Anúncios

Aqui vocês encontrarão informações e notícias sobre a Revista Baiana de Educação Matemática.

Chamada para Dossiê: "Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática"

2024-09-17

A Revista Baiana de Educação Matemática tem o prazer de anunciar a chamada de artigos e relatos de experiência para o dossiê temático intitulado "Laboratórios de educação (em) matemática em instituições de ensino (não) superior e a construção de uma nova cultura matemática".

Os laboratórios de educação (em) matemática (LEM) têm-se consolidado como estruturas fundamentais para uma melhor articulação entre a formação, a investigação, a inovação pedagógica e a extensão à comunidade, contribuindo significativamente para a construção de uma nova cultura matemática.

Com este dossiê, pretende-se explorar múltiplas facetas dos LEM, incluindo contributos para a formação inicial e continuada de professores e seu impacto nas práticas pedagógicas e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos.

Neste contexto, convidamos investigadores, educadores e demais profissionais da área da educação (em) matemática a submeterem manuscritos que abordem, designadamente:

  • Criação e desenvolvimento de LEM em instituições de ensino (não) superior;
  • Articulação entre investigação e formação nos LEM;
  • Extensão universitária - interação dos LEM com a comunidade;
  • Os LEM na formação inicial de professores que irão ensinar matemática;
  • Formação contínua e pós-graduada desenvolvida nos LEM;
  • Os LEM na aprendizagem da matemática a nível não superior;
  • Desafios e perspectivas futuras para os LEM.

Os interessados devem submeter os seus artigos por meio do sistema de submissão online da revista, até 30/12/2024. O fluxo será contínuo, ou seja, à medida que os artigos e relatos de experiência forem aceites, serão imediatamente publicados. A conclusão do dossiê, incluindo o editorial, está prevista para o primeiro semestre de 2025.

Para mais detalhes sobre o processo de submissão, normas de formatação e outras informações relevantes, visite o site da Revista Baiana de Educação Matemática [https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/index] ou entre em contato com o comitê editorial através do e-mail ajnunes@uneb.br.

Esperamos receber contribuições que enriqueçam a discussão sobre os LEM, ampliando o entendimento sobre suas potencialidades e desafios.

Prof. Doutor Américo Silva (Universidade do Estado da Bahia, Brasil)
Profa. Doutora Isabel Cabrita (Universidade de Aveiro, Portugal)
Editores do Dossiê

A REVISTA BAIANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RBEM) TEVE AVALIAÇÃO B2 NO QUALIS CAPES

2022-10-08

É com imensa alegria que informamos aos autores(as), leitores(as) e avaliadores(as) que a nossa RBEM foi avaliada e conquistou B2 no Qualis/CAPES.

Embora a CAPES ainda não tenha divulgado o resultado no site oficial, o relatório de avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB) sinalizou o estrato B2.

Agradecemos imensamente a todos e todas que ajudaram a construir esse espaço de divulgação científica. Esperamos contar sempre com vocês.

Att,

Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva - Editor-Chefe da RBEM

Chamada para Dossiê - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS (PRORROGAÇÃO DA SUBMISSÃO)

2022-09-29

No período de 11 a 16 de setembro de 2022 ocorreu a décima primeira edição da Conferência Internacional de Ensino de Estatística (11th ICOTS). A temática desse evento foi “preenchendo a lacuna: capacitando e educando os alunos de hoje em estatística”.

Dada a expressiva participação de brasileiros com apresentação de trabalhos na forma de artigos e pôsteres, vamos publicar um dossiê temático para produções acadêmicas vinculadas à essa conferência. Com o apoio do GT12 e iniciativa da RBEM (Revista Baiana de Educação Matemática), estamos promovendo a possibilidade de publicação de textos brasileiros apresentados na 11th ICOTS.

Como a RBEM trabalha com fluxo contínuo de publicação, à medida que os textos forem inseridos até o limite de 25/11/2022, na plataforma do periódico (qualis preliminar B2 em ensino, obtida nessa última avaliação), os mesmos serão enviados aos organizadores do dossiê para, posteriormente, viabilizar o processo de publicação.

Informações adicionais:
Organizadores : Paulo Cesar Oliveira (UFSCar, paulooliveira@ufscar.br) e Antonio Carlos de Souza (UNESP-campus de Guaratinguetá, ac.souza@unesp.br)

Prazo para submissão (PRORROGADO): até 25 de novembro de 2022

Publicação do dossiê completo: Dezembro de 2022

Estrutura do texto: seguir template da RBEM

Observação importante: Necessário que os autores identifiquem na nota de rodapé ou na introdução o título original do trabalho apresentado no ICOTS

A RBEM acaba de publicar o primeiro artigo do ano de 2022

2022-01-13

A Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) acaba de publicar o seu primeiro artigo do ano de 2022. Trata-se do texto intitulado "A Matemática Financeira no Ensino Médio Brasileiro: perspectivas para formação de indivíduos críticos", que tem como autores Prof. Me. Adriano Alves de Rezende (UESB), Profa. Dra. Angela Silva-Salse (UCM), Prof. Dr. Eduardo Carrasco Henríquez (UMCE). Acessem e conheçam o trabalho clicando: aqui.

Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos e todas a submeterem os seus artigos e relatos de experiência no vol. 03 da Revista. A RBEM publica em fluxo contínuo e não cobra nenhuma taxa. 

No mais, desejamos um feliz e produtivo ano. 

Att,
Equipe Editorial RBEM

A RBEM acaba de publicar o Dossiê Temático "O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos contextos de ensino presencial, remoto e híbrido"

2021-12-07

Saudações, caros autores, leitores e colaboradores da Revista Baiana de Educação Matemática.

A RBEM acaba de publicar o Dossiê Temático "O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos contextos de ensino presencial, remoto e híbrido". 

O Editorial desse Dossiê encontra-se publicado e para acessá-lo basta clicar aqui

Agradecemos a todos e todas pela colaboração e os/as convidamos para conhecerem os trabalhos publicados clicando aqui.

Att,
Equipe Editorial RBEM

 

 

A RBEM FOI AVALIADA PARA O FATOR DE IMPACTO

2021-07-26

A Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) acaba de ser avaliada para o Fator de Impacto pelo  CiteFactor.

Somos uma revista jovem, temos apenas um ano de existência, e ficamos muito felizes com o resultado alcançado.

Para que isso fosse possível, contamos com o apoio de muitas pessoas. Por isso, agradecemos a todos e todas, leitores/as, avaliadores/as e autores/as, Conselho Editorial e Científico, que contribuiram imensamente para esse resultado. 

Para acessar o resultado clicar:  aqui 

Esperamos seguir contando com cada um e cada uma de vocês. O nosso muito obrigado!

Att,

Américo Silva e André Vieira
Editores da RBEM

[Prorrogação de Prazo de Submissão] Chamada de artigos para Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos contextos de ensino presencial, remoto e híbrido

2021-02-26

O Dossiê aborda as pesquisas no campo da formação de professores que ensinam matemática, que discutem fundamentos teóricos e metodológicos do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática no âmbito da Licenciatura em Matemática nos contextos de ensino presencial, remoto e híbrido.

 

Editores convidados:

Dario Fiorentini (UNICAMP)

Regina da Silva Pina Neves (UnB)

Maria Dalvirene Braga (SEEDF/UnB)

 

Cronograma de Submissão/Publicação
Prazo para submissão: 30 de julho de 2021.
Publicação: Novembro/Dezembro de 2021.

 

Ao realizar o processo de submissão, os artigos deverão ser enviados, obrigatoriamente, na seção: 

Dossiê Temático: O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos contextos de ensino presencial, remoto e híbrido.

Os cinco últimos artigos da edição de 2020 foram publicados

2020-12-22

A Revista Baiana de Educação Matemática acaba de publicar os cinco últimos artigos do ano. São eles:

1) Avaliação no Ensino Remoto de Matemática: analisando categorias de respostas, escrito por Daniel de Oliveira Lima e Lilian Nasser;

2) Discutindo o Método de Ensino por meio da Resolução de Problemas (MERP), escrito por Angela Biazutti, Rafael Filipe Vaz e Luciano Roberto Andrade;

3) O Processo De Construção De Um Material Educacional Na Perspectiva Da Educação Matemática Inclusiva Para Um Aluno Autista, escrito por Gisela Maria da Fonseca Pinto e Amália Bichara Guimarães;

4) Argumentação e Prova em Matemática: uma análise dos itens públicos do PISA 2012, escrito por João Caldato e Carlos Augusto Aguilar Júnior;

5)  TRIGONOMETRY IN RURAL SPACE: implications of contextualized mathematics education, escrito por Fabrício Oliveira da Silva e Charles Maycon de Almeida Mota.

Estes textos  fecham o volume 01 da edição atual da revista, que teve ao total 22 manuscritos publicados. Convidamos a todos a conhecerem esses trabalhos clicando aqui.

O expediente e editorial será publicado nos próximos dias.

