Introdução do pensamento algébrico: uma sequência de ensino por meio da resolução de problemas

Conteúdo do artigo principal

Rogério Fernando Pires
Lindinalva da Silva Dias

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo era investigar as implicações de uma sequência de ensino pautada pelas premissas do pensamento algébrico e da resolução de problemas na introdução das noções iniciais de álgebra com estudantes do 6.º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada com uma turma de 19 estudantes de uma escola da rede pública estadual localizada na cidade de Sorocaba – SP e consistiu no desenvolvimento de uma sequência de ensino composta por atividades que visavam o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir da resolução de problemas. Os resultados mostram que nas atividades menos complexas os estudantes conseguiram empregar o pensamento algébrico de maneira satisfatória. No entanto, para um aprofundamento das noções iniciais da álgebra, os significados do sinal de igualdade e as questões relacionadas à capacidade de realizar generalizações precisam ser mais bem explorados.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pires, R. F., & Dias, L. da S. (2024). Introdução do pensamento algébrico: uma sequência de ensino por meio da resolução de problemas. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202414. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20281
Seção
Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Universiodade Federal de Uberlândia

Lindinalva da Silva Dias, Governo do Estado de São Paulo

Professora de Matemática na rede estadual de ensino  de São Paulo.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Siri. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BOOTH, Lesley. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. (org.). As ideias da álgebra. Tradução Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994. p. 23-36.

DIAS, Lindinalva da Silva S. Introdução da álgebra: desenvolvimento do pensamento algébrico no sexto ano do Ensino Fundamental. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019.

ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos e para onde iremos? In: IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática, 2012. Anais... 2012. Disponível em: http://anaisjem.upf.br/download/cmp-14-onuchic.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.

PONTE, João Pedro; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2009.