Acessibilidade para surdos oralizados: revisão de literatura sob perspectiva surda

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1205

Parole chiave:

Surdos oralizados. Identidade surda. Acessibilidade comunicacional.

Abstract

Segue uma revisão de literatura como critério inicial para uma dissertação de mestrado, utilizando como método a revisão sistemática com o objetivo de investigar estudos sobre acessibilidade comunicacional para estudantes surdos oralizados na educação básica e ensino superior desde 2000, com base na Lei de Acessibilidade nº 10.098/2000. A pesquisa nos bancos SciELO Brasil, Periódicos Capes e Oasis.br resultou em 44 trabalhos. Após critérios de inclusão/exclusão, foram selecionados 11 trabalhos. A análise revelou que o sistema educacional e legislação frequentemente se referem apenas a um único sujeito surdo, o usuário de língua brasileira de sinais (LIBRAS), ignorando as pluralidades de identidades na surdez. Conclui-se que, dos estudos selecionados, apenas uma dissertação aborda acessibilidade para estudantes surdos oralizados, destacando a necessidade de ampliar o conhecimento nessa área e desenvolver estratégias efetivas, bem como utilizar a (auto)biografia como método para compreender fenômenos sociais.

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Biografie autore

Elisangela Rodrigues Vargas, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Ensino pelo PPGE (UNIPAMPA). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (UNIPAMPA).

Francéli Brizolla, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-RS).Também atuei como Coordenadora do NInA - Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UNIPAMPA e participei da gestão da Universidade como Pró-Reitora Adjunta de Graduação (2013-2015).  Líder do Grupo INCLUSIVE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior.

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Pubblicato

2024-12-28

Come citare

VARGAS, E. R.; BRIZOLLA, F. Acessibilidade para surdos oralizados: revisão de literatura sob perspectiva surda . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1205, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1205. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/19970. Acesso em: 15 gen. 2025.