O Expediente e Editorial do Vol. 01 da Revista Baiana de Educação Matemática foram publicados
Postado em 2020-12-29Fomos surpreendidos em 2020 pela pandemia do novo coronavírus. O distanciamento social, uma das medidas mais eficazes para barrar o contágio da doença, nos fez repensar os ambientes de ensino e aprendizagem e as perspectivas que tínhamos até então. Nesse movimento, foi necessário transformar a nossa casa em nosso local de trabalho; e as diversas demandas profissionais e acadêmicas se juntavam aos inúmeros planejamentos pessoais que foram feitos; com um complicador: tudo tinha que ser feito em casa.
Dentre os planejamentos e demandas para esse ano de 2020 estava à criação de um espaço de divulgação científica, um lugar em que pesquisadores, estudantes e professores, da Educação Básica e do Ensino Superior, pudessem socializar as suas experiências e pesquisas. Era um sonho antigo e mesmo neste ano atípico encontramos um lugar em que pudéssemos fazê-lo realidade. Foi assim que nasceu a ideia que deu forma à Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM).
A revista, portanto, nasce enquanto uma ação da terceira linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Território Semiáridos (PPGESA). A linha “Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo” acolheu a proposta de criação e, depois de seguir todos os trâmites institucionais, a Gerência de Informática (GERINF) da Universidade do Estado da Bahia, sobretudo o setor responsável pela administração dos periódicos científicos, criou a plataforma.
Nesse ínterim, a Revista Baiana de Educação Matemática constituiu algumas parcerias institucionais: com o Departamento de Educação, Campus VII, da UNEB; e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Santa Maria da Boa Vista-PE. A RBEM cumpre, desde o seu lançamento oficial, em julho de 2020, a função de divulgar trabalhos que têm como foco o professor que ensina Matemática, sua formação, a realidade e cultura escolar e o ensino e aprendizagem dessa ciência.
Mesmo sendo uma revista jovem, no que se refere ao início de suas atividades editoriais, conseguimos incluí-la em 16 importantes associações, buscadores e indexadores; são eles: i) Google Scholar; ii) Sumários; iii) ResearchBib; iv) Revistas de Livre Acesso; v) Internacional Scientific Indexing; vi) PKP Index; vii) LatinREV; viii) ABEC BRASIL; ix) Eurasian Scientific Journal Index; x) Directory of Research Journals Indexing; xi) Latindex; xii) Diadorim; xiii) Index Copernicus Internacional; xiv) Crossref; xv) Digital Object Identifier (DOI) e xvi) DOAJ. O Directory of Open Access Journals (DOAJ), por exemplo, é um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade. É frequentemente citado como fonte de qualidade.
Neste primeiro ano de publicação tivemos 22 textos, artigos e relatos de experiência, aceitos e publicados. São trabalhos de professores, estudantes e pesquisadores de inúmeras instituições brasileiras e, também, internacionais. Tivemos trabalhos originados de autores do Distrito Federal (DF), Bahia (BA), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Tocantins (TO) e Estados Unidos (EUA).
Mesmo diante de um cenário atípico [por conta do COVID-19], como dissemos no início deste texto, avaliamos positivamente o ano de 2020, no que tange aos trabalhos editoriais da Revista Baiana de Educação Matemática. Contudo, precisamos agradecer aos membros do conselho editorial, os avaliadores, editores de texto, revisores, autores e leitores da revista: A RBEM chegou aonde chegou pela participação de todos vocês nesse processo. Por isso, o nosso muito obrigado.
Américo Junior Nunes da Silva e André Ricardo Lucas Vieira
Editores