A faceta integralizadora da disciplina Resolução de Problemas do PROFMAT na Universidade Federal do Oeste da Bahia: Uma análise quantitativa
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20197Palavras-chave:
Resolução, Problemas, Formação, PROFMATResumo
Este artigo apresenta a faceta integralizadora do componente curricular Resolução de Problemas do mestrado PROFMAT da Universidade Federal do Oeste da Bahia em relação aos demais componentes curriculares. Por meio de um estudo do rendimento acadêmico dos estudantes, mensuramos qual a sua relação com os demais componentes, e se há causalidade. Fazemos uma análise descritiva, seguida de uma análise inferencial para comparação dos rendimentos médios e apresentamos uma modelagem estatística por regressão assumindo o componente Resolução de Problemas como variável resposta e os demais componentes como variáveis explicativas, para detectar quais componentes explicam de fato o seu rendimento e o seu caráter integralizador no contexto da matriz curricular. O banco de dados foi obtido via solicitação à PROTIC-UFOB sem a identificação nominal dos estudantes. Em relação aos resultados, a análise descritiva mostrou que o componente curricular Avaliação Educacional apresentou o maior rendimento médio e a menor variabilidade (Coeficiente de Variação: CV=3,2%) e o componente curricular Probabilidade e Estatística apresentou o menor rendimento médio e a maior variabilidade (Coeficiente de Variação: CV=26,3%). Em relação à análise inferencial por meio da análise de variância (ANOVA) constatamos que há diferença significativa entre os rendimentos médios dos componentes curriculares ministrados no PROFMAT-UFOB (Valor-p < 0,05). No âmbito da modelagem estatística por regressão, os componentes curriculares que, de fato, contribuem ou influenciam no rendimento acadêmico do componente Resolução de Problemas são dois (i) Matemática Discreta e (ii) Números e Funções Reais, caracterizando a atual faceta integralizadora do componente.
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