Oficinas: estratégia metodológica para a pesquisa dialógica com crianças

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https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1212-1228

Résumé

Este artigo objetiva apresentar apontamentos do percurso de pesquisa em uma das seis instituições educativas que integram o campo de pesquisa institucional que buscou conhecer e compreender as concepções de cuidar e ser cuidado de profissionais, crianças e responsáveis em escolas de educação infantil e ensino fundamental. Traz um recorte com breve descrição do desenvolvimento dos dispositivos metodológicos nos quais, a partir dos estudos da filosofia da linguagem de Bakhtin (1992a; 1992b; 2011), a linguagem é tomada como centro do processo, e destaca a realização de oficina com crianças de cinco anos de idade em uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei). A partir de seu referencial teórico, a pesquisa assume uma concepção de cuidado ancorada na filosofia do diálogo de Martin Buber que aponta horizontes para um olhar de reconhecimento, percepção e compreensão do outro.

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Rejane Brandão Siqueira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do curso de especialização lato sensu Educação infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas e na Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura (Infoc) da PUC-Rio.

Rosiane Brandão Alves Siqueira, Doutoranda PUC-Rio

Doutoranda em Educação pela PUC-Rio (2020) Mestre em Educação pela PUC-Rio (2019). Possui especialização em Educação Infantil pela PUC-Rio (2016), especialização História Contemporânea pela UFF (2010) e graduação em História pela UFRJ (2008). Professora de História na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Integrante do grupo de pesquisa infância, Formação e Cultura - INFOC - PUC-Rio coordenado pela professora Sonia Kramer.

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Publié-e

2020-10-11

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SIQUEIRA, R. B. .; SIQUEIRA, R. B. A. Oficinas: estratégia metodológica para a pesquisa dialógica com crianças. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1212–1228, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1212-1228. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8471. Acesso em: 22 déc. 2024.