Compreensões sobre o Livro Didático: reflexões no campo da Educação Matemática
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Abstract
Esse ensaio teórico apresenta reflexões acerca do livro didático (LD), enquanto material muito utilizado nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, visando apresentar uma perspectiva sobre o que constitui um LD e os diferentes papéis que assume na prática escolar. Nesse intuito, partimos do seu entendimento como material didático, curricular e escolar, para caracterizá-lo como um recurso que não é neutro e que é central na disseminação dos conhecimentos formais que são de responsabilidade da escola e, portanto, é componente da sua cultura. Salientamos que o uso deste material em sala de aula mobiliza diferentes papéis, quais sejam: referencial curricular, ideológico-cultural, fonte de conhecimentos teórico-metodológicos e divulgação científica, bem como o papel do professor diante desse recurso particular, destacando-se a sua atuação crítica ao utilizar o LD na prática de sala de aula, seja com caráter de reprodução, adaptação ou improvisação. Conjecturamos que a articulação adequada dos atributos relacionados ao LD favorecerá a prática do professor e auxiliará no aprendizado do aluno, direcionando as instituições de ensino para um trabalho que alcance seus objetivos principais.
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