A Revista Baiana de Educação Matemática tem o prazer de anunciar a chamada de artigos e relatos de experiência para o dossiê temático intitulado "Laboratórios de educação (em) matemática em instituições de ensino (não) superior e a construção de uma nova cultura matemática".

Os laboratórios de educação (em) matemática (LEM) têm-se consolidado como estruturas fundamentais para uma melhor articulação entre a formação, a investigação, a inovação pedagógica e a extensão à comunidade, contribuindo significativamente para a construção de uma nova cultura matemática.

Com este dossiê, pretende-se explorar múltiplas facetas dos LEM, incluindo contributos para a formação inicial e continuada de professores e seu impacto nas práticas pedagógicas e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos.

Neste contexto, convidamos investigadores, educadores e demais profissionais da área da educação (em) matemática a submeterem manuscritos que abordem, designadamente:

  • Criação e desenvolvimento de LEM em instituições de ensino (não) superior;
  • Articulação entre investigação e formação nos LEM;
  • Extensão universitária - interação dos LEM com a comunidade;
  • Os LEM na formação inicial de professores que irão ensinar matemática;
  • Formação contínua e pós-graduada desenvolvida nos LEM;
  • Os LEM na aprendizagem da matemática a nível não superior;
  • Desafios e perspectivas futuras para os LEM.

Os interessados devem submeter os seus artigos por meio do sistema de submissão online da revista, até 30/12/2024. O fluxo será contínuo, ou seja, à medida que os artigos e relatos de experiência forem aceites, serão imediatamente publicados. A conclusão do dossiê, incluindo o editorial, está prevista para o primeiro semestre de 2025.

Para mais detalhes sobre o processo de submissão, normas de formatação e outras informações relevantes, visite o site da Revista Baiana de Educação Matemática [https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/index] ou entre em contato com o comitê editorial através do e-mail ajnunes@uneb.br.

Esperamos receber contribuições que enriqueçam a discussão sobre os LEM, ampliando o entendimento sobre suas potencialidades e desafios.

Prof. Doutor Américo Silva (Universidade do Estado da Bahia, Brasil)
Profa. Doutora Isabel Cabrita (Universidade de Aveiro, Portugal)
Editores