Saberes matemáticos e erros cometidos pelos estudantes do 4º ano diante dos problemas de Composição e Transformação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste texto pretendemos identificar os saberes matemáticos, os erros cometidos e as estratégias de estudantes utilizados por uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental ao lidarem com problemas dos significados de Composição e Transformação do Campo Aditivo em uma avaliação diagnóstica. Para tanto, recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, de tipologias, análise documental e de conteúdo, na qual adotamos como corpus de análise o documento "Orientador para sondagem de matemática - Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinar-Ensino Fundamental (São Paulo, 2019), da Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscamos aprofundamento teórico nos estudos de Vergnaud (1996; 2009) e de outros pesquisadores que se debruçaram na Teoria Conceitual Aditiva (Magina e Campos, 2004; Nunes, Campos, Magina e Bryant, 2001.). Dentre os resultados, destacamos que a partir dos dados coletados, foi possível identificar que a maioria dos estudantes foram capazes de compreender o cálculo relacional nos problemas que representam a ideia de Composição e Transformação. No entanto, as dificuldades surgiram principalmente na execução do cálculo numérico, especialmente na operação de subtração com reserva. Isso sugere que os alunos podem ter uma compreensão conceitual dos problemas, mas enfrentam obstáculos na aplicação prática dos algoritmos matemáticos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.
CARMO, C. E. do; ETCHEVERRIA, T. C. Estratégias resolutivas de operações do campo aditivo: uma experiência com estudantes do 6º ano. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 17, p. e020055, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id407. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/179. Acesso em: 20 nov. 2023.
ETCHEVERRIA, T.C. Um Estudo sobre o Campo Conceitual Aditivo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2019. UFRB. Disponível em: GT19-6639--Int (anped.org.br).
ETCHEVERRIA, T.C.; SILVA, A. F. G.; CAMPOS, T. M. M. “Como faço a conta?” – Esquemas mentais e registros de representações das operações do campo aditivo. Revista Em Teia, v. 12, n. 3, 2021. DOI: 10.51359/2177-9309.2021.250393. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia/article/view/250393. Acesso em: 20 nov. 2023.
GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, [s. l.], v. 35, p. 57-63, 1995.
GUIMARÃES, S. D. Resolução problemas de estrutura aditiva por alunos de 4º ano do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7479. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7479. Acesso em: 20 nov. 2023.
MAGINA, S. et al. Repensando adição e subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 3. ed. São Paulo: PROEM, 2008.
NUNES, T. et al. Educação matemática: números e operações numéricas. 2. ed. São Paulo: PROEM, 2008.
PEREIRA, JFF. Resolução de problemas do Campo Aditivo por alunos de 5º ano de uma escola pública da cidade de São Paulo. Diss. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, 2012.
ROCHA, ELIANO DA. Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo: uma abordagem na perspectiva da teoria dos campos conceituais. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução Maria Lucia Faria Moro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. Curitiba: Editora da UFPR, 2009.
VERGNAUD, G. A teoria dos campos conceituais. In J. Brun (Dir.), Didácticas das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
VERGNAUD, G. Forme opératoire et forme prédicative de la connaissance. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, p. 287-304, 2012.
VERGNAUD, G. O longo e o curto prazo na aprendizagem da matemática. Educar em revista, p. 15-27, 2011.