Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em Processo de Lesson Study on-line: adaptações, desafios e inovações

Palavras-chave: Lesson Study on-line. Ensino de Matemática. Ensino Médio.

Resumo

No Brasil, o desenvolvimento da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM) em processo de Lesson Study (LS) é recente e tem se revelado um momento privilegiado de aprendizagem profissional ao integrar professores orientadores, supervisores e futuros professores em ações reflexivas e colaborativas sobre o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Diante destas possibilidades, temos desenvolvido a disciplina de ECSM em processo de LS, em situações de ensino presencial, híbrido e remoto, no contexto da Licenciatura em Matemática, da Universidade de Brasília. Neste texto, discutimos aspectos de um segundo ciclo de LS, realizado no segundo semestre de 2020, com o objetivo de compreender as adaptações, os desafios e as inovações necessárias ao se desenvolver o ECSM em processo de LS on-line em situação de Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir dos elementos construídos em um LS presencial. Os dados construídos revelam os recursos tecnológicos inseridos, ao longo das etapas, e como eles possibilitaram a interação entre os participantes. Igualmente, revelam as adaptações necessárias para ampliar a participação dos estudantes no ERE e as experiências de docência dos estagiários. Assim, entendemos o LS on-line como possibilidade para contextos formativos atuais e futuros, de modo a minimizar distâncias geográficas, integrar professores orientadores e supervisores de diferentes escolas e universidades, ampliando a colaboração e o próprio desenvolvimento do LS enquanto processo de desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Matemática (1995) e Especialização em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em instituições de ensino públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática; 3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática e Psicopedagogia;coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática; Docente e orientadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT); 4) na Educação à Distância como tutora, formadora e autora de material didático para a formação continuada de professores que ensinam matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio) e alfabetizadores de Jovens e Adultos; Atuou como primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013); Atuou como Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Distrito Federal (Gestão 2014-2017); Desenvolve consultorias desde 2002 para o Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Secretarias Estaduais de Educação nas áreas de tecnologia educacional, formação de professores (presencial, semipresencial e à distância) e avaliação em matemática; Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília(UnB); Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMat/IE/UnB); Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (UnB); Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM); Grupo de Pesquisa Formação Matemática para o Ensino (ForMatE/UFABC) e Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (ÁBACO/FE/UnB).

Maria Dalvirene Braga, Universidade de Brasília

ossui Licenciatura em Ciências (1987) e em Matemática (1990) pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduação em Educação Matemática pela Faculdade Jesus Maria José (2009) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2014). É pesquisadora da Universidade de Brasília e professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atualmente é professora voluntária do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília, objetivando participar na coordenação pedagógica das Especializações em Metodologias de Ensino em Matemática ? Anos Iniciais e Ensino Básico, auxiliar na criação da revista científica em ensino de matemática com professores da área e com os grupos de pesquisa GIEM e PI, dar continuidade à realização de projetos de pesquisa das linhas do grupo GIEM, aprovados pelo colegiado do MAT, participar de atividades na área de ensino, extensão e orientação de alunos da graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, matemática ensino médio, educação, matemática e a língua materna, Resolução de problemas, currículo de educação básica e formação de professores. Integra o Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da Universidade de Brasília - GIEM/CNPq/UnB, no qual coordena a linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de matemática no Ensino Médio. É Consultora Externa do Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef.

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Estágios Posdoutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilla. Atualmente é pesquisador PQ do CNPq (nível 1D) e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado). Temas e linhas de pesquisa e de atuação docente: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática. Membro da "Rede Iberoamericana de investigadores sobre Conhecimento Especializado de Professores de Matemática", envolvendo pesquisadores da área de Educação Matemática de 10 países. Foi assessor de projetos de pesquisa e programas de formação docente no exterior (Guatemala e Portugal). Foi Professor Visitante na Universidade de Córdoba (Argentina) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Desde 1996 é assessor científico da FAPESP. No triênio de 2007-2009 e no quadriênio de 2013-2016, foi membro do Comitê de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES - Área de Educação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (junho/2010 - julho/2014) e Coordenador Geral de Pós-Graduação da FE/UNICAMP (2011-2014). Desde março de 2015 é Editor Científico da Revista Zetetiké. Recentemente, de julho/2017 a junho/2020, foi membro do Comitê de Assessoramento da Área de Educação (CA-Ed) do CNPq.

