Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1154-1169Resumo
Este artigo analisa estudos sobre o desenvolvimento da memória, da consciência e do self, privilegiando abordagens da psicologia do desenvolvimento e da neurociência, no intuito de dialogar com a pesquisa (auto)biográfica com crianças em educação. Na psicologia do desenvolvimento, revisitamos a tradição de estudos de Vigotski, destacando a proposição do drama como uma categoria fundamental para as funções psicológicas superiores, e de Jerome Bruner retomamos a discussão sobre narrativas e construção do self. Consideramos as obras de Alison Gopnik na perspectiva da teoria da mente e de Katherine Nelson na discussão sobre o self em desenvolvimento, a memória autobiográfica, a narrativa autobiográfica e a consciência autobiográfica, como diferentes instâncias de complexidade e interdependência. Na Neurociência, focamos os estudos sobre a consciência humana e suas relações com o self em Oliver Sacks e em António Damásio. Concluímos ressaltando a contribuição dos estudos nas perspectivas desenvolvimentais para a ampliação de um olhar integrado sobre a memória, a consciência e o self na pesquisa (auto)biográfica, sobretudo com crianças.
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