NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL

Autores

  • Ruzia Chaouchar dos Santos UFMT
  • Naiana Marinho Gonçalves UFMT
  • Henrique Araujo Aragusuku UFMT
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade UFMT

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p104-117

Palavras-chave:

Narrativa. Infantojuvenil. Saúde Mental

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar o potencial da narrativa enquanto instrumento de intervenção psicológica em um CAPSI, a partir da apresentação de um estudo de caso individual. As elaborações teórico-reflexivas fundamentam-se na Teoria das Representações Sociais (DUVEEN; LLOYD, 2008), em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (AGUIAR; OZELLA, 2006; MOLON, 1999; PRESTES, 2010; VIGOTSKI, 2009; 2010a; 2010b). Além dos estudos sobre narrativas (BRUNER, 1997; 2001; 2002; JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002). Os dados discutidos foram engendrados nas análises das intervenções realizadas em oficinas socioafetivas (ANDRADE, 2015), tematizadas diante da apresentação de uma narrativa, através da qual propôs-se a construção de uma narrativa coletiva a um grupo de adolescentes. As múltiplas faces da narrativa criada por uma adolescente foram identificadas no primeiro momento do processo, quando esteve em pauta a idealização do estado de bem-estar, saúde e felicidade, em contraposição à caracterização de sua condição de usuária, cujas narrativas são registradas em prontuário – narrativas defensivas. No segundo momento, observou-se a emergência de narrativas espontâneas, quando ela assume seu papel de protagonista na produção do enredo coletivo, liberta-se das preocupações relativas ao protocolo de tratamento e anuncia conteúdos e conflitos juntamente com metáforas que deixam ver seu processo de enfrentamento do desconhecido.

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Referências

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Como Citar

SANTOS, R. C. dos; GONÇALVES, N. M.; ARAGUSUKU, H. A.; ANDRADE, D. B. da S. F. NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 104–117, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p104-117. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2524. Acesso em: 22 dez. 2024.