Referências

ANDREW, Vincent. The experience of facilitating lesson study in Brunei Darussalam: a practice insight working paper. CollectivED Working Paper, Carnegie School of Education, v. 10, p. 40-44, Leeds Beckett University, 2020. Disponível em: https://www.leedsbeckett.ac.uk/-/media/files/research/collectived/collectived-issue-10.pdf. Acesso em: 11 nov. 2021.

BARBOSA, Cirléia Pereira; LOPES, Celi Espasandin. O estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática: um panorama das pesquisas brasileiras. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7 - SIPEM. 2018, Foz do Iguaçu, Paraná, Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018, p. 1-12.

BARBOSA, Cirléia Pereira; LOPES, Celi Espasandin. Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre o Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática, Guarulhos/SP, v. 18, p. e021014, 26 mar. 2021.

BALDIN, Yuriko Yamamoto. O significado da introdução da Metodologia Japonesa de Lesson study nos Cursos de Capacitação de Professores de Matemática no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA SBPN E SIMPÓSIO BRASIL-JAPÃO, 18. 2009, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo, SP, SBPN, 2009.

BALDIN, Yuriko Yamamoto; FELIX, Thiago Francisco. A pesquisa de aula (Lesson study) como ferramenta de melhoria da prática na sala de aula. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13. CIAEM, 2011, Recife. Anais [...]. Recife, Brasil, 2011.

BAPTISTA, M. et al. O Lesson Study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional. In: SANTOS, Leonor et al. (Eds.). Investigação em Educação Matemática 2012: práticas de ensino da Matemática. 2012. p. 494 - 505.

BEZERRA, Renata Camacho. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Lesson Study. 2017. 210 f. Tese (Doutorado em Educação)– Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, 2017.

CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Desenvolvimento Profissional em comunidades de aprendizagem docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-18, 2018.

CRECCI, Vanessa Moreira; PAULA, Andrey de; FIORENTINI, Dario. Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos iniciais que participa de um Lesson Study Híbrido. Educere et Educare, [s. l.], v. 14, p. 1-21, 2019.

CRUZ, Maria Aparecida Silva; BITTAR, Marilena. O futuro professor de matemática no estágio supervisionado: uma experiência de formação compartilhada no contexto da Lesson Study. Educação Matemática em Revista, Porto Alegre, v. 2, p. 123-133, 2019.

CRISTOVÃO, Eliane Matesco; FIORENTINI, Dario. A investigação narrativa no estudo da aprendizagem de professores de matemática em espaços colaborativos híbridos universidade-escola. Sisyphus - Journal of Education, [s. l.], v. 9, p. 34-60, 2021.

CURI, Edda. Reflexões sobre um Projeto de Pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study. In: CURI, Edda; NASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira; VECE, Janaina Pinheiro. (Org.). Grupos Colaborativos e Lesson Study: contribuições para a melhoria do ensino de Matemática e desenvolvimento profissional de professores. São Paulo: Alexa Cultural, 2018, p. 17-33.

DUDLEY, Peter. Lesson Study: professional learning for our time. Abingdon: Routledge, 2015.

FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes; FERREIRA, Ana Cristina; LOPES, Celi Espasadim; FREITAS, Maria Teresa Meneses; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p. 137-160, 2002.

FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema [online], v. 27, n. 47, p. 917-938, 2013.

FIORENTINI, Dario; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. (Org.) Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.

FIORENTINI, D.; RIBEIRO, C.M.; CRECCI, V.M.; LOSANO, A. L.; VIDAL, C.P.; FERRASSO, T. Estudo de uma experiência de Lesson Study Híbrido na formação docente em matemática: contribuições de/para uma didática em ação. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 19. 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador, p. 1-38. 2018.

GOMES, M. L. M. Os 80 anos do primeiro curso de Matemática brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. Bolema, Rio Claro, v. 30, n.55, p. 424-438, 2016.

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS REVISÕES SISTEMÁTICAS - GEPFPM.. In: OLIVEIRA, A. M. P.; ORTIGÃO, M. I. R. (Orgs.). Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2018. p. 234-254.

HUANG, Rongjin; TAKAHASHI, Akihiko; PONTE, João Pedro da (Org.). Theory and Practice of Lesson Study in Mathematics. Springer International Publishing, 2019.

JÄHRING WANDERLEY, Roger Artur; VEIGA FERREIRA DE SOUZA, Maria Alice. Lesson Study como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática sobre o Conceito de Volume. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande/MS, v. 13, n. 33, p. 1-20, 22 set. 2020.

QUARESMA, Marisa; PONTE, João Pedro da; BAPTISTA, Mônica; MATA-PEREIRA, Joana. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 25. 2014, Braga. Anais […]. Braga: APM, p. 311-325, 2014.

LEWIS, Catherine. How does lesson study improve mathematics instruction? ZDM: Mathematics Educacion, [s. l.], v. 48, n. 4, p. 571-580, 2016.

LEWIS, Catherine; HURD, Jacqueline. Lesson study step by step: how teacher learning communities improve instruction. Portsmouth: Heinemann, 2011.

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela; PEREIRA, Patrícia Sandalo; POZEBON, Simone; CEDRO, Wellington Lima. Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras. Zetétike, Campinas, v. 25, n. 1, p. 75-93, 2017.

LOPES, Celi Espasandin; TRALDI, Armando; FERREIRA Ana Cristina (Org.). O estágio na formação inicial do professor que ensina matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

LÜDKE, M. Avaliação Institucional: formação de docentes para o Ensino Fundamental e Médio (As Licenciaturas). Estudos e Debates 19 - Brasília: INEP; Rio de Janeiro: PUC/RJ, 1997, p. 137- 215.

INCIKABI, Lutfi; KACAR, Ahmet Analyzing Prospective Mathematics Teachers’ Development of Teaching Practices in Mathematics: A Lesson Study Approach. In: KEENGWE, J.; ONCHWARI, G. (Eds.), Handbook of Research on Learner-Centered Pedagogy in Teacher Education and Professional Development. Hersley, PA: IGI Global, 2017. p. 206-225.

MARTÍNEZ, S.; GUÍÑEZ, F.; ZAMORA, R.; BUSTOS, S.; RODRIGUEZ, B. On the instructional model of a blended learning program for developing mathematical knowledge for teaching", ZDM Mathematics Education, [s. l.], v. 52, p. 877–891, 2020.

PINA NEVES, Regina da Silva; FIORENTINI, Dario. Aprendizagens de Futuros Professores de Matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em Processo de Lesson Study. Perspectivas da Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 34, p. 1-30, 2021.

PINA NEVES, Regina da Silva; FIORENTINI, Dario; SILVA, Janaína Mendes Pereira. Lesson Study e o Estágio Curricular Supervisionado em Matemática: aprendizagens e aprendizados docentes. PARADIGMA, 2022 (no prelo).

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SBEM. A formação do professor de matemática no curso de licenciatura: reflexões produzidas pela comissão paritária SBEM/SBM. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Boletim SBEM, n. 21, fevereiro, p. 1-42, 2013.

RICHIT, Adriana; PONTE, João Pedro da; TOMKELSKI, Mauri. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 54-81, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961

SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020. 260 f. (Tese de Doutorado)- Universidade Federal de Pernambuco. Recife/PE, 2020.

SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de; WROBEL, Julia Schaetzle; BALDIN, Yuriko Yamamoto. Lesson Study como Meio para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática - Entrevista com Yuriko Yamamoto Baldin. Boletim GEPEM. n. 73 – jul. /dez. 2018. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2018.020 . Acesso em: 15 fev. 2019.

SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de; WROBEL, Julia Schaetzle; GAIGHER, Vanessa Ribeiro. Planejamentos colaborativos e reflexivos de aulas baseadas em resolução de problemas verbais de matemática. Revista VIDYA, [s. l.], v. 37, n. 1, p. 51-73, jan./jun., 2017 - Santa Maria, 2017.

ZIMMER, Iara. Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Matemática: um componente curricular em discussão. 2017. 220 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.

Publicado
2021-12-07
Métricas
  • Visualizações do Artigo 236
  • PDF (PORTUGUÊS) downloads: 99
Como Citar
Pina Neves, R. da S., Braga, M. D., & Fiorentini, D. (2021). Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em Processo de Lesson Study on-line: adaptações, desafios e inovações. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202135. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.13139
Seção
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática