Pasantía curricular supervisada en matemáticas en el proceso de estudio de lecciones en línea: adaptaciones, desafíos e innovaciones

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Regina da Silva Pina Neves
Maria Dalvirene Braga
Dario Fiorentini

Resumen

En Brasil, el desarrollo de la asignatura de Passantía Curriculares Supervisadas en Matemáticas (ECSM) en el proceso de Estudio de Lecciones (LS) es reciente y ha demostrado ser un momento privilegiado de aprendizaje profesional, ya que integra a profesores orientadores, supervisores y futuros profesores en reflexiones y acciones colaborativas en la enseñanza de las matemáticas en los últimos años de la escuela primaria y secundaria. En vista de estas posibilidades, hemos desarrollado la disciplina de ECSM en el proceso de LS, en situaciones de enseñanza presencial, híbrida y remota, en el contexto de la Licenciatura en Matemáticas, en la Universidad de Brasilia. En este texto, discutimos aspectos de un segundo ciclo de LS realizado en el segundo semestre de 2020,  con el fin de comprender las adaptaciones, desafíos e innovaciones necesarias para desarrollar el ECSM en un proceso de LS en línea en una situación de Emergencia de Enseñanza Remota (ERE), a partir de los elementos construidos en un LS presencial. Los datos construidos revelan los recursos tecnológicos insertados a lo largo de las etapas y cómo permitieron la interacción entre los participantes. Asimismo, revelan las adaptaciones necesarias para ampliar la participación de los estudiantes en los ERE y las experiencias docentes de los pasantes. Así, entendemos la LS en línea como una posibilidad para los contextos formativos actuales y futuros con el fin de minimizar las distancias geográficas, integrar profesores y supervisores de diferentes escuelas y universidades, ampliando la colaboración y el propio desarrollo de la LS en línea.

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Cómo citar
Pina Neves, R. da S., Braga, M. D., & Fiorentini, D. (2021). Pasantía curricular supervisada en matemáticas en el proceso de estudio de lecciones en línea: adaptaciones, desafíos e innovaciones. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202135. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.13139
Sección
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática
Biografía del autor/a

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Matemática (1995) e Especialização em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em instituições de ensino públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática; 3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática e Psicopedagogia;coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática; Docente e orientadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT); 4) na Educação à Distância como tutora, formadora e autora de material didático para a formação continuada de professores que ensinam matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio) e alfabetizadores de Jovens e Adultos; Atuou como primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013); Atuou como Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Distrito Federal (Gestão 2014-2017); Desenvolve consultorias desde 2002 para o Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Secretarias Estaduais de Educação nas áreas de tecnologia educacional, formação de professores (presencial, semipresencial e à distância) e avaliação em matemática; Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília(UnB); Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMat/IE/UnB); Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (UnB); Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM); Grupo de Pesquisa Formação Matemática para o Ensino (ForMatE/UFABC) e Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (ÁBACO/FE/UnB).

Maria Dalvirene Braga, Universidade de Brasília

ossui Licenciatura em Ciências (1987) e em Matemática (1990) pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduação em Educação Matemática pela Faculdade Jesus Maria José (2009) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2014). É pesquisadora da Universidade de Brasília e professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atualmente é professora voluntária do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília, objetivando participar na coordenação pedagógica das Especializações em Metodologias de Ensino em Matemática ? Anos Iniciais e Ensino Básico, auxiliar na criação da revista científica em ensino de matemática com professores da área e com os grupos de pesquisa GIEM e PI, dar continuidade à realização de projetos de pesquisa das linhas do grupo GIEM, aprovados pelo colegiado do MAT, participar de atividades na área de ensino, extensão e orientação de alunos da graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, matemática ensino médio, educação, matemática e a língua materna, Resolução de problemas, currículo de educação básica e formação de professores. Integra o Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da Universidade de Brasília - GIEM/CNPq/UnB, no qual coordena a linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de matemática no Ensino Médio. É Consultora Externa do Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef.

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Estágios Posdoutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilla. Atualmente é pesquisador PQ do CNPq (nível 1D) e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado). Temas e linhas de pesquisa e de atuação docente: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática. Membro da "Rede Iberoamericana de investigadores sobre Conhecimento Especializado de Professores de Matemática", envolvendo pesquisadores da área de Educação Matemática de 10 países. Foi assessor de projetos de pesquisa e programas de formação docente no exterior (Guatemala e Portugal). Foi Professor Visitante na Universidade de Córdoba (Argentina) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Desde 1996 é assessor científico da FAPESP. No triênio de 2007-2009 e no quadriênio de 2013-2016, foi membro do Comitê de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES - Área de Educação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (junho/2010 - julho/2014) e Coordenador Geral de Pós-Graduação da FE/UNICAMP (2011-2014). Desde março de 2015 é Editor Científico da Revista Zetetiké. Recentemente, de julho/2017 a junho/2020, foi membro do Comitê de Assessoramento da Área de Educação (CA-Ed) do CNPq.

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