Challenges and possibilities: the perspective of Mathematics teachers
Main Article Content
Abstract
This work aimed to understand the lack of interest in the subject of mathematics, among students in Basic Education, in the final years, from the perspective of teachers. The research was carried out with a qualitative and bibliographic approach of literature review by authors such as Aires (2020), Barbosa (2023), Cunha (2021), Caetano (2021), Ferreira & Calixto (2021), Jesus (2021), Minayo (2020), Souza & Silva Neta (2023), among others. Also considering, the data collection of a questionnaire with 10 semi-structured questions, had as target audience, 14 basic education teachers with a degree in Mathematics, in a time frame of performance of these teaching professionals in the period from December 2019 to March 5, 2023, it was possible to understand and list the implications regarding the student's lack of interest in the subject of mathematics.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
References
AIRES, Camila Pinto; ALVES, Luana Leal; POZZOBONG, Marta Cristina Cezar. ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O DESINTERESSE DOS ALUNOS. Encontro Gaúcho de Educação Matemática.; (2021) -UFPei (Edição Virtual). Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/017.pdf
BARBOSA, Cleber Fernando Correa; SILVA, Paulo Vilhena da; GOMES, Cristiane Ruiz, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Estado do Pará Belém-Pará-Brasil Revista Cocar. Edição Especial N.17/2023, p.1-20 ISSN: 2237-0315 Dossiê: Hibridismo e currículo: o que aprendemos na pandemia? Disponível em:https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6375/2928
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do calendário escolar e a possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 29 abr. 2020. p. 3.
CAETANO, Marcos Antônio Guedes. 2021. “Em Tempos De Ensino Remoto: Praticando Matemática No Google Forms a Partir De Um Boletim epidemiológico Sobre O Coronavírus-Covid-19”. REMAT: Revista Eletrônica Da Matemática 7 (2). Bento Gonçalves, RS:e2004. 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i2id4856. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4856
CARVALHO, Alba Valéria Gomes. CUNHA, Marcos Roberto Da. QUIALA, Rosário Fernando. O ensino remoto a partir da pandemia, solução para o momento, ou veio para ficar? Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 05, Vol. 10, pp. 77-96. Maio de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/partir-da-pandemia ,
ESTUDOS E PESQUISAS, NOTAS - PNAD: LEVANTAMENTO DO TODOS MOSTRA PRIMEIROS IMPACTOS DA PANDEMIA NAS TAXAS DE ATENDIMENTO ESCOLA. A 02/12/2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/pnad-levantamento-do-todos-mostra-primeiros-impactos-da-pandemia-nas-taxas-de-atendimento-escolar
FERREIRA, Lara Eliza; CALIXTO , Vitória Louise (Universidade Federal de Ouro Preto - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ) - INICIO / REPORTAGENS /Desigualdade educacional no Brasil é agravada pela pandemia - Agosto 24, 2021 -https://sites.ufop.br/lamparina/blog/desigualdade-educacional-no-brasil-%C3%A9-agravada-pela-pandemia#:~:text=A%20desigualdade%20educacional%20no%20Brasil,para%20o%20ensino%20p%C3%BAblico%20e
JESUS, Pamela Tainan Nascimento de. Impactos Educacionais Causados Pela Pandemia. Orientador: Montenegro, Ana Karla Araújo.2021.62 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - UniAGES Centro Universitário, Paripiranga, 2021. -https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14873
MORAES, Dinorá de Fátima Gonçalves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SANTOS, Anderson Oramisio. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SABERES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 121-155, 2020. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/download/28/214
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2020. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2020.
Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. 03/12/2019. Disponível em :http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil
SOUZA, Francisca Karla Klissia Alves de; NETA, Maria de Lourdes da Silva. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE, UM PERCURSO FORMATIVO À MARGEM DA EDUCAÇÃO. Poesis Pedagógica, Catalão -GO, v. 21, e-74634, 2023. ISSN: 2178-4442.Disponível em:https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/74634/39070
SOUZA, Francisca Karla klissia Alves de; NETA, Maria de Lourdes da Silva. MEMÓRIAS E ESCRITA DE SI, REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTITUIÇÃO DA IPD. REVISTA EDUCAÇÃO & ENSINO ISSN: 2594-4444Fortaleza, v. 8, 2024https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/566/393
SOUZA, Hyago; FANINHO, Mariana; PADOVANI, Roberto. Roteiro de Análise de Indicadores Educacionais – Abandono e Evasão Escolar, instituto Unibanco 2017-Publicação gerência de gestão de conhecimento - https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/b9c2c1e7-44ca-4492-a940-4e8dfa58989d
VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35. Disponível em:https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/01/PPP-segundo-Ilma-Passos.pdf