A experiência do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com um estudante Cego e com estudante Surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19490

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva. Cegueira. Surdez.

Resumo

Ao se pensar no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, este trabalho se enquadra na vertente da Educação Matemática Inclusiva e teve por objetivo apresentar duas experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), nas quais utilizaram-se recursos didáticos (Sorobã, material dourado, uno adaptado, jogo pega varetas e jogo virtual Mahjong) para desenvolver atividades Matemáticas com um estudante cego e um estudante Surdo atendidos em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Os procedimentos metodológicos se deram a partir de planejamentos didáticos que eram realizados em conjunto com uma professora coordenadora, uma professora supervisora, licenciandas e licenciandos do curso de Matemática que estavam inseridas e inseridos nos programas de formação. Como principais resultados, destaca-se que essas experiências possibilitaram às professoras/pesquisadoras um novo olhar acerca da Educação Matemática Inclusiva, permitindo refletir sobre a importância da mediação, da utilização de recursos didáticos construção do conhecimento Matemático e do uso da visualidade diante do ato de ensinar matemática utilizando a Libras.

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Biografia do Autor

Adrielly Antonia Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Educação Matemática.

Rosana Maria Mendes, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Educação Matemática

Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Publicado

08-04-2024

Como Citar

Gomes, A. A. S., Mendes, R. M., & Ribeiro, F. T. F. (2024). A experiência do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com um estudante Cego e com estudante Surdo . Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202405. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19490

Edição

Seção

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo