A faceta integralizadora da disciplina Resolução de Problemas do PROFMAT na Universidade Federal do Oeste da Bahia: Uma análise quantitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20197

Palavras-chave:

Resolução, Problemas, Formação, PROFMAT

Resumo

Este artigo apresenta a faceta integralizadora do componente curricular Resolução de Problemas do mestrado PROFMAT da Universidade Federal do Oeste da Bahia em relação aos demais componentes curriculares. Por meio de um estudo do rendimento acadêmico dos estudantes, mensuramos qual a sua relação com os demais componentes, e se há causalidade. Fazemos uma análise descritiva, seguida de uma análise inferencial para comparação dos rendimentos médios e apresentamos uma modelagem estatística por regressão assumindo o componente Resolução de Problemas como variável resposta e os demais componentes como variáveis explicativas, para detectar quais componentes explicam de fato o seu rendimento e o seu caráter integralizador no contexto da matriz curricular. O banco de dados foi obtido via solicitação à PROTIC-UFOB sem a identificação nominal dos estudantes. Em relação aos resultados, a análise descritiva mostrou que o componente curricular Avaliação Educacional apresentou o maior rendimento médio e a menor variabilidade (Coeficiente de Variação: CV=3,2%) e o componente curricular Probabilidade e Estatística apresentou o menor rendimento médio e a maior variabilidade (Coeficiente de Variação: CV=26,3%). Em relação à análise inferencial por meio da análise de variância (ANOVA) constatamos que há diferença significativa entre os rendimentos médios dos componentes curriculares ministrados no PROFMAT-UFOB (Valor-p < 0,05). No âmbito da modelagem estatística por regressão, os componentes curriculares que, de fato, contribuem ou influenciam no rendimento acadêmico do componente Resolução de Problemas são dois (i) Matemática Discreta e (ii) Números e Funções Reais, caracterizando a atual faceta integralizadora do componente.

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Biografia do Autor

Marcelo De Paula, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Doutor em Estatística (UFSCar).

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

É professor da área de Educação Matemática do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Atua como professor permanente no Mestrado Profissional em Rede em Matemática (PROFMAT), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. É líder do Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM), certificado pelo CNPq junto à UFOB, além de pesquisador associado ao grupo de pesquisa Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisas em Educação Matemática (LIAPEME) da UEFS. Pesquisador do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com). É sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), atuando como vice-diretor da regional Bahia (gestão 2022-2025). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2011). Mestre e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA/UEFS - (2013 e 2017, respectivamente). Possui experiência em Educação Matemática, desenvolvendo pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática, ensino e aprendizagem de álgebra, estatística e probabilidade. Durante o mestrado e doutorado desenvolveu pesquisas no âmbito da História da educação matemática.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

De Paula, M., & Lima Ferreira, J. (2024). A faceta integralizadora da disciplina Resolução de Problemas do PROFMAT na Universidade Federal do Oeste da Bahia: Uma análise quantitativa. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202413. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20197