Narrativas, pandemia e adoecimento social

Autores

  • Raquel Alvarenga Sena Venera
  • Camila Aloisio Alves

Palavras-chave:

Narrativas, Pandemia, Adoecimento Social

Resumo

O dossiê Narrativas, pandemia e adoecimento social organiza-se em torno de dezesseis texto, uma entrevista e uma resenha e é a materialização de experiências reflexivas de viver a pandemia do Covid19, de criação e de expansão de novas maneiras de habitar o mundo e de habitar a si mesmo. A Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica, RBPAB, por meio de sua rede de autores, pesquisadores e colaboradores lança este dossiê como uma confirmação do potencial (auto)biográfico como uma exaltação das narrativas enquanto meios, locais e suportes de produção de si e de configuração subjetiva que, nesse contexto, atualizam a sua importância. Comprometida com os indivíduos em sociedade e com as maneiras de dar forma ao vivido por meio das narrativas, a organização deste dossiê especial foi pensada a fim de contribuir de forma significativa para a compreensão da situação atual excepcional. Aqui se apresenta textos de reflexão teórica e metodológica, que colocam em diálogo o lugar das narrativas diante das transformações recentes, buscando refletir sobre os processos formativos e educacionais, sobre as perspectivas de investigação narrativa, sobre as condições de vida, de trabalho, de saúde e de organização social atual e futura. O conjunto de textos oferece um exercício de conexões entre as narrativas enquanto ferramentas epistemológicas e metodológicas, suportes de resistência e de emancipação social.  Como uma aposta nessa potência, a experiência de viver a pandemia do Covid19 tornou-se para os autores aqui elencados um lócus de reflexão a partir de ferramentas epistemológicas no campo da pesquisa (auto)biográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HENRIQUE, Trazíbulo. Covid-19 e a Internet (ou Estou em isolamento social físico). Revista Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v.8, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/ index.php/humanas/article/view/8713. Acesso em: 20 maio 2020.
LEMOS, André. Coronavírus: isolamento digital é um luxo para poucos em um país de miseráveis. Jornal Correio. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-isolamento-digital-e-um-luxo-para-poucos-em-um-pais-de-miseraveis/. Acesso em: 20 maio 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

VENERA, R. A. S. .; ALVES , C. A. . Narrativas, pandemia e adoecimento social. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 16, p. 1471–1477, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10463. Acesso em: 28 mar. 2024.