Narrativas autobiográficas de lutas pela educação: pedagogias emergentes de uma ocupação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1229-1246

Resumo

Este artigo tem como cenário o movimento plural e (in)tenso de manifestação e ocupação estudantil em uma universidade federal, em 2016. Nele, intentamos reconhecer e analisar as pedagogias emergentes advindas de escritas autobiográficas de universitários de um movimento de ocupação. Para tanto, operamos com os pressupostos teórico-metodológicos que surgem das noções de duração e memória (Bergson), hermenêutica da experiência, autobiografização e heterobiografização (Delory-Momberger; Passeggi), num movimento situado da pesquisa (auto)biográfica como dispositivo formativo em educação. Destacamos a potencialidade de uma escuta sensível, aberta, a(fe)tiva, ética e aprendente, a partir de uma ambiência de luta, defesa e protagonismo. Por fim, refletimos sobre as pedagogias emergentes das experiências acontecidas, tecidas e entretecidas nas escritas dos estudantes, expressas nas pedagogias da indignação, da outreidade e da cidadania. Outrossim, merece destaque a potência que reinventa o educativo e o formativo, institui novos modos de fazer universidade e de compreender estudante e pessoa, bem como ressignificar o sentido de coletivo, anunciar as experiências de luta pela educação e a compreensão de um movimento de ocupação.

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Biografia do Autor

Rafael Arenhaldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Uniersidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador Acadêmico do Projeto Docência Colaborativa na UFRGS.

Alexsandro dos Santos Machado, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pesquisador do Núcleo de Estudos Educação e Gestão do Cuidado.

Irene Reis dos Santos, Universidad de la Empresa

Graduada em letras Português/ Espanhol - FFLCH - USP. Pesquisadora do Núcleo do Cuidado - CNPq. Fundadora Presidente da Comunidade Reinventando a Educação. Mestranda em Ciências da Educação.

Erika Cristina Lima da Silva Santiago, Centro Universitário FACOL

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuca e Pós-Graduanda em Neuropedagogia com Ênfase em Inclusão Escolar (UNIFACOL).


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Publicado

2020-10-11

Como Citar

ARENHALDT, R.; DOS SANTOS MACHADO, A.; REIS DOS SANTOS, I.; LIMA DA SILVA SANTIAGO, E. C. Narrativas autobiográficas de lutas pela educação: pedagogias emergentes de uma ocupação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1229–1246, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1229-1246. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8747. Acesso em: 22 dez. 2024.