Introdução do pensamento algébrico: uma sequência de ensino por meio da resolução de problemas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo era investigar as implicações de uma sequência de ensino pautada pelas premissas do pensamento algébrico e da resolução de problemas na introdução das noções iniciais de álgebra com estudantes do 6.º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada com uma turma de 19 estudantes de uma escola da rede pública estadual localizada na cidade de Sorocaba – SP e consistiu no desenvolvimento de uma sequência de ensino composta por atividades que visavam o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir da resolução de problemas. Os resultados mostram que nas atividades menos complexas os estudantes conseguiram empregar o pensamento algébrico de maneira satisfatória. No entanto, para um aprofundamento das noções iniciais da álgebra, os significados do sinal de igualdade e as questões relacionadas à capacidade de realizar generalizações precisam ser mais bem explorados.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Siri. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BOOTH, Lesley. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. (org.). As ideias da álgebra. Tradução Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994. p. 23-36.
DIAS, Lindinalva da Silva S. Introdução da álgebra: desenvolvimento do pensamento algébrico no sexto ano do Ensino Fundamental. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos e para onde iremos? In: IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática, 2012. Anais... 2012. Disponível em: http://anaisjem.upf.br/download/cmp-14-onuchic.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.
PONTE, João Pedro; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2009.