A Revista Baiana de Educação Matemática (e-ISSN: 2675-5246 / DOI Prefix: 10.47207), lançada em 2020, tem como missão divulgar trabalhos voltados para o professor que ensina Matemática, abordando sua formação, a realidade e cultura escolar, além do processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, a revista conta com a parceria do Campus VII da UNEB e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Santa Maria da Boa Vista/PE. A RBEM adota o sistema de publicação em fluxo contínuo e não cobra taxas de processamento de artigos (APC).

Qualis/CAPES: B2.

A Revista Baiana de Educação Matemática está indexada em: Google Scholar Sumários | ResearchBibRevistas de Livre Acesso|Internacional Scientific Indexing PKP IndexABEC BRASILEurasian Scientific Journal IndexDirectory of Research Journals IndexingLatindexDiadorimIndex Copernicus Internacional|Crossref|Digital Object Identifier (DOI)|DOAJ|LatinREV| CiteFactor|International Scientific Indexing(ISI)

Chamada para Dossiê: "Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática"

2024-09-17

A Revista Baiana de Educação Matemática tem o prazer de anunciar a chamada de artigos e relatos de experiência para o dossiê temático intitulado "Laboratórios de educação (em) matemática em instituições de ensino (não) superior e a construção de uma nova cultura matemática".

Os laboratórios de educação (em) matemática (LEM) têm-se consolidado como estruturas fundamentais para uma melhor articulação entre a formação, a investigação, a inovação pedagógica e a extensão à comunidade, contribuindo significativamente para a construção de uma nova cultura matemática.

Com este dossiê, pretende-se explorar múltiplas facetas dos LEM, incluindo contributos para a formação inicial e continuada de professores e seu impacto nas práticas pedagógicas e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos.

Neste contexto, convidamos investigadores, educadores e demais profissionais da área da educação (em) matemática a submeterem manuscritos que abordem, designadamente:

  • Criação e desenvolvimento de LEM em instituições de ensino (não) superior;
  • Articulação entre investigação e formação nos LEM;
  • Extensão universitária - interação dos LEM com a comunidade;
  • Os LEM na formação inicial de professores que irão ensinar matemática;
  • Formação contínua e pós-graduada desenvolvida nos LEM;
  • Os LEM na aprendizagem da matemática a nível não superior;
  • Desafios e perspectivas futuras para os LEM.

Os interessados devem submeter os seus artigos por meio do sistema de submissão online da revista, até 30/12/2024. O fluxo será contínuo, ou seja, à medida que os artigos e relatos de experiência forem aceites, serão imediatamente publicados. A conclusão do dossiê, incluindo o editorial, está prevista para o primeiro semestre de 2025.

Para mais detalhes sobre o processo de submissão, normas de formatação e outras informações relevantes, visite o site da Revista Baiana de Educação Matemática [https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/index] ou entre em contato com o comitê editorial através do e-mail ajnunes@uneb.br.

Esperamos receber contribuições que enriqueçam a discussão sobre os LEM, ampliando o entendimento sobre suas potencialidades e desafios.

Prof. Doutor Américo Silva (Universidade do Estado da Bahia, Brasil)
Profa. Doutora Isabel Cabrita (Universidade de Aveiro, Portugal)
Editores do Dossiê

A REVISTA BAIANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RBEM) TEVE AVALIAÇÃO B2 NO QUALIS CAPES

2022-10-08

É com imensa alegria que informamos aos autores(as), leitores(as) e avaliadores(as) que a nossa RBEM foi avaliada e conquistou B2 no Qualis/CAPES.

Embora a CAPES ainda não tenha divulgado o resultado no site oficial, o relatório de avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB) sinalizou o estrato B2.

Agradecemos imensamente a todos e todas que ajudaram a construir esse espaço de divulgação científica. Esperamos contar sempre com vocês.

Att,

Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva - Editor-Chefe da RBEM

v. 5 n. 1 (2024): Revista Baiana de Educação Matemática (rolling pass)

Publicado: 17-01-2024

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20558
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20001

Tabuada nos Anos Iniciais e as Práticas Pedagógicas Pregressas de Professores que Ensinam Matemática

Márcio Urel Rodrigues , Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada, Gladys Denise Wielewski, Maria Elizabete Rambo Kochhann

e202411

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19864

A visualidade no ensino de Geometria no Ensino Médio

Clara de Mello Maciel, Thaís Philipsen Grützmann

e202408

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19572
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.18336

Uma sugestão de atividade a partir o Anel Náutico para o estudo da Geometria

Rebeca de Sousa Silva, Francisco Wagner Soares Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira

e202402

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.17891
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20568
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20197
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19965

Understanding the textbook: Reflections in the field of mathematics education

Lucas Carato Mazzi, Rúbia Barcelos Amaral, Ana Paula Perovano, Luciana Vieira Andrade

e202407

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19689

Jogos para o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Fundamental

Claudia de Oliveira Lozada, Anneliese de Oliveira Lozada

e202409

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.17934

Desafios e possibilidades: a perspectiva dos(as) professores(as) de Matemática

Francisca Karla Klissia Alves de Souza, Joselito Brilhante Silva

e202415

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20699
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20281

A experiência do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com um estudante Cego e com estudante Surdo

Adrielly Antonia Santos Gomes, Rosana Maria Mendes, Franciana Teixeira Franco Ribeiro

e202405

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19490
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20323
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19570

Uma experiência no Programa de Residência Pedagógica em processo de Lesson Study: o caso do jogo Criminal Math

Emilly Joyce Alcântara da Silva, Aluska Dias Ramos de Macedo, Regina da Silva Pina Neves

e202404

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.18562
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.21696
Ver Todas as Edições

Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM)  é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), vinculado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB),  Campus  III, em parceria com o  Campus  VII da mesma universidade e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE),  Campus  Santa Maria da Boa Vista/PE. A RBEM objetiva divulgar pesquisas científicas, em andamento ou concluída, na área de Educação Matemática, bem como experiências de professores da Educação Básica e estudantes dos cursos de licenciatura, sejam relativas aos seus estágios supervisionados ou de outras diversas práticas formativas desenvolvidas ao longo do curso, como as oriundas de programas como o PIBID ou Iniciação Científica, por exemplo. Nessa direção, portanto, a  Revista Baiana de Educação Matemática  cumpre com essa função de divulgar trabalhos que têm como foco o professor que ensina Matemática, sua formação, a realidade e cultura escolar e o ensino e aprendizagem dessa ciência. A  RBEM  não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação ou publicação de artigos. É um periódico virtual e ambiciona o intercambiar de ideias entre pesquisadores de diferentes regiões do país e nacionalidades, aproximando-os quanto ao foco de discussão aqui estabelecido.

Qualis/CAPES: B2