Émerito da Unibversidade de Tours, França e do Centro de Pesquisa em Educação e Formação educativa relacionada ao Meio Ambiente e Eco-Cidadania, Universidade do Quebec-Montreal (Canadá).

Referências

ABELS-EBER, Christine (org.). Gaston Pineau: trajet d’un forgeron de la formation. Regards croisés de compagnes et compagnons de route. Paris: L’Harmattan, 2010.

DOSSE, François. La marche des idées. Histoire des intellectuels, histoire intellectuelle. Paris: La Découverte, 2003.

DOSSE, François. La Saga des intellectuels français. Tome I. À l’épreuve de l'histoire (1944-1968). Paris: Gallimard, 2018a.

DOSSE, François. La Saga des intellectuels français. Tome II. L’Avenir en miettes (1968-1989). Paris: Gallimard, 2018b.

GAUDRY-ROUILLÉ, Véronique. Une nuit à “La Moquette” dans Chemins de formation au fil du temps, 2004. Chemins de traverse, n. 18, p. 162-164, 2013.

HASSENFORDER, Jean (org.). Chercheurs en éducation. Paris : INRP/L’Harmattan, 1992.

HASSENFORDER, Jean (org.). Vers une nouvelle culture pédagogique. Paris: INRP/L’Harmattan, 1992.

HASSENFORDER, Jean (org.). Lecteurs et lectures en éducation. Paris: INRP/L’Harmattan, 1993.

GUILLEMARD, Anne-Marie. De la retraite mort sociale à la retraite solidaire. Gérontologie et société, Paris, n. 102, p. 53-66, 2002.

GOMEZ, Jean-François. Le gai savoir des éducateurs. Éloge des transparents. Chroniques et récits. Paris: l’Harmattan, collection histoire de vie et formation, 2019.

HAVELOCK, Ronald G. Planning for Innovation through Dissemination and Utilization of Knwowledge. Center for Research of Utilization of Scientific Knowlege, Michigan : University of Michigan, 1973.

HESLON, Christian. Accompagner le grand âge. Psycho-gérontologie pratique. Paris: Dunod, 2015.

LIÉTARD, Bernard. Être formateur. Identifier des incontournables. Se professionnaliser. Lyon: Chronique Sociale, 2014.

MERCIER, Lucie; RHÉAUME, Jacques. Au tournant de la retraite: explorer son histoire et définir un nouveau sens. In: MERCIER, L.; RHÉAUME, J. Récits de vie et sociologie clinique. Québec: Les Presses de l’Université Laval, p. 259-273, 2007.

MORIN, Edgar; MOTTA, Raul; CIURANA, Émilio-Roger. Éduquer pour l’ère planétaire. La pensée complexe comme Méthode d’apprentissage dans l’erreur et l’incertitude humaines. Paris: Balland, 2003.

PINEAU, Gaston. Les volontaires d’ATD Quart Monde: des passeurs et des casseurs de frontières. In: BRUN, Patrick et 12 membres actifs. À la rencontre des milieux de pauvreté. De la relation personnelle à l’action collective. Lyon: Chronique Sociale, 2014. p. 212-218.

PINEAU, Gaston; JEAN-LOUIS, Le Grand. As historias de vida. Natal: ÉDUFRN, 2012a.

PINEAU, Gaston; MARIE-Michèle. Produire sa vie: autoformation et autobiographie. Paris, Téraèdre, [1983] 2012b.

PINEAU, Gaston. Temporalidades na formação. Rumo a novos sincronizadores. São Paulo: Triom, 2004.

PINEAU, Gaston. Emergencia de um paradigme antropoformador de pesquisa-ação-formação transdisciplinar. Saude y sociedade, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 102-110, 2005.

PINEAU, Gaston. Experiencias de aprentizagem e historias de vida. In: CARRÉ, Ph.; CASPAR, P. (Dir.). Tratado das ciencias e das tecnicas da formação. Lisboa: Instituto Piaget, 2002. p. 321-348.

PINEAU, Gaston. Vers un paradigme de communication des savoirs en éducation. Contribution de l’approche des histoires de vie professionnelles. Perspectives documentaires en documentation, n. 42, Hommage à Jean Hassenforder, p. 147-157, 1997.

PINEAU, Gaston. Dialectique de lecture en formation permanente. Hassenforder, p. 273-285, 1993.

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

PINEAU, G. Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões sócio-educativas em formação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 55–70, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p55-70. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8424. Acesso em: 28 mar. 2024.