Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1154-1169

Resumo

Este artigo analisa estudos sobre o desenvolvimento da memória, da consciência e do self, privilegiando abordagens da psicologia do desenvolvimento e da neurociência, no intuito de dialogar com a pesquisa (auto)biográfica com crianças em educação. Na psicologia do desenvolvimento, revisitamos a tradição de estudos de Vigotski, destacando a proposição do drama como uma categoria fundamental para as funções psicológicas superiores, e de Jerome Bruner retomamos a discussão sobre narrativas e construção do self. Consideramos as obras de Alison Gopnik na perspectiva da teoria da mente e de Katherine Nelson na discussão sobre o self em desenvolvimento, a memória autobiográfica, a narrativa autobiográfica e a consciência autobiográfica, como diferentes instâncias de complexidade e interdependência. Na Neurociência, focamos os estudos sobre a consciência humana e suas relações com o self em Oliver Sacks e em António Damásio. Concluímos ressaltando a contribuição dos estudos nas perspectivas desenvolvimentais para a ampliação de um olhar integrado sobre a memória, a consciência e o self na pesquisa (auto)biográfica, sobretudo com crianças.

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Biografia do Autor

André Augusto Diniz Lira, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFCG. Pesquisador Associado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade- Educação (CIERS-Ed) da Fundação Carlos Chagas. Estágio pós-doutoral em Educação na Fundação Carlos Chagas. Estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Doutor em Educação pela UFRN. Líder do grupo de pesquisa Sociedade, Cultura e Educação (GPESCE). Tutor do PET  Pedagogia da UFCG.

Renata Carlos de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Campina Grande

Arquiteta e Urbanista pela UFCG. Mestrado em Educação na UFCG

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Publicado

2020-10-11

Como Citar

DINIZ LIRA, A. A.; DE OLIVEIRA GONÇALVES, R. C. Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1154–1169, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1154-1169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8966. Acesso em: 22 dez. 2024.