Acessibilidade para surdos oralizados: revisão de literatura sob perspectiva surda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1205

Palavras-chave:

Surdos oralizados. Identidade surda. Acessibilidade comunicacional.

Resumo

Segue uma revisão de literatura como critério inicial para uma dissertação de mestrado, utilizando como método a revisão sistemática com o objetivo de investigar estudos sobre acessibilidade comunicacional para estudantes surdos oralizados na educação básica e ensino superior desde 2000, com base na Lei de Acessibilidade nº 10.098/2000. A pesquisa nos bancos SciELO Brasil, Periódicos Capes e Oasis.br resultou em 44 trabalhos. Após critérios de inclusão/exclusão, foram selecionados 11 trabalhos. A análise revelou que o sistema educacional e legislação frequentemente se referem apenas a um único sujeito surdo, o usuário de língua brasileira de sinais (LIBRAS), ignorando as pluralidades de identidades na surdez. Conclui-se que, dos estudos selecionados, apenas uma dissertação aborda acessibilidade para estudantes surdos oralizados, destacando a necessidade de ampliar o conhecimento nessa área e desenvolver estratégias efetivas, bem como utilizar a (auto)biografia como método para compreender fenômenos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Rodrigues Vargas, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Ensino pelo PPGE (UNIPAMPA). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (UNIPAMPA).

Francéli, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS).Também atuei como Coordenadora do NInA - Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UNIPAMPA e participei da gestão da Universidade como Pró-Reitora Adjunta de Graduação (2013-2015).  Líder do Grupo INCLUSIVE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal:1988. Disponível: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao Acesso em:20/06/23

CHAVES, Marineide da Silveira. A Diversidade na surdez: criação de um guia para o ensino de surdos oralizados. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão) – Programa Curso de Mestrado Profissional, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2021.

CAMPOS. Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de enfermagem. Brasília, 2004. Disponível https://www.scielo.br/j/reben/a/wBbjs9fZBDrM3c3x4bDd3rc/?format=pdf&lang Acesso em: 19/06/23.

COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática In: KOLLER, S. H.; COUTO, M.C.P. de P.; HOHENDORFF, J.V. (Org.). Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, p. 39-54, 2014.

CERUTTI, Elisabete. Tecendo saberes sobre as tecnologias assistivas para o sujeito surdo no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, SP, v. 6, p. e020040, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8656427. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656427. Acesso em: 15/05/23.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Mathias (orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal/RN: Edufrn, 2014. Pg. 29-55.

HARADA, Rosecleide Orozimbo. Inacessibilidades despercebidas: a quebra das barreiras existentes na inclusão de estudantes surdos.2022. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação Inclusiva) - Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva, UNESP, Presidente Prudente-SP, 2022.

JOSSO, Marie Christine. Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v.05, n.13, p. 40-54, jan/abr,2020.

MARTINS; NAPOLITANO. Inclusão, acessibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à educação superior. Educar em Revista. Curitiba, Brasil, v. 33, n. especial 3, p. 107-126, dez.2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/wyfhXhGzM5dyxfPCSXq8Vph/?lang=pt# Acesso em: 06/06/23.

MORAIS, Isadora Cristinny Vieira de. Educação Bilíngue e Cultura Surda: interlocuções à Identidade Bicultural. 2022. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas - GO.2022.

NÓVOA, Antônio; FINGER, Mathias (orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal/RN: Edufrn, 2014.

PAZINI, Maria Rita Cotillo. Alunos com surdez de escola pública em um contexto inclusivo. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto, SP. 2011.

PEREIRA, Angélica. OLIVEIRA, Joseilda Aldes de. Políticas públicas educacionais e acessibilidade linguística: avanços e limites na educação do surdo. Revista Principia, nº 58. João Pessoa, 2021.

REIS, Rosana Juçara de Souza et. alli. Dignidade promovida ou violada: como é a percepção da pessoa surda incluída? Revista de Administração Mackenzie. São Paulo. doi.org/10.1590/1678-69712017/administracao. v18n3p178-202. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/F9Gf6gpRCNZ5byL5Bhnq6bc/?lang=en Acesso em: 05/05/23.

SANCHES, Isabel Rodrigues; SILVA, Polliana Barboza da. A inclusão de estudantes surdos no ensino superior brasileiro: O caso de um curso de Pedagogia. Revista Portuguesa de Educação. Braga vol.32 no.1, jun.2019. Disponível em: https://www.scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872019000100011&lang Acesso em: 15/06/23.

SANTANA, Ana Paula. A inclusão do surdo no ensino superior no Brasil. Revista de Pesquisa em Necessidades Educacionais Especiais. Volume 16, Número s1, 2016 85–88DOI: 10.1111/1471-3802.12128

https://www.researchgate.net/publication/305893666_A_INCLUSAO_DO_SURDO_NO_ENSINO_SUPERIOR_NO_BRASIL Acesso em: 06/06/23.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação). São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16. Disponível: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319 Acesso em: 04/11/23

TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; MELLO, Anahi Guedes. Nem toda pessoa cega lê em Braille nem toda pessoa surda se comunica em língua de sinais. Revista Educação e pesquisa. Santa Catarina, 2007. Disponível: https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200013 Acesso em: 30/03/24.

XAVIER, Marcelle Bittencourt. Narrativas de vida como construção de identidades surdas. 2018.140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista- BA, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

VARGAS, E. R.; BRIZOLLA, F. Acessibilidade para surdos oralizados: revisão de literatura sob perspectiva surda . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1205, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1205. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/19970. Acesso em: 15 jan. 2025.