Introdução do pensamento algébrico: uma sequência de ensino por meio da resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20281

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, Resolução de Problemas, Noções de Álgebra

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo era investigar as implicações de uma sequência de ensino pautada pelas premissas do pensamento algébrico e da resolução de problemas na introdução das noções iniciais de álgebra com estudantes do 6.º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada com uma turma de 19 estudantes de uma escola da rede pública estadual localizada na cidade de Sorocaba – SP e consistiu no desenvolvimento de uma sequência de ensino composta por atividades que visavam o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir da resolução de problemas. Os resultados mostram que nas atividades menos complexas os estudantes conseguiram empregar o pensamento algébrico de maneira satisfatória. No entanto, para um aprofundamento das noções iniciais da álgebra, os significados do sinal de igualdade e as questões relacionadas à capacidade de realizar generalizações precisam ser mais bem explorados.

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Biografia do Autor

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Universiodade Federal de Uberlândia

Lindinalva da Silva Dias, Governo do Estado de São Paulo

Professora de Matemática na rede estadual de ensino  de São Paulo.

Referências

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

Pires, R. F., & Dias, L. da S. (2024). Introdução do pensamento algébrico: uma sequência de ensino por meio da resolução de problemas. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202414. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20281

Edição

Seção

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo