Introduction to algebraic thinking: a teaching sequence through problem solving
Main Article Content
Abstract
This work is an excerpt from a master's thesis whose objective was to investigate the implications of a teaching sequence based on the premises of algebraic thinking and problem-solving in introducing the initial concepts of algebra to 6th-grade students in Elementary Education. The qualitative research was conducted with a class of 19 students from a state public school located in the city of Sorocaba – SP, and it consisted of the development of a teaching sequence composed of activities aimed at fostering algebraic thinking through problem-solving. The results show that in less complex activities, students were able to employ algebraic thinking satisfactorily. However, for a deeper understanding of the initial concepts of algebra, the meanings of the equality sign and issues related to the ability to make generalizations need to be further explored.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
References
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Siri. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BOOTH, Lesley. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. (org.). As ideias da álgebra. Tradução Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994. p. 23-36.
DIAS, Lindinalva da Silva S. Introdução da álgebra: desenvolvimento do pensamento algébrico no sexto ano do Ensino Fundamental. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos e para onde iremos? In: IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática, 2012. Anais... 2012. Disponível em: http://anaisjem.upf.br/download/cmp-14-onuchic.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.
PONTE, João Pedro; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2009.