Canções na Educação Matemática: o que os Encontros Baianos de 2013 a 2021 revelam?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.18336

Palavras-chave:

Aprendizagem Matemática, Canções, Ensino

Resumo

O trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com delineamento bibliográfico, e teve como objetivo geral analisar como as canções são abordadas nas produções acadêmico-científicas publicadas nos Anais dos Encontros Baianos de Educação Matemática no período de 2013 a 2021. Para isso, foi feito um levantamento prévio que contemplou o período de 2013 a 2021, no qual ocorreram os últimos 5 (cinco) eventos. Dos trabalhos localizados e que apresentavam a canção como parte de sua temática, num total de 10 (dez), foi examinado se havia a presença de definição de canção, como eram abordados os aspectos musicais e os aspectos linguísticos da canção, e como esses aspectos eram relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de matemática. Com o suporte teórico de Tatit (2016), Caldas (2016) e Cavalcanti (2013), obteve-se como resultados a identificação de 6 (seis) trabalhos que, em sua maioria, apresentavam uma definição de canção, concentravam as análises nos aspectos linguísticos das canções e não explicitavam de forma clara a relação entre as abordagens e o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.

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Biografia do Autor

SIDCLEY DALMO TEIXEIRA CALDAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

MESTRE EM EDUCAÇÃO - PPGE/UFBA, LICENCIADO EM PEDAGOGIA E EM MATEMÁTICA

JEFFERSON CORREIA DA CONCEIÇÃO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Possui graduação em Licenciatura Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (1987), Especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO -1996), Especialista em Artes (SEC - IAT - BA - 1998). mestrado em Ciências da Educação - Universidad Autônoma de Asuncion - UAA (2007) e doutorado em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC (2010), curso reconhecido pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordena projeto extensionista - Geometria e Artes Visuais: uma possibilidade lúdica para pessoas da terceira idade - UATI - Campus II. Docente Aposentado do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste Baiano e Litoral Norte - CETEP/LNAB; Atuações - Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S. (período 08/2001 - 07/2022) por desligamento institucional voluntário; Universidade do Estado da Bahia - UNEB - DCET - CAMPUS II.

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Publicado

17-01-2024

Como Citar

CALDAS, S. D. T., & CONCEIÇÃO, J. C. D. (2024). Canções na Educação Matemática: o que os Encontros Baianos de 2013 a 2021 revelam? . Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202401. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.18336