Desafios e possibilidades: a perspectiva dos(as) professores(as) de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20699

Palavras-chave:

Professor de Matemática. Educação Básica. Desafios.

Resumo

Este trabalho objetivou compreender o desinteresse na disciplina de matemática, de estudantes da Educação Básica, anos finais, a partir da perspectiva dos professores(as). A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa e bibliográfica de revisão de literatura de autores como Aires (2020), Barbosa (2023), Cunha (2021), Caetano (2021), Ferreira & Calixto (2021), Jesus (2021), Minayo (2020), Souza & Silva Neta (2023), entre outros. Considerando ainda, a coleta de dados de um questionário com 10 questões semiestruturadas, teve como público-alvo, 14 professores(as) da educação básica Licenciados(as) em Matemática, em um recorte temporal de atuação destes(s) profissionais docentes no período de dezembro de 2019 a 5 de março de 2023, foi possível compreender e elencar as implicações quanto ao desinteresse do estudante na disciplina de matemática.

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Biografia do Autor

Francisca Karla Klissia Alves de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maranguape

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus- Maranguape, IFCE, Brasil.Bolsista de Iniciação Científica (IC) - FUNCAP(IFCE)

Joselito Brilhante Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, CE, Brasil

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1993), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (1996), Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Ceará (2006), Especialização em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Ceará (2020) e Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2018). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Maranguape e Professor do Mestrado em Tecnologia de Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte. 

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

Souza, F. K. K. A. de, & Silva, J. B. (2024). Desafios e possibilidades: a perspectiva dos(as) professores(as) de Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202415. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20699

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