Desafios e possibilidades: a perspectiva dos(as) professores(as) de Matemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho objetivou compreender o desinteresse na disciplina de matemática, de estudantes da Educação Básica, anos finais, a partir da perspectiva dos professores(as). A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa e bibliográfica de revisão de literatura de autores como Aires (2020), Barbosa (2023), Cunha (2021), Caetano (2021), Ferreira & Calixto (2021), Jesus (2021), Minayo (2020), Souza & Silva Neta (2023), entre outros. Considerando ainda, a coleta de dados de um questionário com 10 questões semiestruturadas, teve como público-alvo, 14 professores(as) da educação básica Licenciados(as) em Matemática, em um recorte temporal de atuação destes(s) profissionais docentes no período de dezembro de 2019 a 5 de março de 2023, foi possível compreender e elencar as implicações quanto ao desinteresse do estudante na disciplina de matemática.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
AIRES, Camila Pinto; ALVES, Luana Leal; POZZOBONG, Marta Cristina Cezar. ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O DESINTERESSE DOS ALUNOS. Encontro Gaúcho de Educação Matemática.; (2021) -UFPei (Edição Virtual). Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/017.pdf
BARBOSA, Cleber Fernando Correa; SILVA, Paulo Vilhena da; GOMES, Cristiane Ruiz, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Estado do Pará Belém-Pará-Brasil Revista Cocar. Edição Especial N.17/2023, p.1-20 ISSN: 2237-0315 Dossiê: Hibridismo e currículo: o que aprendemos na pandemia? Disponível em:https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6375/2928
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do calendário escolar e a possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 29 abr. 2020. p. 3.
CAETANO, Marcos Antônio Guedes. 2021. “Em Tempos De Ensino Remoto: Praticando Matemática No Google Forms a Partir De Um Boletim epidemiológico Sobre O Coronavírus-Covid-19”. REMAT: Revista Eletrônica Da Matemática 7 (2). Bento Gonçalves, RS:e2004. 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i2id4856. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4856
CARVALHO, Alba Valéria Gomes. CUNHA, Marcos Roberto Da. QUIALA, Rosário Fernando. O ensino remoto a partir da pandemia, solução para o momento, ou veio para ficar? Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 05, Vol. 10, pp. 77-96. Maio de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/partir-da-pandemia ,
ESTUDOS E PESQUISAS, NOTAS - PNAD: LEVANTAMENTO DO TODOS MOSTRA PRIMEIROS IMPACTOS DA PANDEMIA NAS TAXAS DE ATENDIMENTO ESCOLA. A 02/12/2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/pnad-levantamento-do-todos-mostra-primeiros-impactos-da-pandemia-nas-taxas-de-atendimento-escolar
FERREIRA, Lara Eliza; CALIXTO , Vitória Louise (Universidade Federal de Ouro Preto - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ) - INICIO / REPORTAGENS /Desigualdade educacional no Brasil é agravada pela pandemia - Agosto 24, 2021 -https://sites.ufop.br/lamparina/blog/desigualdade-educacional-no-brasil-%C3%A9-agravada-pela-pandemia#:~:text=A%20desigualdade%20educacional%20no%20Brasil,para%20o%20ensino%20p%C3%BAblico%20e
JESUS, Pamela Tainan Nascimento de. Impactos Educacionais Causados Pela Pandemia. Orientador: Montenegro, Ana Karla Araújo.2021.62 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - UniAGES Centro Universitário, Paripiranga, 2021. -https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14873
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SANTOS, Anderson Oramisio. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 121-155, 2020. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/download/28/214
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2020. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2020.
Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. 03/12/2019. Disponível em :http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil
SOUZA, Francisca Karla Klissia Alves de; NETA, Maria de Lourdes da Silva. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE, UM PERCURSO FORMATIVO À MARGEM DA EDUCAÇÃO. Poesis Pedagógica, Catalão -GO, v. 21, e-74634, 2023. ISSN: 2178-4442.Disponível em:https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/74634/39070
SOUZA, Francisca Karla klissia Alves de; NETA, Maria de Lourdes da Silva. MEMÓRIAS E ESCRITA DE SI, REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTITUIÇÃO DA IPD. REVISTA EDUCAÇÃO & ENSINO ISSN: 2594-4444Fortaleza, v. 8, 2024https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/566/393
SOUZA, Hyago; FANINHO, Mariana; PADOVANI, Roberto. Roteiro de Análise de Indicadores Educacionais – Abandono e Evasão Escolar, instituto Unibanco 2017-Publicação gerência de gestão de conhecimento - https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/b9c2c1e7-44ca-4492-a940-4e8dfa58989d
VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35. Disponível em:https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/01/PPP-segundo-Ilma-Passos.pdf