Saberes matemáticos e erros cometidos pelos estudantes do 4º ano diante dos problemas de Composição e Transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19965

Palavras-chave:

Avaliação diagnóstica. Composição e Transformação do Campo Aditivo. Cálculo relacional. Resolução de problemas.

Resumo

Neste texto pretendemos identificar os saberes matemáticos, os erros cometidos e as estratégias de estudantes utilizados por uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental ao lidarem com problemas dos significados de Composição e Transformação do Campo Aditivo em uma avaliação diagnóstica. Para tanto, recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, de tipologias, análise documental e de conteúdo, na qual adotamos como corpus de análise o documento "Orientador para sondagem de matemática - Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinar-Ensino Fundamental (São Paulo, 2019), da Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscamos aprofundamento teórico nos estudos de Vergnaud (1996; 2009) e de outros pesquisadores que se debruçaram na Teoria Conceitual Aditiva (Magina e Campos, 2004; Nunes, Campos, Magina e Bryant, 2001.). Dentre os resultados, destacamos que a partir dos dados coletados, foi possível identificar que a maioria dos estudantes foram capazes de compreender o cálculo relacional nos problemas que representam a ideia de Composição e Transformação. No entanto, as dificuldades surgiram principalmente na execução do cálculo numérico, especialmente na operação de subtração com reserva. Isso sugere que os alunos podem ter uma compreensão conceitual dos problemas, mas enfrentam obstáculos na aplicação prática dos algoritmos matemáticos.

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Biografia do Autor

Claudia Kelly Augusto Fernandes, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. 

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora do Programa de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Coordenadora (desde 2012) do Programa de Ensino de Ciências e Professora do Programa de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, desde 2005.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

Fernandes, C. K. A., Martins, P. B., & Curi, E. (2024). Saberes matemáticos e erros cometidos pelos estudantes do 4º ano diante dos problemas de Composição e Transformação. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202416. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19965