Understanding the textbook: Reflections in the field of mathematics education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19689

Palavras-chave:

Articulation of material and textbook, Role of the textbook, Teacher-textbook relationship, PNLD

Resumo

This theoretical essay presents reflections about the textbook (TB) as a material widely used in the teaching and learning of Mathematics, aiming to present a perspective on what constitutes a TB and the different roles it assumes in school practice. In this sense, we start from its understanding as a didactic, curricular, and school material to characterize it as a resource that is not neutral and central in disseminating formal knowledge that is the school’s responsibility. Therefore, it is a component of its culture. We emphasize that the use of this material in the classroom mobilizes its different roles, namely: curricular, ideological-cultural reference, source of theoretical and methodological knowledge and scientific dissemination, as well as the role of the teacher in this particular resource, highlighting his critical performance when using TB in classroom practice, either with a reproduction character, adaptation, or improvisation. We conjecture that properly articulating TB-related attributes will favour the teacher’s practice and assist in students’ learning, directing educational institutions to a work that achieves their main objectives.

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Biografia do Autor

Lucas Carato Mazzi, Unesp

Professor Assistente Doutor do Departamento de Matemática, IGCE/Unesp, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) do mesmo instituto. Possui Licenciatura em Matemática (UNESP, 2011); Mestrado em Educação Matemática (UNESP, 2014); Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP, 2018). Desenvolveu um estágio de Pós-Doutoramento no PPGEM (mar/2019 a fev./2023). É vice-líder do grupo de pesquisa "DIEEM - Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática". Tem experiência como professor do Ensino Superior e também da Educação Básica (nos anos finais do Ensino Fundamental; no Ensino Médio; Ensino Técnico e na EJA). No âmbito da pesquisa, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Suas pesquisas têm sido desenvolvidas nas seguintes temáticas: Educação Financeira sob uma perspectiva Crítica; Justiça Social e Análise de Livros Didáticos. É autor do livro "Livro Didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática" e cocriador do Podcast Acadêmico Café, prosa e Educação Matemática (Spotify).

Rúbia Barcelos Amaral, Universidade Estadual Paulista (Unesp Rio Claro)

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática da UNESP - Rio Claro-SP e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000); Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Educação Matemática também pela UNESP (2002, 2007, 2017) e Pós-Doutorado na NCSU - North Carolina State University (2016). É coordenadora do grupo de pesquisa TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Trabalhou na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e mantem-se professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) e membro do grupo de pesquisa PECIMAT. Lecionou também em instituições de ensino médio e superior e tem experiência na área de Educação Matemática. Tem como principal foco de pesquisa a Geometria, considerando especialmente aspectos de seu ensino e aprendizagem, assim como sua presença nos livros didáticos. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos no Brasil e no exterior. Possui capítulos de livros publicados e produções técnicas. É autora dos livros "Educação a distância online" e Livro didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática". Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente é coordenadora do curso de Matemática e tutora do PET-Matemática.

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros. Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Licenciada em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus de Vitória da Conquista. Trabalha com formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Desenvolve investigações sobre materiais de apoio ao desenvolvimento curricular e a relação professor-materiais curriculares. É autora de material didático do Programa Todos pela Educação - Pacto com Municípios - Alfabetização Matemática, subsidiado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

Luciana Vieira Andrade, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Doutoranda em Educação Matemática pela UNESP, campus de Rio Claro, em regime de co-tutela no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN, Especialista em Processos didáticos-pedagógicos para cursos na modalidade à distância pela UNIVESP e Licenciada em Matemática pela UFRN. É docente do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC/RN) a partir da qual foi redatora do Documento Curricular de Matemática do Ensino Fundamental. Na UNIVESP, foi Facilitadora de Aprendizagem onde orientou discentes de licenciaturas em Matemática e Pedagogia. Elaborou Avaliações Diagnósticas para o Programa Brasil na Escola (MEC), por meio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Também elaborou e avaliou materiais didáticos para a Secretaria de Educação do estado de São Paulo (SEDUC/SP) e para editoras nacionais. Foi preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP) e supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática, da UFRN. Tem publicações e participação em eventos Nacionais e Internacionais da área de Educação Matemática, além de livros e capítulos de livros publicados no Brasil. Atuou como professora substituta no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD), e como tutora à distância e professora orientadora de trabalhos de conclusão de curso da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio da Secretaria de Educação à Distância (SEDIS), ambos da UFRN. Tem vasta experiência na área de ensino de Matemática, tendo sido professora da Educação Básica e do Ensino Superior em diversas instituições em Natal/RN. Atua como professora formadora realizando múltiplias ações, principalmente junto a municípios do RN.

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Publicado

08-04-2024

Como Citar

Mazzi, L. C., Amaral, R. B., Perovano, A. P., & Vieira Andrade, L. (2024). Understanding the textbook: Reflections in the field of mathematics education. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202407. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19689