Canções na Educação Matemática: o que os Encontros Baianos de 2013 a 2021 revelam?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com delineamento bibliográfico, e teve como objetivo geral analisar como as canções são abordadas nas produções acadêmico-científicas publicadas nos Anais dos Encontros Baianos de Educação Matemática no período de 2013 a 2021. Para isso, foi feito um levantamento prévio que contemplou o período de 2013 a 2021, no qual ocorreram os últimos 5 (cinco) eventos. Dos trabalhos localizados e que apresentavam a canção como parte de sua temática, num total de 10 (dez), foi examinado se havia a presença de definição de canção, como eram abordados os aspectos musicais e os aspectos linguísticos da canção, e como esses aspectos eram relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de matemática. Com o suporte teórico de Tatit (2016), Caldas (2016) e Cavalcanti (2013), obteve-se como resultados a identificação de 6 (seis) trabalhos que, em sua maioria, apresentavam uma definição de canção, concentravam as análises nos aspectos linguísticos das canções e não explicitavam de forma clara a relação entre as abordagens e o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ANDRADE, Dídima Maria de Mello. Uma abordagem contemporânea do currículo na geração de novas práticas didáticas e de ensino: contribuições do campo da ludicidade. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E PROCESSOS TECNOLÓGICOS. Anais... Salvador: UNEB, 2013.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Questões da nossa época; v. 20).
BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. As canções na educação matemática: do sensível ao semiótico. In: ANAIS DO XVIII ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Ilhéus. Anais eletrônicos... Ilhéus: Mini, 2019. Disponível em: https://casilhero.com.br/ebem/mini/uploads/anexo_final/66eee7f352a8a25ca8bb7611244e87e6.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. Canções, educação matemática e ludicidade. In: ANAIS DO XVII ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, Alagoinhas. Anais... Alagoinhas, 2017.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. A presença de canções na educação matemática: compreensões de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Salvador: UFBA, 2016. 140 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. As canções no ensino-aprendizagem da matemática: o lúdico para quem canta, conta e se encanta. In: ANAIS DO XVI ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: Gere, 2015. Disponível em: http://www.xviebem-ifba-ssa.ufba.br/. Acesso em: 28 ago. 2022.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. A canção no ensino-aprendizado da matemática: o entrelace da melodia com os conteúdos conceituais e procedimentais do 7º ano. In: ANAIS DO XV ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013a, Teixeira de Freitas. Anais eletrônicos... Teixeira de Freitas: Galoá, 2013a. Disponível em: https://proceedings.science/ebem/ebem-2013/papers/a-cancao-no-ensino-aprendizado-da-matematica--o-entrelace-da-melodia-com-os-conteudos-conceituais-e-procedimentais-do-7-?lang=en. Acesso em: 28 ago. 2022.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. O uso de canções no ensino-aprendizado da matemática: identificando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2013, Curitiba. Anais...Curitiba: PUCPR, 2013b.
CAVALCANTI, Valdir de Sousa. Teoria das situações didáticas: trabalhando conceitos de circunferência. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais..., Curitiba: PUCPR, 2013.
CAVALCANTI, Valdir de Sousa. Composição de Paródias: um recurso didático para compreensão sobre conceitos de circunferência. Campina Grande: UEPB, 2011. 163f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
CONCEIÇÃO, Jefferson Correia. Ensino e aprendizagem com percursos lúdicos: artes visuais, matemática e terceira idade em processos de teorização e práticas pedagógicas. In: III ENCONTRO DE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, Alagoinhas. Anais eletrônicos... Alagoinhas: UNEB, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/11957-Texto%20do%20artigo-33686-1-10-20210614.pdf. Acesso em: 31 ago. 2022.
D’ÁVILA, Cristina Maria. Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade no contexto da educação superior. Revista Entreideias – educação, cultura e sociedade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, v. 3, n. 2 (jul. /dez.2014), 2014.
D'ÁVILA, Cristina Maria. Eclipse do lúdico. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 15, n. 25, págs. 15-25. Jan./jun., 2006.
DUVAL, Raymond. Registros de representação semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2013.
FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance? In: MATOS, Cláudia Neiva (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. p. 15-43.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Matemática, educação matemática, cidades e casacos vermelhos: um prefácio. In: OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; MARIM, Vlademir. Educação matemática: contextos e práticas docentes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2003.
LEVITIN, Daniel. A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. São Paulo: Civilização Brasileira, 2011.
LIMEIRA, Hérica Janielli da Slva; SANTOS, Valéria Coelho dos; SILVA, Américo Júnior Nunes da. Mapeamento dos três últimos encontros baianos de educação matemática: o que tem sido publicado sobre grandezas e medidas? In: ANAIS DO XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2020, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracaju: vol. XIV, n. 14, set. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346763677_mapeamento_dos_tres_ultimos_encontros_baianos_de_educacao_matematica_o_que_tem_sido_publicado_sobre_grandezas_e_medidas. Acesso em: 31 ago. 2022.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas na prática educativa. São Paulo: Cortez, 2022.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. 2005. Disponível em: http://www.luckesi.com.br/artigoseducacaoludicidade.htm. Acesso em 31 ago. 2022.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.
NEGREIROS, Eliete Eça. Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e outros. Cotia: Ateliê Editorial, 2011.
PAIM, Marcio Antonio Souza. Fragmentos da lógica formal na música popular brasileira. In: ANAIS DO VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, Vitória da Conquista. Anais eletrônicos... Vitória da Conquista: Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/ebem/ebem-2021/papers/fragmentos-da-logica-formal-na-musica-popular-brasileira. Acesso em: 28 ago. 2022.
SANTANA, Luciano Reis de; GRILO, Marcos. Uma estratégia de ensino de grafos baseados em letras de músicas. In: ANAIS DO XVIII ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Ilhéus. Anais eletrônicos... Ilhéus: Mini, 2019. Disponível em: https://casilhero.com.br/ebem/mini/uploads/anexo_final/8213ea5cbf00f59112e09c9ee3d00506.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
SANTANA, C. S. S.; MAGRIS, P. N.; CUNHA, M. V.; GRILO, M.; HENRIQUE, T.; PEREIRA, H. B. B.. Minerando ciência e tecnologia no mar das canções de Gilberto Gil. Revista Interfaces Científicas Humanas e Sociais, v. 3, p. -, 2015.
SLOBODA, John A. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Tradução Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.
SBEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/a-sociedade/documentos/estatuto. Acesso em: 28 ago. 2022.
SBEM-BA. Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Bahia. Disponível em: http://www.sbemba.com.br/. Acesso em: 28 ago. 2022.
SUZART, Leonardo Araújo; SILVA, Américo Júnior Nunes da. Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um mapeamento das produções no estado da Bahia. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 01, p. 01-22, jan./dez., 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/e202002/6105. Acesso em: 31 ago. 2022.
TATIT, Luiz. Estimar canções: estimativas íntimas na formação do sentido. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2016.
TATIT, Luiz. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Editora Escuta, 2007.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
ZABALA, A. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.