Jogos para o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.17934Palavras-chave:
Anos iniciais, Probabilidade, Jogos EducativosResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar jogos para auxiliar o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa realizamos um levantamento sobre jogos na modalidade digital e não digital que se adequassem ao ensino de probabilidade nos anos iniciais, obedecendo aos critérios adaptabilidade, interatividade e problematização, permitindo que sejam confeccionados com material acessível e adaptados, estimulando o engajamento dos alunos e desencadeando questionamentos sobre os conceitos que estão sendo abordados. Deste modo, foram selecionados 8 jogos e os testes demonstraram que são recursos potencialmente significativos para o processo de aprendizagem de conceitos de probabilidade nos anos iniciais, se adequando às demandas cognitivas que envolvem a assimilação, bem como auxiliam no desenvolvimento do pensamento probabilístico e da linguagem probabilística com foco no vocabulário de modo lúdico, podendo também ser utilizados para revisar, fixar conceitos ou ressignificar os conceitos.
Downloads
Referências
ALSINA, A. Contextos y propuestas para la enseñanza de la estadística y la probabilidad en Educación Infantil: un itinerario didáctico. Épsilon, v.95, p. 25-48, 2017.
BATANERO, C.; HENRY, M.; PARZYSZ, B. The nature of chance and probability. In: JONES, G. A. (Ed.). Exploring probability in school: challenges for teaching and learning. New York, USA: Springer, 2005.
BATANERO, C.; BOROVCNIK, M. Statistics and probability in high school. Rotterdam: Sense Publishers, 2016.
BETSCH, T. et al. Lost in search: (Mal-) adaptation to probabilistic decision environments in children and adults. Dev. Psychol., 52, n. 2, p. 311-325, 2016.
BOROVCNIK, M. Strengthening the role of probability within statistics curricula. In: BATANERO, C. et al (Eds.). Statistics in school mathematics: challenges for teaching and teacher education. New York: Springer, 2011.
BRAGA, E. R.; BALLEJO, C. C.; VIALI, L. Atividades contextualizadas sobre a Covid-19: desenvolvimento do letramento probabilístico no 6º ano do Ensino Fundamental. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 18, n. 65, p. 01-19, 2022.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 1997.
BRYANT, P., NUNES, T. Children’s understanding of probability: a literature review. London: Nuffield Foundation, 2012.
CAMPOS, T. M. M.; CARVALHO, J. I. F. Probabilidade nos anos iniciais da educação básica: contribuições de um programa de ensino. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica, v. 7, n. 1, p. 1-18, 2016.
ELSAYED, A. M.; ALOUFI, F. Assessing the efficacy of hands-on games for expanding understanding of probability concepts in mathematics education. Migration Letters, v. 20, n. 3, p. 912-921, 2023.
FALK, R.; FALK, R.; LEVIN, I. A potential for learning probability in young children. Educ. Stud. Math, v. 11, p. 181–204, 1980.
FISCHBEIN, E. The Intuitive Sources of Probabilistic Thinking in Children. Reidel: Dordrecht, Holanda, 1975.
FISCHBEIN, E., NELLO, M.S.; MARINO, M.S. Factors affecting probabilistic judgements in children and adolescents. Educ. Stud. Math., v.22, p. 523–549, 1991.
FISCHBEIN, E.; SCHNARCH, D. The Evolution with age of probabilistic, intuitively based misconceptions. Journal for Research in Mathematics Education. v. 28, n. 1, p. 96-105, 1997.
GAL, I. Towards probability literacy for all citizens: Building blocks and instructional dilemmas. In: JONES, G. A. (Eds). Exploring probability in school: challenges for teaching and learning. Boston, MA: Springer US, 2005.
GAL, I. Developing probability literacy: Needs and pressures stemming from frameworks of adult competencies and mathematics curricula. In: CHO, S.J. (Ed.). Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education, Seoul, Korea: Springer, 2012.
HORVATH, J.; LEHRER, R. A model-based perspective on the development of children's understanding of chance and uncertainty. In: LAJOIE, S. P. (Ed.). Reflections on statistics: agendas for learning, teaching, and assessment in K-12. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1998.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.
KONOLD, C. Understanding students beliefs about probability. In: Von Glasersfeld, E. (ed.). Radical Constructivism in Mathematics Education.Kluwer Academic Publishers: Dordrecht, p. 139–156, 1991.
LOZADA, C. O.; BARBOSA, E. A. A.; SANTOS, J. A. Jogos para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Congresso Nacional de Educação Matemática de Grandes Dourados, 2., 2021, Dourados. Anais...UFGD: Dourados, 2021.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOLINA, M. et al. Un acercamento a la investigácio de diseño a través de los experimentos de enseñanza. Enseñanza de las ciencias, v. 29, n. 1, p. 75 -88, 2011.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; BARBOSA, N. D. O jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental: o espaço amostral. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. 1-21, 2020.
ORTIZ, C. V.; ALSINA, A.Intuitive ideas about chance and probability in children from 4 to 6 years old. Acta Scientiae, v.21, n.3, p.131-154, 2019.
OSMAN, M.; STAVY, R. Development of intuitive rules: evaluating the application of the dual-system framework to understanding children's intuitive reasoning. Psychonomic Bulletin & Review, v.13, n.6, p. 935-953, 2006.
PIAGET, J.; INHELDER, B. The origin of the idea of chance in children. Routledge and Kegan Paul: London, 1975.
SHARMA, S. et al. Exploring probability concepts in a game context. Teachers and Curriculum, v.21, n. 1, p. 59–70, 2021.
SHARMA, S. Cultural influences in probabilistic thinking. Journal of Mathematics Research, v.4, p. 5, 63-77, 2012.
STARLING, S.J., REEDER, P.A., ASLIN, R.N. Probability learning in an uncertain world: how children adjust to changing contingencies. Cogn. Dev. n. 48, p. 01-27, 2018.
VÁSQUEZ, C. O.; ALSINA, A. Lenguaje probabilístico: un camino para el desarrollo de la alfabetización probabilística. Un estudio de caso en el aula de Educación Primaria. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 57, p. 454 - 478, abr. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudia de Oliveira Lozada, Anneliese de Oliveira Lozada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.