Reflexões sobre os desafios para a aprendizagem matemática na Educação Básica durante a quarentena

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Marcele da Silva Santos
Neide da Fonseca Parracho Sant’Anna

Resumo

O objetivo do artigo é suscitar reflexões sobre possíveis desafios para o ensino e a aprendizagem matemática na Educação Básica durante a quarentena, devido à COVID19. Foi desenvolvido a partir das diretrizes legais educacionais criadas para validar a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia, atentando para a diferenciação do ensino remoto emergencial e o ensino a distância, diante deste fato de inédita ocorrência na Educação Básica. Discorremos sobre as dificuldades encontradas pelos alunos nesse momento onde o ensino está sendo realizado de forma remota. Abordamos através da análise de referencial teórico e de situações reais a superação dos docentes e a importância da formação continuada e tecnológica do professor. Sugerimos possibilidades para aprendizagens significativas nesse contexto atual. E destacamos a necessidade de enfrentamento do problema com a aplicação de políticas públicas educacionais que promovam a igualdade de oportunidades, a equidade.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, M. da S., & Sant’Anna, N. da F. P. (2020). Reflexões sobre os desafios para a aprendizagem matemática na Educação Básica durante a quarentena . Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202013. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10240
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Marcele da Silva Santos, SEEDUC_RJ / Prefeitura Municipal de Macaé

Mestre em práticas da Educação Básica pelo Colégio Pedro II (2016). Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela UFF (2012).Graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009).

Neide da Fonseca Parracho Sant’Anna, Colégio Pedro II

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Exerceu no Colégio Pedro II as funções de Chefe do Departamento de Matemática, Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Seus temas de pesquisa, sobre os quais tem ministrado minicursos em diversos congressos da área de Educação Matemática, incluem o ensino de frações e a teoria de van Hiele.

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