Abuso sexual na infância: potencial da narrativa na vivência de criança

Autores

  • Milene Gabriela Winck de Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso/PPGE/GPPIN
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade Universidade Federal de Mato Grosso/PPGE/GPPIN

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1089-1104

Resumo

O presente artigo refere-se a um estudo de caso e tem como objetivo principal analisar a construção de sentidos por uma criança vítima de abuso sexual. O estudo traz contribuições da perspectiva histórico-cultural, em articulação com a teoria das representações sociais e estudos sobre narrativa. Objetiva-se investigar o potencial da narrativa enquanto atividade-guia capaz de suscitar processos terapêuticos, mediação no contexto da hospitalização de crianças e atuar na iminência de processos de significação. O procedimento metodológico adotado foi inspirado nos estudos microgenéticos e compreendeu a realização de encontros psicoterapêuticos individuais e em grupo. Os mesmos priorizaram a mediação em contexto lúdico e encorajador da produção de narrativas pela criança. As notas de campo foram analisadas compreensivamente a partir da definição de episódios de acordo com o conteúdo semântico, recorrência e a carga afetiva empreendida nos processos comunicacionais.  Os dados revelaram que narrativas preexistentes no ambiente hospitalar e amplamente socializadas no âmbito do acolhimento a crianças hospitalizadas são internalizadas e recriadas pela criança, estas ainda podem atuar na iminência da elaboração das suas vivências mais íntimas e suscitar processos de metaforização espontânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Gabriela Winck de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso/PPGE/GPPIN

Psicóloga, discente do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) campus Cuiabá – MT. Telefone de contato (65) 3615- 8482, sala 40b, Instituto de Educação. Bolsista CAPES, membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). E-mail: milenewinckpsicologia@gmail.com./

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso/PPGE/GPPIN

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) campus Cuiabá – MT. Telefone de contato (65) 3615- 8482, sala 40b, Instituto de Educação. Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, participando do CIERS-Ed (Centro Internacional em Representações Sociais e Subjetividade – Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). E-mail: freire.d02@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-10-11

Como Citar

DE CARVALHO, M. G. W.; ANDRADE, D. B. da S. F. Abuso sexual na infância: potencial da narrativa na vivência de criança. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1089–1104, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1089-1104. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8057. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)