Narrativas autobiográficas de lutas pela educação: pedagogias emergentes de uma ocupação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1229-1246

Resumo

Este artigo tem como cenário o movimento plural e (in)tenso de manifestação e ocupação estudantil em uma universidade federal, em 2016. Nele, intentamos reconhecer e analisar as pedagogias emergentes advindas de escritas autobiográficas de universitários de um movimento de ocupação. Para tanto, operamos com os pressupostos teórico-metodológicos que surgem das noções de duração e memória (Bergson), hermenêutica da experiência, autobiografização e heterobiografização (Delory-Momberger; Passeggi), num movimento situado da pesquisa (auto)biográfica como dispositivo formativo em educação. Destacamos a potencialidade de uma escuta sensível, aberta, a(fe)tiva, ética e aprendente, a partir de uma ambiência de luta, defesa e protagonismo. Por fim, refletimos sobre as pedagogias emergentes das experiências acontecidas, tecidas e entretecidas nas escritas dos estudantes, expressas nas pedagogias da indignação, da outreidade e da cidadania. Outrossim, merece destaque a potência que reinventa o educativo e o formativo, institui novos modos de fazer universidade e de compreender estudante e pessoa, bem como ressignificar o sentido de coletivo, anunciar as experiências de luta pela educação e a compreensão de um movimento de ocupação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Arenhaldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Uniersidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador Acadêmico do Projeto Docência Colaborativa na UFRGS.

Alexsandro dos Santos Machado, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pesquisador do Núcleo de Estudos Educação e Gestão do Cuidado.

Irene Reis dos Santos, Universidad de la Empresa

Graduada em letras Português/ Espanhol - FFLCH - USP. Pesquisadora do Núcleo do Cuidado - CNPq. Fundadora Presidente da Comunidade Reinventando a Educação. Mestranda em Ciências da Educação.

Erika Cristina Lima da Silva Santiago, Centro Universitário FACOL

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuca e Pós-Graduanda em Neuropedagogia com Ênfase em Inclusão Escolar (UNIFACOL).


Referências

BERGSON, Henri. As Duas Fontes da Moral e da Religião. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

BERGSON, Henri. O Pensamento e o Movente. In: BERGSON, Henri. Cartas, Conferências e outros escritos. São Paulo: Abril Cultural, 1984, p. 99-152 (Coleção Os Pensadores).

BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BERGSON, Henri. Ensaio sobre os Dados Imediatos da Consciência. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CAVALCANTI, Ana Claudia Dantas. Movimento Ocupa em Pernambuco: por um diálogo estimulado na Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680861. Acessado em 14/05/2020.

COSTA CARVALHO, Magda. A noção de "natureza criadora" no evolucionismo metafísico de Henri Bergson: estrutura e alcance de um projecto bio-filosófico. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 2009.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

DELEUZE, Gilles. BERGSONISMO. São Paulo: Editora 34, 1999.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução e revisão científica Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. 2ª ed. Natal: EDUFRN, 2014.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Interface (Botucatu) , Botucatu, v. 5, n. 8, p. 147-152, fevereiro de 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000100016&lng=en&nrm=iso. Acessado em 18/05/2020.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Indignação. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2018. p. 261-262.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo : Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 11.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

HERBERT, Sérgio Pedro. Cidadania. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2018. p.77-78.

MACHADO, Alexsandro dos Santos. Contar para viver: o (re)conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida. Porto Alegre: Nova Prova, 2005.

MACHADO, Alexsandro dos Santos. Intuições para uma Pedagogia da Intuição: Amizade enquanto uma Experiência Integral pela Dinâmica das Cartas. 2012. 179f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MACHADO, Alexsandro dos Santos; ARENHALDT, Rafael. O projeto Juventude em Ação e suas pedagogias: narrativas acon-tecidas e emergentes. In: CAYE, Márcio Marquetto (Org.). Projeto liderança - juventude em ação: protagonismo juvenil e perspectivas. Lajeado : Ed. da Univates, 2016. p. 117-135.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução: José Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais: injunção institucional e sedução autobiográfica. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino (Org). Autobiografia: formação, territórios e saberes. Natal: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2008. Pp. 103-131.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da. (Org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 103-130.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativa, experiencia y reflexión auto-biográfica: por una epistemología del sur en educación. In: ARANGO, Gabriel Jaime Murillo. (Org.). Narrativas de experiencia en educación y pedagogía de la memoria. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2015. p. 103-132.

PASSEGGI, Maria da Conceição; NASCIMENTO, Gilcilene; OLIVEIRA, Roberta de. As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação, 33, p. 111-125, 2016.

PASSEGGI, Maria da Conceição; OLIVEIRA, Roberta Ceres de; CUNHA, Luciana Medeiros da. Constituição de fontes para a pesquisa qualitativa em educação: grupo reflexivo de mediação biográfica e quadro de escuta. Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, Volume 1, Atas CIAIQ, 2018.

PLOTINO. Tratado das Enéadas. São Paulo: Polar Editoral, 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. - São Paulo : Boitempo, 2007.

SOUZA, Francisco Josivan de. O percurso do Outro: um currículo para a outreidade como educação libertadora a partir de Lévinas, Dussel e Freire. 2013. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

STRECK, Danilo R. Pedagogia(s). In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2018. p.358-359.

WRIGHT-MILLS, Charles. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

Downloads

Publicado

2020-10-11

Como Citar

ARENHALDT, R.; DOS SANTOS MACHADO, A.; REIS DOS SANTOS, I.; LIMA DA SILVA SANTIAGO, E. C. Narrativas autobiográficas de lutas pela educação: pedagogias emergentes de uma ocupação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1229–1246, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1229-1246. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8747. Acesso em: 19 nov. 2024.