Uma sugestão de atividade a partir o Anel Náutico para o estudo da Geometria
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.17891Palavras-chave:
Ensino de geometria, Anel náutico, Instrumentos Matemáticos, Interface entre história e ensino de matemáticaResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de graduação ainda em andamento, que busca desenvolver uma interface entre História e Ensino de Matemática. Aqui, na articulação entre essas duas áreas, procuramos estudar o Anel Náutico, na intenção de, futuramente, utilizar esse instrumento matemático histórico antigo em situações didáticas em sala de aula. Neste estudo, temos como objetivo apresentar, a partir do Anel Náutico, uma situação didática voltada ao ensino de Geometria na Educação Básica. Nessa direção, inicialmente são expostas algumas informações sobre a obra na qual está descrito o Anel Náutico, sobre o próprio instrumento e sobre o autor que o propôs. Na sequência, falamos a respeito de elementos relacionados à construção do Anel Náutico e, por fim, tratamos sobre a sequência didática para o ensino de Geometria. Durante todos esses momentos do estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, no caso específico da situação didática, tomamos ainda como aporte a Unidade Básica de Problematização (UBP). Os resultados apontam que o trabalho com o instrumento pode favorecer o ensino de alguns conceitos geométricos, por exemplo, de círculo e de ângulo. À medida em que a pessoa que está utilizando o instrumento mobiliza o conceito de ângulo, pode observar a relação existente com a circunferência, pois isso fica evidente quando é possível concluir que o ângulo junto ao centro é o dobro do que está sobre a circunferência. Diante do observado, concluímos que o trabalho com o Anel Náutico em sala de aula pode, de fato, favorecer o ensino de Geometria.
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