Uma sugestão de atividade a partir o Anel Náutico para o estudo da Geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.17891

Palavras-chave:

Ensino de geometria, Anel náutico, Instrumentos Matemáticos, Interface entre história e ensino de matemática

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de graduação ainda em andamento, que busca desenvolver uma interface entre História e Ensino de Matemática. Aqui, na articulação entre essas duas áreas, procuramos estudar o Anel Náutico, na intenção de, futuramente, utilizar esse instrumento matemático histórico antigo em situações didáticas em sala de aula. Neste estudo, temos como objetivo apresentar, a partir do Anel Náutico, uma situação didática voltada ao ensino de Geometria na Educação Básica. Nessa direção, inicialmente são expostas algumas informações sobre a obra na qual está descrito o Anel Náutico, sobre o próprio instrumento e sobre o autor que o propôs. Na sequência, falamos a respeito de elementos relacionados à construção do Anel Náutico e, por fim, tratamos sobre a sequência didática para o ensino de Geometria. Durante todos esses momentos do estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, no caso específico da situação didática, tomamos ainda como aporte a Unidade Básica de Problematização (UBP). Os resultados apontam que o trabalho com o instrumento pode favorecer o ensino de alguns conceitos geométricos, por exemplo, de círculo e de ângulo. À medida em que a pessoa que está utilizando o instrumento mobiliza o conceito de ângulo, pode observar a relação existente com a circunferência, pois isso fica evidente quando é possível concluir que o ângulo junto ao centro é o dobro do que está sobre a circunferência. Diante do observado, concluímos que o trabalho com o Anel Náutico em sala de aula pode, de fato, favorecer o ensino de Geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca de Sousa Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2019 a 2022. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática. 

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) (2019), especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Formador regional do MaisPaic na CREDE 7 Canindé na área de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2019). Possui experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

ALBUQUERQUE, Luís de. Curso de história da náutica. Coimbra: Livraria Almeida, 1972.

EUCLIDES. Os Elementos. Tradução de Irineu Bicudo. São Paulo: UNESP, 2009.

LEITÃO, Henrique. Anotações ao De arte atque ratione navigandi. In Pedro Nunes. Obras, vol. IV, Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2008, p. 515-794.

LEITÃO, Henrique. Para uma biografia de Pedro Nunes: o surgimento de um matemático,

-1542. Cadernos de Estudos Sefarditas, Lisboa, v. 3, p. 45-82, 2003. Disponível em:

<http://www.catedra-alberto-benveniste.org/_fich/15/HENRIQUE_LEITAO.pdf>. Acesso

em: 19 jan. 2023.

LEITÃO, Henrique. Pedro Nunes eo Libro de Algebra. Quaderns D'Història de L'Enginyeria, v. 11, p. 9-18, 2010.

LÜDKE, Megan; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

MIGUEL, Antonio.; MENDES, Iran Abreu. (2010). Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: ZDM Mathematics Education, 42, 2010, p. 381-392.

NUNES, Paulo Jorge Antunes. Os instrumentos náuticos na obra de Pedro Nunes. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História Marítima, Departamento de História, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.

NUNES, Pedro. Obras: De Arte Atque Ratione Navigandi. vol. IV, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Elementos iniciais da relação entre o instrumento de Pedro Nunes, jacente no plano, e o cálculo da latitude no século XVI. História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces, São Paulo, v. 19, p. 39-53, 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/42112/29300>. Acesso em: 14 set. 2019.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre História e Ensino de Matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.225. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225. Acesso em: 16 fev. 2023.

SILVEIRA, Ênio.; MARQUES, Cláudio. Matemática: compreensão e prática. Obra em quatro volumes para os 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental II. São Paulo: Moderna, 2013.

Publicado

08-03-2024

Como Citar

Silva, R. de S., Oliveira, F. W. S., & Pereira, A. C. C. (2024). Uma sugestão de atividade a partir o Anel Náutico para o estudo da Geometria. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202402. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.17891