Explorando Caminhos para o Ensino e Aprendizagem de Matemática: Contribuições da Revista Baiana de Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.19858

Palavras-chave:

Revista Baiana de Educação Matemática, Volume 4, Produção científica

Resumo

Nos últimos quatro anos, assumimos com a Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) o compromisso de democratizar o acesso ao conhecimento científico, proporcionando um espaço aberto e gratuito para autores de todo o Brasil e de outros países comunicarem os resultados de suas pesquisas e experiências. Durante esse período, mantivemos rigor editorial, orgulhando-nos de ser reconhecidos como uma fonte qualificada de comunicação científica. Desde 2020, nossa ênfase tem sido em trabalhos que se concentram em discutir a prática e formação do professor que leciona Matemática, a realidade escolar, e o processo de ensino-aprendizagem dessa ciência.

Os 21 artigos e relatos de experiência aceitos para publicação neste volume 4, abordam uma variedade de temas relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática, explorando diferentes estratégias, metodologias e desafios enfrentados pelos educadores. Eles discutem experiências, com o uso de materiais manipuláveis e a resolução de problemas, para tornar o ensino de Matemática mais dinâmico. Além disso, destacam a importância da inclusão de alunos com necessidades especiais, como aqueles com síndrome de Down, e propõem abordagens pedagógicas específicas para atender às suas necessidades de aprendizagem, enfatizando a importância do planejamento cuidadoso e da colaboração entre os educadores e outros profissionais envolvidos. 

Outros temas recorrentes incluem a análise de materiais didáticos, como livros didáticos e vídeos educacionais, buscando identificar como esses recursos podem ser mais eficazes no ensino de conceitos matemáticos. Além disso, abordam as dificuldades dos alunos na interpretação de problemas matemáticos e propõem estratégias para superar esses obstáculos. Em suma, os artigos e relatos de experiência refletem a preocupação em melhorar a qualidade do ensino da matemática, oferecendo insights valiosos sobre práticas pedagógicas inovadoras, adaptações curriculares e abordagens inclusivas que visam atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou limitações. Apresentaremos brevemente, a seguir, cada uma dessas produções, destacando os principais pontos de cada uma delas.

No artigo intitulado "Formação em Matemática por meio de invenções científico-tecnológicas voltadas aos impactos sociais: uma revisão de literatura" (Azevedo e Maltempi, 2023), é apresentado um estudo de revisão sistemática da literatura sobre Formação em Matemática utilizando invenções científico-tecnológicas para tratar sintomas da doença de Parkinson. Já em "Análise do livro didático de matemática: um estudo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação utilizadas e da atenção seletiva na aprendizagem da função seno" (Nascimento, Mattos e Fonseca, 2023), foi realizado um estudo com o objetivo de analisar a presença de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a atenção seletiva na aprendizagem da função seno em um livro didático.

Oliveira, Silva Neto e Silva (2023) discutem em seu texto o desenvolvimento de uma atividade didática no Ensino Médio sobre o método de Arquimedes para determinação de medidas do círculo, aliado ao uso de materiais concretos. A pesquisa adota a investigação histórica no ensino de Matemática, visando uma atividade investigativa e criativa que promova argumentação e comunicação entre os alunos. Por outro lado, Alves e Menezes (2023) analisam ações didáticas relacionadas ao ensino de áreas de figuras planas, com destaque para o uso do Software Geogebra e do site Phet Colorado, em uma escola municipal no Ceará. O estudo propõe uma Situação Didática Olímpica (SDO) para duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II, visando abordar Problemas Olímpicos (PO’s) em aulas regulares de matemática.

Pinheiro e Carneiro (2023), em seu artigo, propuseram uma experiência para auxiliar os alunos a compreender melhor o conteúdo de Trigonometria no Ensino Médio. A proposta consistiu em utilizar Narrativas Históricas Ilustrativas para tornar as aulas mais interessantes, dinâmicas e contextualizadas. A pesquisa foi realizada em duas etapas e teve por objetivo alcançar uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem das aulas de Trigonometria.  Braga e Neiva (2023) investigaram os fatores que influenciam a aprendizagem matemática nos anos iniciais da Educação Básica, visando fornecer subsídios para uma prática docente voltada para a formação cidadã, sinalizando que aprender matemática permite aos alunos compreender melhor o mundo ao seu redor, questioná-lo criticamente e agir em prol de sua transformação, se necessário.

Vitalino, Teixeira e Santos (2023) apresentam os resultados de uma investigação sobre a formação inicial de professores de Matemática, focando na articulação entre teoria e prática. A pesquisa, baseada em revisão de literatura, identificou ações que promovem essa articulação e examinou como essas ações contribuem para o desenvolvimento profissional dos futuros professores. Machado Júnior et al. (2023) analisaram em seu texto de pesquisa o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, comparando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizando a Hermenêutica de Profundidade, investigam tanto os aspectos internos dos documentos quanto o contexto social, político e econômico em que foram elaborados e destacam mudanças como a antecipação de alguns conteúdos na BNCC, a ampliação da abordagem de conceitos e procedimentos, e a ausência de certos conteúdos presentes nos PCN.