Novos artigos foram publicados

2020-12-17

A Revista Baiana de Educação Matemática acaba de publicar mais cinco artigos. São eles:

1) Reflexões sobre os desafios para a aprendizagem matemática na Educação Básica durante a quarentena, escrito por Marcele da Silva Santos e Neide da Fonseca Parracho Sant’Anna;

2) Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual: uma investigação utilizando o Tampimática, escrito por Elcio Pasolini Milli e Edmar Reis Thiengo;

3) Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual, escrito por Rosângela Pimenta de Sousa e Alcione Marques Fernandes;

4) MANCALA: o uso do jogo como recurso educacional, escrito por Claudio Henrique Sales de Souza e Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa;

5) Construção de Materiais Pedagógicos: contribuições no ensino de matemática para alunos surdos, escrito por Walber Christiano Lima da Costa e Kelvia Nunes da Silva.

Os textos  já fazem parte do volume 01 da edição atual da revista. Convidamos a todos a conhecerem esses trabalhos clicando aqui.

A Revista Baiana de Educação Matemática acaba de publicar mais um artigo

2020-11-20

A Revista Baiana de Educação Matemática acaba de publicar mais um artigo. O texto intitulado "O que pensam licenciandos(as) em matemática sobre sua formação para lidar com a diversidade sexual e de gênero em sala de aula?", de autoria de Hygor Batista Guse, Tadeu Silveira Waise e Agnaldo da Conceição Esquincalha, compõe o volume 01 da edição atual da revista. Convidamos a todos a conhecerem esse trabalho clicando aqui.

O artigo "Etnomodelagem: compreendendo o contexto cultural de produtores de chocolate por meio da elaboração de etnomodelos" acaba de ser publicado

2020-11-10

A Revista Baiana de Educação Matemática acaba de publicar mais um artigo. O texto, intitulado "Etnomodelagem: compreendendo o contexto cultural de produtores de chocolate por meio da elaboração de etnomodelos", de autoria de Jonas dos Santos e Zulma Elizabete de Freitas Madruga, compõe o volume 01 da edição atual da revista. Convidamos a todos a conhecerem esse trabalho clicando aqui.

A Revista Baiana de Educação Matemática é indexada no DIRECTORY OF OPEN ACCESS JOURNALS (DOAJ)

2020-10-05

Em 04 de outubro de 2020 a RBEM foi indexada no DOAJ.

O DOAJ é um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade, acesso aberto e revisados por pares.

 Os benefícios de estar indexado no DOAJ são:

  • As estatísticas mostram mais de 900.000 visualizações de página e 300.000 visitantes únicos por mês para o DOAJ de todo o mundo.
  • Muitos agregadores, bancos de dados, bibliotecas, editores e portais de pesquisa coletam os metadados gratuitos e os incluem em seus produtos. Exemplos são Scopus, Serial Solutions e EBSCO.
  • O DOAJ é compatível com o OAI e, quando um artigo está no DOAJ, é automaticamente colhível.
  • O DOAJ é compatível com OpenURL e, quando um artigo está no DOAJ, é automaticamente vinculável.
  • Mais de 95% da comunidade de editores do DOAJ reconhecem que o DOAJ é importante para aumentar a visibilidade das revistas.
  • O DOAJ é frequentemente citado como fonte de qualidade, periódicos de acesso aberto nos círculos de pesquisa e publicação acadêmica.

Acesse a base de dados DOAJ aqui.

 

A RBEM teve sua plataforma OJS atualizada e acaba de publicar um novo artigo

2020-09-28

Caros leitores, espero que essa mensagem os encontrem bem. 

A Revista Baiana de Educação Matemática e o seu sistema OJS esteve fora do ar por alguns dias. Pedimos desculpas pelos transtornos e avisamos que tudo voltou a funcionar bem, inclusive para submissão de textos. 

Aproveitamos para divulgar a publicação de um novo artigo:

O texto intitulado "Análise quantitativa dos resultados de uma Sondagem dos estudantes de 6º ano com problemas do Campo Multiplicativo", de autoria de Marcos Luiz Ribeiro e Edda Curi, encontra-se disponível. Convidamo-os a conhecer esse texto e os demais publicados na edição v. 01, 2020, rolling pass. 

 

Atenciosamente, 

Américo Silva e André Ricardo Vieira (Editores da RBEM)

CrossRef e Digital Object Identifier (DOI)

2020-07-29

A Revista Baiana de Educação Matemática acaba de se filiar ao CrossRef e a obter o prefixo DOI 10.47207. Informamos aos autores que publicaram recentemente que aos artigos foram atribuídos códigos correspondentes. Obrigado, mais uma vez, a todos e todas que estão ajudando a construir a RBEM. 

Atenciosamente,

Américo Silva e André Vieira (Editores) 

INFORMAÇÃO

2020-07-06

A Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) adota a publicação contínua (rolling pass): artigos, nesse processo, são publicados logo após sua aprovação e quando da realização da diagramação.