Educação Terapêutica de Pacientes e abordagem narrativa: interseções necessárias para novas práticas no cuidado ao adoecimento crônico infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1059-1073

Palavras-chave:

Infância, Doença crônica, Abordagem narrativa, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca do papel das narrativas na compreensão das experiências e dos aprendizados de crianças portadoras de doenças crônicas e suas famílias sob uma concepção emancipatória e humanizada das relações. Para tanto, será tecido um diálogo reflexivo e crítico com a abordagem da Education Thérapeutique des Patients, largamente desenvolvida na França, que considera os conhecimentos e saberes dos doentes como elementos que devem ser valorizados e incluídos nas ações de saúde para a construção de um cuidado integral. A partir da apresentação da abordagem da ETP, do seu histórico, seus objetivos e contribuições no cenário de saúde francês será, então, promovido um diálogo com as narrativas no contexto do cuidado à criança portadora de doença crônica. A motivação para tecer o diálogo entre a ETP e as abordagens narrativas é fruto de alguns anos de trabalho da autora com ações de formação e pesquisa no cenário francês. Pretende-se, com isso, favorecer um intercâmbio de perspectivas entre o universo francófono e lusófono, contribuindo com a ampliação e o aprofundamento da compreensão do adoecimento crônico na infância sob um enfoque educacional, psíquico e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, Selene Beviláqua Chaves; GOMES, Romeu; MITRE, Rosa Maria de Araujo. Narrativas da experiência de pais de crianças com fibrose cística. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 19, n. 55, p. 1077-1088, Dec. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000401077&lng=en&nrm=iso Acessado em 31/05/20.

ALVES, Camila Aloisio, DESLANDES, Suely Ferreira, MITRE, Rosa Maria de Araújo. A gestão do processo de trabalho da enfermagem em uma enfermaria pediátrica de média e alta complexidade: uma discussão sobre cogestão e humanização. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 15, n. 37, p. 351-61

ALVES, Camila Aloisio.; MOREIRA, Martha Cristina Nunes. (2015). As condições crônicas de saúde na infância e adolescência e as redes de atenção à saúde. Diversitates, Niterói, v. 7, p. 1-17, Junho, 2015. Disponível em: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/90. Acessado em 31/05/20

ALVES, Camila Aloisio. Tessituras do cuidado – as condições crônicas de saúde na infância e adolescência. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2016.

BOUDIER, Fabienne; BENSEBAA, Faouzi; JABLANCZY, Adrienne. L’émergence du patient-expert: une pertubation innovante. De Boeck Supérieur | Innovations, France, n 39, p. 13-25, octobre 2012.

BOUTINET, Jean-Pierre. Enjeux et perspectives autour de l’éducation thérapeutique du patient. Savoirs, France, n. 33, p. 83-94, décembre, 2013.

BRETON, Hervé. L’enquête narrative, entre durée et détails. Education Permanente, France, n. 222, p. 31-40, mars, 2020.

COLSON, Sébastien; et. alii. Spécificités pédiatriques du concept d’éducation thérapeutique du patient : analyse de la littérature de 1998 à 2012. Santé Publique, France, v. 26, p. 283- 295, mai-juin, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-536, set.-dez, 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. De la recherche biographique en éducation. Fondements Méthodes Pratiques. Paris, France: Téraèdre, coll. «Autobiographie et éducation », 2014.

GRENIER, Béatrice; BOURDILLON, François; GAGNAYRE, Rémi. Le développement de l’éducation thérapeutique en France : politiques publiques et offres de soins actuelles. Santé Publique, France, v. 19, n. 4, p. 283-292, mai, 2007.

GRIMALDI, André. Les différents habits de l’“expert profane”. Presses de Sciences Po | Les Tribunes de la santé, France, n. 27, p. 91-100, été 2010.

GROSS, Olívia et. alii. Un département universitaire de médecine générale au défi de la démocratie en santé : la formation d’internes de médecine générale par des patients- enseignants. Revue française des affaires sociales, Paris, n. 1, p. 61-78, avril, 2017.

GROSS, Olívia; GAGNAYRE, Remi. Hypothèse d’un modèle théorique

du patient-expert et de l’expertise du patient : processus d’élaboration. Recherches Qualitatives, Hors Série Du singulier à l’universel, Canada, n. 15, p. 147-165, 2013, Disponível em: http://www.recherche-qualitative.qc.ca/Revue.html, Acessado em 31/05/20.

HONORÉ, Bernard. Produire sa vie et son histoire – résonances philosophiques. Lyon: Chronique sociale, 2013.

JOUET, Emmanuelle; FLORA, Luigi; LAS VERGNAS, Olivier. Construction et reconnaissance des savoirs expérientiels des patients : Note de synthèse. Pratiques de Formation - Analyses, Nov. 2010. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00645113. Acessado em 31/05/20

KLEIN, Alexandre. Au-delà du masque de l’expert. Réflexions sur les ambitions, enjeux et limites de l’Éducation Thérapeutique du Patient. Rééducation orthophonique. France, Ortho édition, 2014. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01228239. Acessado em 31/05/20.

