Jogos para o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Fundamental

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Claudia de Oliveira Lozada
Anneliese de Oliveira Lozada

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar jogos para auxiliar o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa realizamos um levantamento sobre jogos na modalidade digital e não digital que se adequassem ao ensino de probabilidade nos anos iniciais, obedecendo aos critérios adaptabilidade, interatividade e problematização, permitindo que sejam confeccionados com material acessível e adaptados, estimulando o engajamento dos alunos e desencadeando questionamentos sobre os conceitos que estão sendo abordados. Deste modo, foram selecionados 8 jogos e os testes demonstraram que são recursos potencialmente significativos para o processo de aprendizagem de conceitos de probabilidade nos anos iniciais, se adequando às demandas cognitivas que envolvem a assimilação, bem como auxiliam no desenvolvimento do pensamento probabilístico e da linguagem probabilística com foco no vocabulário de modo lúdico, podendo também ser utilizados para revisar, fixar conceitos ou ressignificar os conceitos.

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Como Citar
Lozada, C. de O., & Lozada, A. de O. (2024). Jogos para o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Fundamental. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202409. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.17934
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Claudia de Oliveira Lozada, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA USP

DOCENTE DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFAL

DOCENTE DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFAL

Anneliese de Oliveira Lozada, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática (UFABC)

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