Canciones em Educación Matemática: ¿qué revelan los Encuentros de Bahía de 2013 a 2021?
Contenido principal del artículo
Resumen
El trabajo es el resultado de una investigación realizada en el Curso de Posgrado Lato Sensu en Educación Matemática de la Universidad del Estado de Bahía (UNEB), con esquema bibliográfico, y tuvo como objetivo general analizar cómo se abordan las canciones en las producciones académico-científicas publicadas en los Anales de Encuentros Baianos de Educación Matemática em el periodo de 2013 a 2021. Para ello, se realizó un relevamiento previo que abarcó el periodo de 2013 a 2021, en el que ocurrieron los últimos 5 (cinco) eventos. De las obras localizadas y que presentaban la canción como parte de su tema, en un total de 10 (diez), se examinó si existía una definición de canción, cómo se abordaban los aspectos musicales y lingüísticos de la canción y cómo estos aspectos se relacionaron con el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Con el apoyo teórico de Tatit (2008), Caldas (2016) y Cavalcanti (2013), los resultados dieron como resultado la identificación de 6 (seis) obras que, en su mayoría, presentaban una definición de canción, concentraban los análisis en los aspectos lingüísticos de canciones y no explicaban claramente la relación entre los enfoques y el proceso de enseñanza y aprendizaje de contenidos matemáticos.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Citas
ANDRADE, Dídima Maria de Mello. Uma abordagem contemporânea do currículo na geração de novas práticas didáticas e de ensino: contribuições do campo da ludicidade. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E PROCESSOS TECNOLÓGICOS. Anais... Salvador: UNEB, 2013.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Questões da nossa época; v. 20).
BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. As canções na educação matemática: do sensível ao semiótico. In: ANAIS DO XVIII ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Ilhéus. Anais eletrônicos... Ilhéus: Mini, 2019. Disponível em: https://casilhero.com.br/ebem/mini/uploads/anexo_final/66eee7f352a8a25ca8bb7611244e87e6.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. Canções, educação matemática e ludicidade. In: ANAIS DO XVII ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, Alagoinhas. Anais... Alagoinhas, 2017.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. A presença de canções na educação matemática: compreensões de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Salvador: UFBA, 2016. 140 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. As canções no ensino-aprendizagem da matemática: o lúdico para quem canta, conta e se encanta. In: ANAIS DO XVI ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: Gere, 2015. Disponível em: http://www.xviebem-ifba-ssa.ufba.br/. Acesso em: 28 ago. 2022.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. A canção no ensino-aprendizado da matemática: o entrelace da melodia com os conteúdos conceituais e procedimentais do 7º ano. In: ANAIS DO XV ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013a, Teixeira de Freitas. Anais eletrônicos... Teixeira de Freitas: Galoá, 2013a. Disponível em: https://proceedings.science/ebem/ebem-2013/papers/a-cancao-no-ensino-aprendizado-da-matematica--o-entrelace-da-melodia-com-os-conteudos-conceituais-e-procedimentais-do-7-?lang=en. Acesso em: 28 ago. 2022.
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. O uso de canções no ensino-aprendizado da matemática: identificando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2013, Curitiba. Anais...Curitiba: PUCPR, 2013b.
CAVALCANTI, Valdir de Sousa. Teoria das situações didáticas: trabalhando conceitos de circunferência. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais..., Curitiba: PUCPR, 2013.
CAVALCANTI, Valdir de Sousa. Composição de Paródias: um recurso didático para compreensão sobre conceitos de circunferência. Campina Grande: UEPB, 2011. 163f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
CONCEIÇÃO, Jefferson Correia. Ensino e aprendizagem com percursos lúdicos: artes visuais, matemática e terceira idade em processos de teorização e práticas pedagógicas. In: III ENCONTRO DE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, Alagoinhas. Anais eletrônicos... Alagoinhas: UNEB, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/11957-Texto%20do%20artigo-33686-1-10-20210614.pdf. Acesso em: 31 ago. 2022.
D’ÁVILA, Cristina Maria. Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade no contexto da educação superior. Revista Entreideias – educação, cultura e sociedade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, v. 3, n. 2 (jul. /dez.2014), 2014.
D'ÁVILA, Cristina Maria. Eclipse do lúdico. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 15, n. 25, págs. 15-25. Jan./jun., 2006.
DUVAL, Raymond. Registros de representação semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2013.
FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance? In: MATOS, Cláudia Neiva (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. p. 15-43.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Matemática, educação matemática, cidades e casacos vermelhos: um prefácio. In: OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; MARIM, Vlademir. Educação matemática: contextos e práticas docentes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2003.
LEVITIN, Daniel. A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. São Paulo: Civilização Brasileira, 2011.
LIMEIRA, Hérica Janielli da Slva; SANTOS, Valéria Coelho dos; SILVA, Américo Júnior Nunes da. Mapeamento dos três últimos encontros baianos de educação matemática: o que tem sido publicado sobre grandezas e medidas? In: ANAIS DO XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2020, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracaju: vol. XIV, n. 14, set. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346763677_mapeamento_dos_tres_ultimos_encontros_baianos_de_educacao_matematica_o_que_tem_sido_publicado_sobre_grandezas_e_medidas. Acesso em: 31 ago. 2022.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas na prática educativa. São Paulo: Cortez, 2022.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. 2005. Disponível em: http://www.luckesi.com.br/artigoseducacaoludicidade.htm. Acesso em 31 ago. 2022.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.
NEGREIROS, Eliete Eça. Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e outros. Cotia: Ateliê Editorial, 2011.
PAIM, Marcio Antonio Souza. Fragmentos da lógica formal na música popular brasileira. In: ANAIS DO VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, Vitória da Conquista. Anais eletrônicos... Vitória da Conquista: Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/ebem/ebem-2021/papers/fragmentos-da-logica-formal-na-musica-popular-brasileira. Acesso em: 28 ago. 2022.
SANTANA, Luciano Reis de; GRILO, Marcos. Uma estratégia de ensino de grafos baseados em letras de músicas. In: ANAIS DO XVIII ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2019, Ilhéus. Anais eletrônicos... Ilhéus: Mini, 2019. Disponível em: https://casilhero.com.br/ebem/mini/uploads/anexo_final/8213ea5cbf00f59112e09c9ee3d00506.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
SANTANA, C. S. S.; MAGRIS, P. N.; CUNHA, M. V.; GRILO, M.; HENRIQUE, T.; PEREIRA, H. B. B.. Minerando ciência e tecnologia no mar das canções de Gilberto Gil. Revista Interfaces Científicas Humanas e Sociais, v. 3, p. -, 2015.
SLOBODA, John A. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Tradução Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.
SBEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/a-sociedade/documentos/estatuto. Acesso em: 28 ago. 2022.
SBEM-BA. Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Bahia. Disponível em: http://www.sbemba.com.br/. Acesso em: 28 ago. 2022.
SUZART, Leonardo Araújo; SILVA, Américo Júnior Nunes da. Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um mapeamento das produções no estado da Bahia. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 01, p. 01-22, jan./dez., 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/e202002/6105. Acesso em: 31 ago. 2022.
TATIT, Luiz. Estimar canções: estimativas íntimas na formação do sentido. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2016.
TATIT, Luiz. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Editora Escuta, 2007.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
ZABALA, A. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.