A experiência do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com um estudante Cego e com estudante Surdo

Conteúdo do artigo principal

Adrielly Antonia Santos Gomes
Rosana Maria Mendes
Franciana Teixeira Franco Ribeiro

Resumo

Ao se pensar no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, este trabalho se enquadra na vertente da Educação Matemática Inclusiva e teve por objetivo apresentar duas experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), nas quais utilizaram-se recursos didáticos (Sorobã, material dourado, uno adaptado, jogo pega varetas e jogo virtual Mahjong) para desenvolver atividades Matemáticas com um estudante cego e um estudante Surdo atendidos em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Os procedimentos metodológicos se deram a partir de planejamentos didáticos que eram realizados em conjunto com uma professora coordenadora, uma professora supervisora, licenciandas e licenciandos do curso de Matemática que estavam inseridas e inseridos nos programas de formação. Como principais resultados, destaca-se que essas experiências possibilitaram às professoras/pesquisadoras um novo olhar acerca da Educação Matemática Inclusiva, permitindo refletir sobre a importância da mediação, da utilização de recursos didáticos construção do conhecimento Matemático e do uso da visualidade diante do ato de ensinar matemática utilizando a Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes, A. A. S., Mendes, R. M., & Ribeiro, F. T. F. (2024). A experiência do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com um estudante Cego e com estudante Surdo . Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202405. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19490
Seção
Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Adrielly Antonia Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Educação Matemática.

Rosana Maria Mendes, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Educação Matemática

Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Referências

BOTELHO, Cintia de Fátima. Um olhar para a estratégias de cálculo de adição com um estudante Surdo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Lavras, Lavras 2021.

BRANDÃO, Jorge Carvalho. Matemática e deficiência visual. São Paulo: Scortecci, 2006.

BRASIL, RE SOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf>: acesso em: 09 abr. 2021.

CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Aspectos da Visualidade na Educação de Surdos. 3008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

DOMINGUES, Celma dos Anjos. et al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os alunos com deficiência visual: Baixa Visão e Cegueira - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, v. 3, 2010.

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Educação Matemática Inclusiva: Adaptação X Construção. REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, v. 1, n. 1, 2017.

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali; HEALY, Lulu. Rumo à Educação Matemática Inclusiva: reflexões sobre nossa jornada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 4, p. 28-48, 2016.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3.ed. Porto Alegre: Artemed, 2009.

FURLAN, F. H. Conceitos Geométricos, Deslocamentos e Localização Espacial de Estudantes com Cegueira Congênita. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

FERRONATO, R. A Construção de Instrumento de Inclusão no Ensino da Matemática. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

GOMES, Adrielly Antonia Santos. A Deficiência Visual e a Baixa Visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em Educação Matemática. Revista Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 69, p. 413-431, abr. 2021

GOMES, Adrielly Antonia Santos; RIBEIRO, Franciana Teixeira Franco; MENDES, Rosana Maria; A experiência de utilizar o Sorobã e o Material Dourado no ensino de Matemática a um estudante Cego. In: ANAIS DO 1° ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, 2019, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, SBEM, 2019. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/GT-13/ENEMI2019/schedConf/presentations>. Acesso em: 04 abr. 2024

LAVARDA, S. T. F. Oficina: Compreendendo o uso do Sorobã na aquisição de conceitos matemáticos. In: Semana da Matemática da UTFPR, 2009. Disponível em: <http://www2.td.utfpr.edu.br/semat/I_semat/AS.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2020.

SALES, E. R. de. A visualização no ensino de Matemática: uma experiência com alunos surdos. 2013. 237f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

SEGADAS, Cláudia. et al. Atividades de contagem com adaptações para alunos Surdos e alunos com Deficiência Visual. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2018.

ULIANA, M. R. Formação de professores de matemática, física e química na perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência: análise de uma intervenção realizada em Rondônia. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2015.

XAVIER, T. M. A. M.; DE ARRUDA SANTIAGO, Z. M. O Sorobã como instrumento de aprendizado na formação de professores do ensino básico. In: 4 Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Recuperado a partir de: https://editorarealize. com. br/revistas/conapesc/anais. php. 2019.