O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos contextos de ensino presencial, remoto e híbrido - Dossiê Temático
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma etapa importante e fundamental do processo de formação docente. Trata-se de um momento em que o licenciando volta à prática escolar para estudá-la e compreendê-la, projetando e realizando ações que visam concretizar essa experiência como aprendiz de professor. É, portanto, uma fase rica de aprendizagem e desenvolvimento profissional e de constituição de sua identidade como professor de matemática. Entretanto, nos anos de 2020 e 2021, em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), estagiários, formadores e coordenadores de estágio da universidade e supervisores da escola básica foram desafiados a reinventar suas práticas formativas. Assim, foi necessário mobilizar recursos tecnológicos e negociar outras possibilidades formativas, sob uma nova organização curricular, de modo que o estágio, ainda que remoto, pudesse ser um espaço-tempo relevante de formação e aprendizagem do futuro professor de matemática. O presente dossiê reúne estudos desenvolvidos em situação de ensino remoto, virtual, semipresencial ou híbrido e contribuições importantes para a compreensão ou proposição de práticas possíveis de estágios. Além disso, nos sugerem a criação de observatórios de estágio, nos quais as práticas, as condições de oferta, o desenvolvimento das intervenções letivas nas escolas, as diferentes formas de pareceria e colaboração entre universidade e escola, entre universidade e secretarias municipais e estaduais de educação e entre formadores da Universidade, estagiários e supervisores da escola possam ser amplamente mapeadas, descritas, analisadas e permanente avaliadas.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ANDRADE, S. V. R.; BEZERRA, R. C.; CAETANO, R. S. Estágio Curricular Supervisionado na Pandemia da Covid-19: (Re) pensando a formação inicial do professor de Matemática. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01/20, e202122, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12397.
ARAUJO, A. S.; SOUZA, P. N.; PORTO NASCIMENTO, A. M. Oficinas de Matemática no Projeto Social Cata-Vento: uma prática em Educação Não Formal. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01 p. 01-20, e202128, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12086.
ARAÚJO, H. M. C.; MARIN, D.; SOUZA JUNIOR, A. J. Estágio Supervisionado na formação de professores de Matemática, na modalidade a distância: reflexos da pandemia. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-25, e202132, jan./dez., 2021.
ARAÚJO, M. L. H. S.; GRILO, J. S. P. Reconfigurando o Estágio Curricular Obrigatório em Matemática para o Contexto de Ensino Remoto Emergencial. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-25, e202111, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12146.
BRAGA, M. D.; PINA NEVES, R. S.; MENDONÇA, M. P. N.; OLIVEIRA, C. F. B. O Estágio Curricular Supervisionado e o Ensino Remoto: percepções de futuros professores de matemática. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-25, e202130, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12765.
BURIGATO, S. M. M. S.; SANTOS, C. M.. Condições e restrições do estágio supervisionado no ensino remoto, no curso de Matemática - Licenciatura Da UFMS. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-24, e202124, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12389.
CHAGAS, I. B.; FERREIRA, A. R. C. Vivências no ensino de Álgebra no 7° ano em contexto remoto a partir de uma experiência no Estágio Supervisionado. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-26, e202114, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12311.
FELCHER, C. D. O.; FERREIRA, A. L. A. O estágio curricular supervisionado na compreensão de licenciados : Perspectivas, Desafios e Aprendizagens. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v.02, n.01, p. 01-20, e202112, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12392.
JULIO, R. S.; LIMA, D. C. Produções de conhecimento a partir do estágio de forma remota no Ensino Médio em Minas Gerais. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-20, e202120, jan./dez., 2021., DOI: 10.47207/rbem.v2i01.11996.
LIMA, A. C. S.; BARBOSA, P. L. Estágio Supervisionado como espaço de aprendizagem na licenciatura em Matemática. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01/19, e202123, jan./dez., 2021., DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12017.
LIMA, F. J.; SILVA, R. Para além das aparências: desafios e percepções diante da oferta do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro no contexto do ensino remoto. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-20, e202109, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12370.
MARTINS, P. B. M.; NASCIMENTO, J. C. P.; CARVALHO, J. G. Conhecimentos e aprendizagens produzidas e mobilizadas por futuros professores em uma disciplina de Estágio Possibilidades no Contexto Pandêmico. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01 p. 01-24, e202127, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12132.
MENDUNI-BORTOLOTI, R. D’ A.; OLIVEIRA, K. V. G. A Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino no Estágio Remoto Emergencial. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-23, e202133, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12159.
MIOLA, A. F. S.; JORGE, N. M.; PEREIRA, P. S. Estágio Supervisionado em Matemática e a Espiral Formativa: uma experiência vivenciada em aulas presenciais e remotas. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-19, e202125, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12400.
PINA NEVES, R. S.; BRAGA, M. D.; FIORENTINI, D. Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em Processo de Lesson Study on-line: adaptações, desafios e inovações. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-31, e202135, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.13139.
PIRES, M. A. L. M.; MENDES, I. A. Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores de Matemática: limites e possibilidades. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-22, e202113, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12166.
PROENÇA, M. C.; MENDES, L. O. R.; OLIVEIRA, A. B. Estágio Curricular Supervisionado no Contexto do Ensino Remoto: análise da visão de futuros professores de Matemática. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n.1, p. 01-21, e202108, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.11965.
SANTOS, M. R. DOS; DEODATO, A. A. Estágio Remoto de Matemática: o que se mostra além da tela plana? . Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. e202129, 7 dez. 2021.
SANTOS, J.; MOREIRA, J.; DA SILVA, J. N. D. Uma Experiência de Estágio Supervisionado no Ensino Remoto: Um trabalho com a cesta básica. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. e202115, 7 dez. 2021.
SANTOS, I. S. G.; SILVA, J. M. B.; CEDRO, W. L. Aprendendo a ensinar Matemática no Ensino Remoto. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, p. 01-20, e202119, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12157.
SILVA, F. M.; BORELLI, S. S.. O Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor: A experiência em uma escola municipal de São Paulo e os seus desafios em Tempos Pandêmicos. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, p. 01-19, e202117, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12320.
SOUZA, J. C. S. DE; SOARES, W. M. Estágio Supervisionado na formação inicial do docente de matemática no contexto do ensino remoto: reflexões sobre a experiência do Instituto Federal de Brasília - Campus Estrutural. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. e202134, 7 dez. 2021.
TAVEIRA, F. A. L.; SILVA, S. R. V. O Estágio Digital Supervisionado em um curso de Licenciatura em Matemática no interior do Estado de São Paulo: uma narrativa problematizada. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-17, e202131, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12385.
VIANA, D. S. B.; MENDUNI-BORTOLOTI, R. D’A. Estágio Supervisionado contribuindo com o processo formativo de uma mestranda em estágio de docência na pandemia. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, p. 01-22, e202118, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12165.
ZAMPIERI, M. T.; SOUSA, M. C.; GAMA, R. P. O estágio supervisionado compartilhado de matemática no contexto pandêmico: ações do movimento de uma política institucionalizada. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 02, n. 01, p. 01-25, e202126, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12225.
ZANON, Thiarla Xavier Dal-Cin. Entre Lives, Textos e Contextos: o Estágio Supervisionado na EJA em Tempos de Ensino Remoto. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 03, n. 01, p. 01-28, e202110, jan./dez., 2021. DOI: 10.47207/rbem.v2i01.12130.