Estágio Curricular Supervisionado no Contexto do Ensino Remoto: análise da visão de futuros professores de Matemática

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Marcelo Carlos de Proença
Luiz Otavio Rodrigues Mendes
Ana Beatriz de Oliveira

Resumo

Tendo em vista os processos formativos de professores em meio ao isolamento social, provocado pela pandemia da COVID-19, podemos voltar nossos olhares sobre como ocorre o desenvolvimento do estágio. Assim, o objetivo do artigo é analisar a visão de futuros professores de matemática sobre a vivência no estágio curricular supervisionado no contexto do ensino remoto. Participaram 13 futuros professores de matemática que estavam no terceiro ano do curso, os quais responderam a duas questões sobre o estágio na forma de ensino remoto. A pesquisa é qualitativa e de cunho descritivo, de modo que os dados foram analisados na perspectiva da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que os pontos positivos foram o apoio do professor supervisor para a realização das atividades de estágio e a aprendizagem de tecnologias, de modo que seu uso deve fazer parte do ensino escolar. Os resultados também mostraram que os pontos negativos corresponderam à pouca presença dos alunos nas aulas online, à falta de contato com os alunos e os professores e à falta de acesso direto às plataformas para conduzirem as atividades. Concluímos que o estágio é um eixo formativo que deve ser vivenciado em contato com a realidade escolar e que as tecnologias utilizadas no ensino remoto despertaram o olhar para a necessidade de repensar o uso de outras tecnologias em sala de aula.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Proença, M. C. de, Mendes, L. O. R. ., & Oliveira, A. B. de. (2021). Estágio Curricular Supervisionado no Contexto do Ensino Remoto: análise da visão de futuros professores de Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202108. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.11965
Seção
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática
Biografia do Autor

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Ptofessor Associado do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, campus sede em Maringá, Paraná-Brasil. Atuo na Educação Matemática nos seguintes tema: Resolução de problemas no ensino e aprendizagem de Matemática. Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Formação de conceitos geométricos, aritméticos e algébricos.

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