O ensino de Probabilidade e Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental: o que se publicou no Encontro Baiano de Educação Matemática?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa objetivou identificar o que se publicou acerca do ensino de Probabilidade e Estatística no Encontro Baiano de Educação Matemática (EBEM), analisando e entendendo o que as publicações trazem à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte os anais das edições de 2017, 2019 e 2021 desse evento. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram analisadas um quantitativo de 07 produções. Os resultados apontaram que poucas foram as produções publicadas no EBEM a respeito da unidade temática Probabilidade e Estatística voltadas para os Anos Finais do Ensino Fundamental, apesar de estar de todas as formas presentes em nosso cotidiano. Notamos ainda que a partir dos trabalhos selecionados, os autores buscavam analisar e ampliar a visão dos leitores acerca dos materiais tecnológicos, livros didáticos, jogos, ambientes de aprendizagem, cenários do dia a dia de alunos com a transdisciplinaridade e até mesmo a junção de disciplinas através da interdisciplinaridade. Concluímos ainda que ficou claro a importância de inovar as metodologias e os diferentes materiais que podem ser usados no ensino da Probabilidade e Estatística, positivando as estratégias formativas na aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
BECHARA, E. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 7-32, jul. 2009.
BORRALHO, A. et al. Os Padrões no Ensino e Aprendizagem Álgebra. In: VALE, I. et al. (Org.). Números e Álgebra. Lisboa: SEM-SPCE. 2007. p.193-211.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998. 148 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017
COSTA, M. C. S.; ALMEIDA, L. C.; SANTANA, F. dos S.; CAZORLA, I. M. O planejamento colaborativo e a estatística na promoção da interdisciplinaridade. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 28. 2019, Ilhéus. Anais [...]. Ilhéus, 2019.
FLICK, U. Métodos de Pesquisa: introdução à pesquisa qualitativa. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
LIMA, A. S. de; LUZ, A. L. S. da. O ensino de Estatística na perspectiva de cenários para investigação. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EBEM), 19. Novos saberes: a educação matemática em tempos de pandemia. 2021, Vitória da Conquista - BA. Anais [...]. Vitória da Conquista - BA, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35923 Acesso em: 27 jun. 2024.
LIMA, R. F. Os estudos sobre Educação Estatística no âmbito dos SIPEM e CIEM: o que revelam os anais? In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18. 2019, Ilhéus. Anais [...]. Ilhéus, 2019.
LOPES, C. A. E. Os desafios para Educação Estatística no currículo de Matemática. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A. Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
LOPES, C. E.; MEIRELLES, E. O Desenvolvimento da Probabilidade e da Estatística. In: ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA LEM/IMECC/UNICAMP, v. 18, p. 01-08, 2005.
MACEDO, N. D. de. Iniciação a pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. São Paulo: Loyola, 1995.
NAGAMINE, C. M. L.; BORBA, A. F.; REIS, C. A.; PEROVANO, A. P. Uma análise do livro didático do 9 ano do Ensino Fundamental II sobre os conteúdos de Probabilidade. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 17. 2017, Alagoinhas. Anais [...]. Alagoinhas, 2017.
NICOLESCU, B. O manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
OLIVEIRA, J. P.; SANTANA, E. R. S. O Ensino das Medidas de Tendência Central numa perspectiva Transdisciplinar: relatos de uma intervenção de ensino. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 28. 2019, Ilhéus. Anais [...]. Ilhéus, 2019.
OLIVEIRA, J. P.; SILVA, L. A. Ambientes de Aprendizagem utilizados por professores de Amargosa para o ensino de conceitos de Média, Moda e Mediana. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 17. 2017, Alagoinhas. Anais [...]. Alagoinhas, 2017.
PATRICK. P. Saúde e Transdisciplinaridade. São Paulo: Edusp, 2013.
SANTOS, C. A. S. Ensino de Estatística básica a partir dos dados da turma. In: FóRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA, 8 e ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19. 2021, Vitória da Conquista. Anais eletrônicos [...] Campinas, Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/ebem/ebem-2021/trabalhos/ensino-de-estatistica-basica-a-partir-dos-dados-da-turma?lang=pt-br Acesso em: 27 jun. 2024.
SILVA, C. B. D; CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y. Trajetoria e perspectivas da Educação Estatística no Brasil, 2010-2014: um olhar a partir do GT-12. Número Especial do III Fórum de Discussão, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 578-596, nov./2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25672. Acesso em: 27 jun. 2024.
SILVA, E. R. da; SAVARIS, T.; MARCHALEK, A. L.; CASTILHOS, N. C.; TONDOLO, V. A. G. Caracterização das pesquisas de teses em administração com abordagem qualitativa: Caracterização das Pesquisas de Teses em Administração com Abordagem Qualitativa. Revista de Administração de Roraima-UFRR, Boa Vista, v. 6, n. 1, p. 194-223, jun./2016.
SOUSA, A. S. de; OLIVEIRA, G. S. de; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, [s. l.], v. 20, n. 43, 2021.
VILAS BOAS, S. G.; CONTI, K. C. Base Nacional Comum Curricular: um olhar para Estatística e Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista, [s. l.], v. 25, n. 4, p. 984–1003, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-8 Acesso em: 27 jun. 2024.
WALICHINSKI, D.; SANTOS JÚNIOR, G. dos. A Estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental: contribuições de uma sequência de ensino contextualizada. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 81-111, 2013.