Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Início
Numéro courant
Archives
Comité éditorial
Annonces
Template
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Déclaration de confidentialité
Coordonnées
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 5 No. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Vol. 5 No. 15 (2020): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Dossiê
Pesquisa com narrativas de crianças e jovens
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.v5.n15
Publié-e:
2020-10-11
Pré-textuais
Pré-textuais
Comissão Editorial
931-940
pdf (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
Elizeu Clementino de Souza
941-943
pdf (Português (Brasil))
Apresentação do Dossiê
Pesquisa com narrativas de crianças e jovens
Maria da Conceição Passeggi, Conceição Leal da Costa
945-953
pdf (Português (Brasil))
Dossiê
Quand les enfants disent leur école et (nous) apprennent
Martine Lani-Bayle
954-969
pdf (Português (Brasil))
pdf
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p954-969
Da afonia à voz das crianças nas pesquisas: uma compreensão crítica do conceito de voz
Natalia Fernandes, Luciana França Souza
970-986
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p970-986
Arqueologia pessoal: descobrir a sua diversidade interior através de artefactos da infância
Luis Manuel Pinto, Linda O'Toole
987-1001
pdf (Português (Brasil))
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p987-1001
Que tipo de diálogo promove o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes?
Anne Dizerbo, Béatrice Mabilon-Bonfils
1025-1038
pdf (Português (Brasil))
pdf
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1025-1038
Narrar a vulnerabilidade escolar: concepção de uma abordagem metodológica
Marie-Claude Bernard, Alice Vanlint, Hélène Makdissi
1002-1024
pdf (Português (Brasil))
pdf
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1002-1024
Projetar-se no amanhã: condição biográfica e projeto de vida no novo ensino médio
Maria da Conceição Passeggi, Luciana Medeiros da Cunha
1039-1058
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1039-1058
Educação Terapêutica de Pacientes e abordagem narrativa: interseções necessárias para novas práticas no cuidado ao adoecimento crônico infantil
Camila Aloisio Alves
1059-1073
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1059-1073
Enlaces entre narração, corpo e adoecimento: a narrativa como dispositivo de elaboração do sofrimento por crianças com câncer.
Luciane De Conti, Morgana Nunes , Carolina Gutierrez
1074-1088
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1074-1088
Abuso sexual na infância: potencial da narrativa na vivência de criança
Milene Gabriela Winck de Carvalho, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
1089-1104
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1089-1104
A classe hospitalar na voz de crianças a partir de suas vivências educacionais
Hildacy Soares da França Montanha, Marta Regina Brostolin
1105-1120
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1105-1120
Investigar com as crianças: das narrativas à construção de conhecimento sobre si e sobre o outro
Teresa Sarmento, Milena Oliveira
1121-1135
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1121-1135
Ser criança? Ótima pergunta!
Ecleide Cunico Furlanetto, Karina Alves Biasoli
1136-1153
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1136-1153
Memória, consciência, self: contribuições para a pesquisa (auto)biográfica com crianças
André Augusto Diniz Lira, Renata Carlos de Oliveira Gonçalves
1154-1169
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1154-1169
Memorial escolar: uma produção significativa
Luanna Priscila da Silva Gomes, Cláudia Roberto Soares de Macêdo Nazário, Patrícia Lúcia Galvão da Costa
1170-1190
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1170-1190
O aprender e o bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas
Maria Assunção Folque, Catarina Vaz-Velho
1191-1211
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1191-1211
Oficinas: estratégia metodológica para a pesquisa dialógica com crianças
Rejane Brandão Siqueira, Rosiane Brandão Alves Siqueira
1212-1228
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1212-1228
Narrativas autobiográficas de lutas pela educação: pedagogias emergentes de uma ocupação
Rafael Arenhaldt, Alexsandro dos Santos Machado, Irene Reis dos Santos, Erika Cristina Lima da Silva Santiago
1229-1246
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1229-1246
Educação de crianças e jovens negros e brancos durante o colonialismo: práticas pedagógicas discriminatórias e racistas
Zeila de Brito Fabri Demartini
1247-1264
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1247-1264
Relações entre adultos e crianças: o que dizem as narrativas das crianças?
Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
1265-1281
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1265-1281
Eventos estressores na adolescência e juventude: narrativas de estudantes de Belém/PA
Mateus Souza, Lúcia Isabel da Conceição Silva
1282-1299
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1282-1299
Artigos
De Václav a Olga: pacto epistolar e estratégias de escrita nas cartas de um prisioneiro
Thiago Borges de Aguiar, Geovana Corassa Rossi
1301-1317
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1301-1317
Encarcerados “abrem suas almas”: reflexões a partir dos escritores da Revista a Estrêla
Daiane Tavares
1318-1336
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1318-1336
Memória e humanidade ciborgue: Blade Runner e a dicotomia humano máquina
Hamilcar Silveira Dantas Junior, Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva
1337-1353
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1337-1353
Negragayjudia: três pessoas em uma (auto)biografia
Elaine Pedreira Rabinovich, Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza
1354-1369
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1354-1369
Professora, engenheira e mulher: o sujeito da experiência no processo autoformativo de professores
Inalda Tereza Sales de Lima, Nilton Paulo Ponciano
1370-1386
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1370-1386
Histórias de vida: uma análise do papel e da influência da família e da religiosidade sobre gênero e sexualidade
Andréa Silene Alves Ferreira Melo, Marco Antônio Leandro Barzano
1387-1406
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1387-1406
Memórias de vida-formação de mulheres professoras
Maria Betânia e Silva
1407-1420
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1407-1420
Estágio supervisionado, via para a pesquisa: rodas de conversas e narrativas de experiências
Maria Luisa Furlin Bampi, Mairce da Silva Araujo
1421-1434
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1421-1434
Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras
Liliamar Hoça
1435-1453
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1435-1453
Instruções aos colaboradores
Instruções aos colaboradores
Comissão Editorial
1454-1457
pdf (Português (Brasil))
Volume completo
Volume Completo
Comissão Editorial
931-1457
pdf (Português (Brasil))
Langue
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Renseignements
Pour les lecteurs-trices
Pour les auteurs-es
Pour les bibliothécaires