Desafios e possibilidades: a perspectiva dos(as) professores(as) de Matemática

Conteúdo do artigo principal

Francisca Karla Klissia Alves de Souza
Joselito Brilhante Silva

Resumo

Este trabalho objetivou compreender o desinteresse na disciplina de matemática, de estudantes da Educação Básica, anos finais, a partir da perspectiva dos professores(as). A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa e bibliográfica de revisão de literatura de autores como Aires (2020), Barbosa (2023), Cunha (2021), Caetano (2021), Ferreira & Calixto (2021), Jesus (2021), Minayo (2020), Souza & Silva Neta (2023), entre outros. Considerando ainda, a coleta de dados de um questionário com 10 questões semiestruturadas, teve como público-alvo, 14 professores(as) da educação básica Licenciados(as) em Matemática, em um recorte temporal de atuação destes(s) profissionais docentes no período de dezembro de 2019 a 5 de março de 2023, foi possível compreender e elencar as implicações quanto ao desinteresse do estudante na disciplina de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, F. K. K. A. de, & Silva, J. B. (2024). Desafios e possibilidades: a perspectiva dos(as) professores(as) de Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202415. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20699
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Francisca Karla Klissia Alves de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maranguape

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus- Maranguape, IFCE, Brasil.Bolsista de Iniciação Científica (IC) - FUNCAP(IFCE)

Joselito Brilhante Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, CE, Brasil

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1993), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (1996), Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Ceará (2006), Especialização em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Ceará (2020) e Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2018). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Maranguape e Professor do Mestrado em Tecnologia de Alimentos do IFCE Campus Limoeiro do Norte. 

Referências

AIRES, Camila Pinto; ALVES, Luana Leal; POZZOBONG, Marta Cristina Cezar. ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O DESINTERESSE DOS ALUNOS. Encontro Gaúcho de Educação Matemática.; (2021) -UFPei (Edição Virtual). Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/017.pdf

BARBOSA, Cleber Fernando Correa; SILVA, Paulo Vilhena da; GOMES, Cristiane Ruiz, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Estado do Pará Belém-Pará-Brasil Revista Cocar. Edição Especial N.17/2023, p.1-20 ISSN: 2237-0315 Dossiê: Hibridismo e currículo: o que aprendemos na pandemia? Disponível em:https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6375/2928

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do calendário escolar e a possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 29 abr. 2020. p. 3.

CAETANO, Marcos Antônio Guedes. 2021. “Em Tempos De Ensino Remoto: Praticando Matemática No Google Forms a Partir De Um Boletim epidemiológico Sobre O Coronavírus-Covid-19”. REMAT: Revista Eletrônica Da Matemática 7 (2). Bento Gonçalves, RS:e2004. 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i2id4856. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4856

CARVALHO, Alba Valéria Gomes. CUNHA, Marcos Roberto Da. QUIALA, Rosário Fernando. O ensino remoto a partir da pandemia, solução para o momento, ou veio para ficar? Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 05, Vol. 10, pp. 77-96. Maio de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/partir-da-pandemia ,

ESTUDOS E PESQUISAS, NOTAS - PNAD: LEVANTAMENTO DO TODOS MOSTRA PRIMEIROS IMPACTOS DA PANDEMIA NAS TAXAS DE ATENDIMENTO ESCOLA. A 02/12/2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/pnad-levantamento-do-todos-mostra-primeiros-impactos-da-pandemia-nas-taxas-de-atendimento-escolar

FERREIRA, Lara Eliza; CALIXTO , Vitória Louise (Universidade Federal de Ouro Preto - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ) - INICIO / REPORTAGENS /Desigualdade educacional no Brasil é agravada pela pandemia - Agosto 24, 2021 -https://sites.ufop.br/lamparina/blog/desigualdade-educacional-no-brasil-%C3%A9-agravada-pela-pandemia#:~:text=A%20desigualdade%20educacional%20no%20Brasil,para%20o%20ensino%20p%C3%BAblico%20e

JESUS, Pamela Tainan Nascimento de. Impactos Educacionais Causados Pela Pandemia. Orientador: Montenegro, Ana Karla Araújo.2021.62 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - UniAGES Centro Universitário, Paripiranga, 2021. -https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14873

MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SANTOS, Anderson Oramisio. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 121-155, 2020. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/download/28/214

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2020. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2020.

Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. 03/12/2019. Disponível em :http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil

SOUZA, Francisca Karla Klissia Alves de; NETA, Maria de Lourdes da Silva. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE, UM PERCURSO FORMATIVO À MARGEM DA EDUCAÇÃO. Poesis Pedagógica, Catalão -GO, v. 21, e-74634, 2023. ISSN: 2178-4442.Disponível em:https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/74634/39070

SOUZA, Francisca Karla klissia Alves de; NETA, Maria de Lourdes da Silva. MEMÓRIAS E ESCRITA DE SI, REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTITUIÇÃO DA IPD. REVISTA EDUCAÇÃO & ENSINO ISSN: 2594-4444Fortaleza, v. 8, 2024https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/566/393

SOUZA, Hyago; FANINHO, Mariana; PADOVANI, Roberto. Roteiro de Análise de Indicadores Educacionais – Abandono e Evasão Escolar, instituto Unibanco 2017-Publicação gerência de gestão de conhecimento - https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/b9c2c1e7-44ca-4492-a940-4e8dfa58989d

VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35. Disponível em:https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/01/PPP-segundo-Ilma-Passos.pdf