Oficinas: estratégia metodológica para a pesquisa dialógica com crianças
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1212-1228Resumo
Este artigo objetiva apresentar apontamentos do percurso de pesquisa em uma das seis instituições educativas que integram o campo de pesquisa institucional que buscou conhecer e compreender as concepções de cuidar e ser cuidado de profissionais, crianças e responsáveis em escolas de educação infantil e ensino fundamental. Traz um recorte com breve descrição do desenvolvimento dos dispositivos metodológicos nos quais, a partir dos estudos da filosofia da linguagem de Bakhtin (1992a; 1992b; 2011), a linguagem é tomada como centro do processo, e destaca a realização de oficina com crianças de cinco anos de idade em uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei). A partir de seu referencial teórico, a pesquisa assume uma concepção de cuidado ancorada na filosofia do diálogo de Martin Buber que aponta horizontes para um olhar de reconhecimento, percepção e compreensão do outro.
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