LAMOUR, Patrick; GAGNAYRE, Remi. , L’éducation thérapeutique de l’enfant atteint de maladie chronique, et de sa famille. Archives de Pédiatrie, France, n. 15, p744-p746, Juin 2008.

LAURIOU, Martine; SOLCAN, Oana; ABARGHAZ, Chaou. Quels freins et leviers à la collaboration entre les professionnels de santé et patients formés à l’éducation thérapeutique ? Biennale internationale de l’Education, de la Formation et des Pratiques professionnelles: ”COOPERER”, Paris, France, Jun 2015. Disponível em https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01371256. Acessado em 31/05/20.

LEAL DA COSTA, Conceição.; ALVES, Camila Aloisio. Cuidar e aprender com as crianças em educação e saúde – narrativas e(m) formação. Sisyphus – Journal of Education, Lisboa, v. 6, n. 2, p. 139-159, Junho 2018.

LEAL DA COSTA, Conceição; ALVES, Camila Aloisio. Vencer silêncios e aprender em companhia. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; LANI-BAYLE, Martine; FURLANETTO, Ecleide Cunico; ROCHA, Simone Maria da. Pesquisa (auto) biográfica em educação: infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares., p. 531-552. Natal, Brasil: EDUFRN. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25263.

LEAL DA COSTA, Conceição; PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone Maria da. Por uma escuta sensível de crianças com doenças crônicas. Educação, v. 45, jan-dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao Acessado em 31/05/20.

MOREIRA, Maria Elisabeth Lopes; GOLDANI, Marcelo Zubaran. A criança é o pai do homem: novos desafios para a área de saúde da criança. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 321-327, Mar. 2010.

OLIVEIRA, Helena. A enfermidade sob o olhar da criança hospitaizada. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 326-332, jul/sep, 1993.

PAEZ, Anita; MOREIRA, Martha Cristina Nunes. Construções de maternidade: experiências de mães de crianças com síndrome do intestino curto. Physis, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, p. 1053-1072, Sept. 2016. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000301053&lng=en&nrm=iso Acessado em 31/05/20.

PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone Maria da. A pesquisa educacional com crianças: um estudo a partir de suas narrativas sobre o acolhimento em ambiente hospitalar. Revista Educação em Questão, Natal, v. 44, n. 30, p. 36-61, set-dez., 2012

PASSEGGI, Maria da Conceição; et. alii. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 85-104, jan./abr.,2014

PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone Maria da; RODRIGUES, Senadaht Baracho. Olhares Cruzados sobre a Classe Hospitalar: Legislação Brasileira e Percepção da Criança Hospitalizada. Sisyphus, v. 6, n. 2, p. 123-138, Junho, 2018.

PASSEGGI, Maria da Conceição; NASCIMENTO, Gilcilene; RODRIGUES, Senadaht. Narrativas de crianças sobre a escola: desafios das análises. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 40, p. 97-111, Setembro, 2018.

PELJAK Dominique, L’éducation thérapeutique du patient : la nécessité d’une approche globale, coordonnée et pérenne. Santé Publique, France, v. 23, p. 135-141, mars, 2011.

PORTER, Elias. H., An introduction of Therapeutic Counseling, Boston, Houghton Mifflin, 1950.

ROGERS, Carl. Le développement de la personne. Paris: Dunod, 1967.

SANDRIN, Brigitte. Éducation thérapeutique et promotion de la santé : quelle démarche éducative ? Santé Publique, France, v. 25, n’2, p. 125-135, Mars, 2003. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-sante-publique-2013-HS2-page-125.htm. Acessado em 31/05/20

SANDRIN-BERTHON, Brigitte. Éducation thérapeutique du patient : de quoi s’agit-il ? adsp, France, n. 66 mars 2009.

SAOUT, Christian; CHARBONNEL, Bernard; BERTRAND, Dominique. Pour une politique nationale d’éducation thérapeutique du patient. Rapport présenté à Madame Roselyne BACHELOT-NARQUIN, Ministre de la santé, de la jeunesse, des sports et de la vie associative, France, septembre 2008.

TOURETTE-TURGIS, Catherine; THIEVENAZ, Joris. L’éducation thérapeutique du patient : champ de pratique et champ de recherche. Savoirs, France, n. 35, p. 9-48, octobre, 2014.

TRAYNARD, Pierre-Yves; VARROUD Vial M. Les enjeux du développement de l’éducation thérapeutique. Douleur analg., France, n. 24, p. 181-183, septembre 2011

TUBIANA-RUFI, Nadia. Éducation thérapeutique des enfants et adolescents atteints de maladie chronique. Presse Med, France, tome 38, n. 12, p. 1805–1813, décembre, 2009.

VERMERSCH, Pierre. L’entretien d’explicitation. Issy-les-Moulineaux : ESF éditeur, 2011.

Downloads

Publicado

2020-10-11

Como Citar

ALVES, C. A. Educação Terapêutica de Pacientes e abordagem narrativa: interseções necessárias para novas práticas no cuidado ao adoecimento crônico infantil. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 1059–1073, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1059-1073. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8770. Acesso em: 20 abr. 2024.