A visualidade no ensino de Geometria no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19572Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Mentalidades Matemáticas, Geometria, Ensino MédioResumo
A pesquisa aqui apresentada é uma síntese da dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. É uma pesquisa qualitativa e possui como objetivo geral investigar a potencialidade da visualidade na aprendizagem da Geometria, a partir de uma sequência de atividades. A fundamentação teórica está alicerçada nas ideias de Boaler sobre Mentalidades Matemáticas e os aspectos visuais. O público-alvo foi uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública na cidade de Ijuí-RS. As atividades foram aplicadas nos meses de agosto e setembro de 2021, a partir de uma sequência didática com oito questões. Os dados foram produzidos e coletados por intermédio do Google Formulário e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. A partir das questões definiram-se três categorias: “Imagem necessária”; “Imagem desnecessária” e “Sem imagem”. Como resultados, obteve-se que é necessário trabalhar mais com abordagens da matemática visual, instigando os alunos a um pensamento visual e que a escola é um local potencializador para este tipo de abordagem. Ainda, que é preciso estimular e incentivar os estudantes a desenvolveram uma mentalidade de crescimento em relação a Matemática. Conclui-se que esta abordagem ainda é recente na área do ensino da Matemática, carecendo de novas pesquisas.
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