A visualidade no ensino de Geometria no Ensino Médio

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Clara de Mello Maciel
Thaís Philipsen Grützmann

Resumo

A pesquisa aqui apresentada é uma síntese da dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. É uma pesquisa qualitativa e possui como objetivo geral investigar a potencialidade da visualidade na aprendizagem da Geometria, a partir de uma sequência de atividades. A fundamentação teórica está alicerçada nas ideias de Boaler sobre Mentalidades Matemáticas e os aspectos visuais. O público-alvo foi uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública na cidade de Ijuí-RS. As atividades foram aplicadas nos meses de agosto e setembro de 2021, a partir de uma sequência didática com oito questões. Os dados foram produzidos e coletados por intermédio do Google Formulário e foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. A partir das questões definiram-se três categorias: “Imagem necessária”; “Imagem desnecessária” e “Sem imagem”. Como resultados, obteve-se que é necessário trabalhar mais com abordagens da matemática visual, instigando os alunos a um pensamento visual e que a escola é um local potencializador para este tipo de abordagem. Ainda, que é preciso estimular e incentivar os estudantes a desenvolveram uma mentalidade de crescimento em relação a Matemática. Conclui-se que esta abordagem ainda é recente na área do ensino da Matemática, carecendo de novas pesquisas.

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Como Citar
Maciel, C. de M., & Grützmann, T. P. (2024). A visualidade no ensino de Geometria no Ensino Médio . Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202408. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19572
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Clara de Mello Maciel, Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e Pedagoga pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Rio Grande e em Tecnologias Digitais e Personalização da Educação pela Universidade do Vale do Taquari. Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Professora da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. 

Thaís Philipsen Grützmann, UFPel

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Matemática e Linguagem; em Educação – ênfase na Educação de Surdos; e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Educação pela UFPel. Atualmente é Professora Associada da UFPel, em Pelotas/RS. Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Coordenadora da Projeto MathLibras (https://wp.ufpel.edu.br/mathlibras).   

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