Quimuanga, José e Domínguez (2023) adotaram uma abordagem predominantemente qualitativa e explicativa em "O ensino da Estatística baseado na resolução de problemas: Uma estratégia didática de trabalho com os alunos de uma Escola Primária em Angola", com o objetivo de identificar a influência da resolução de problemas na aprendizagem da Estatística por 80 alunos da 6ª Classe da Escola Primária nº 677 de Kimaiúngui. Diniz, Ferreira e Diniz (2023), em "Educação Matemática na Bahia: contribuições da professora Adelaide Reis Mendonça", apresentaram as contribuições da professora Adelaide Reis Mendonça para a Educação Matemática na Bahia. Realizaram entrevistas com a professora e adotaram uma abordagem histórica, explorando sua trajetória pessoal e profissional, suas práticas como educadora matemática no ensino superior, sua participação no Encontro Baiano de Educação Matemática (EBEM) e seu papel na formação de professores. O artigo visa contribuir para o entendimento da História da Educação Matemática na Bahia e fornecer perspectivas para pesquisas futuras sobre o ensino e a formação de professores de matemática no estado, destacando o EBEM como um evento significativo nesse processo.

Santana Oliveira e Fonseca (2023) realizaram uma análise dos obstáculos epistemológicos e didáticos relacionados às transformações trigonométricas presentes no livro didático "Matemática e suas tecnologias" de Souza (2021), disponível no PNLEM 2021. O estudo foi conduzido como um levantamento bibliográfico, seguindo os princípios de Bachelard (2006) e revelou que a maioria dos livros didáticos a partir do PNLEM 2018 deixou de abordar esse tema, seguindo as diretrizes dos documentos normativos nacionais. Por sua vez, Santos e Jucá (2023) realizaram uma revisão de estudos sobre a formação de professores polivalentes e o ensino de frações, com o objetivo de levantar conhecimentos e dificuldades apontados nessas pesquisas. A revisão identificou lacunas de conhecimento pedagógico e de conteúdo sobre frações entre estudantes de Pedagogia em formação inicial e professores em formação continuada e ressaltou a importância de abordar o campo fracionário na formação de professores polivalentes para minimizar essas lacunas e contribuir para a melhoria do ensino de matemática na Educação Básica.

No artigo “Pré-apropriação de jogos sobre equação do 1º grau propostos em livros didáticos” (Lima Lira e Espíndola, 2023), o objetivo é analisar a pré-apropriação de jogos para o ensino de equações do 1º Grau por professores de matemática, conforme propostos em livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático. A pesquisa destaca a influência do conhecimento matemático dos professores na instrumentalização dos jogos e diferentes formas de orquestração instrumental, especialmente para o jogo das equações equivalentes em sala de aula.  Já em “Intersemioses nos Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise de vídeos com conteúdo de Geometria” (Oliveira e Neves, 2023), discute-se os Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática, que promovem a produção de vídeos com conteúdo matemático por estudantes e professores de todo o país. O estudo visa analisar o potencial de produção de significados dos vídeos participantes do festival, com foco nas escolhas de recursos semióticos e suas combinações para construir o discurso matemático digital.

No relato de experiência "Cálculo do desconto do INSS sobre o salário-mínimo: relato de experiência de uma aula baseada na resolução de problemas" (Moreira, Pontes e Souza, 2023), os autores descrevem a aplicação de uma aula que aborda o cálculo dos descontos trabalhistas no salário mínimo, utilizando a metodologia de Resolução de Problemas. Os resultados indicam que os alunos se envolveram mais e participaram ativamente do processo de aprendizagem, avaliando o próprio progresso. Conclui-se que a metodologia destacou aspectos relevantes como trabalho em grupo e construção de conhecimento matemático de forma mais significativa e efetiva pelos alunos. No relato de experiência "A modelagem do peso e altura dos três Josés" (Cruz e Pires, 2023), os autores apresentam uma análise do desenvolvimento de três bebês com base em informações sobre peso e altura.

No estudo "Experiências e saberes docentes nas tessituras de uma oficina pedagógica tematizando a probabilidade e a estatística" (Alves Oliveira, Martins e Carneiro, 2023), os autores apresentam e discutem experiências formativas e saberes docentes em uma oficina pedagógica realizada em Ponte Nova, Minas Gerais, no segundo semestre de 2019. O relato destaca a importância das oficinas pedagógicas como estratégias dinâmicas, lúdicas e problematizadoras na formação e prática docente, promovendo um trabalho colaborativo e dialógico que revitaliza os processos de ensino-aprendizagem da matemática na educação básica.  Assim, no relato "Proposta para o ensino e aprendizagem de professores em formação inicial: um curso de matemática básica desenvolvido a partir da Resolução de Problemas" (Alves e Neves, 2023), os autores apresentam os resultados de um curso de matemática básica oferecido à comunidade local e a acadêmicos de um campus universitário. Os resultados dessa iniciativa demonstraram um desempenho significativo na interpretação de questões-problema, desafiando os participantes a pensar e expressar suas ideias. A metodologia empregada permitiu a interpretação de diversas abordagens para um mesmo problema, exercitando a interpretação e a argumentação verbal e escrita.

Em "Resolução de problemas sobre Planificação do cubo: uma abordagem através de materiais manipuláveis" (Oliveira, 2023), é apresentada uma atividade experimental realizada com alunos da disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. O objetivo era obter as planificações do cubo utilizando materiais manipuláveis.  No relato "Dificuldades em Interpretações Matemáticas dos Alunos do Proeja na Resolução de Situações Problemas" (Goulart, Silva e Mariani, 2023), apresenta-se uma experiência baseada no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do Curso de Licenciatura em Matemática, realizado no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Observou-se que os alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), curso Técnico em Cozinha, enfrentavam dificuldades na interpretação de enunciados matemáticos em situações-problema. O relato discute essas dificuldades e busca embasamento teórico para compreender suas causas estruturais.

Por último, em "Ensino de Conceitos Matemáticos e Educação Inclusiva: Uma Experiência com Aluno com Síndrome de Down" (Almeida, Santos e Bezerra, 2023), os autores relatam e discutem a experiência de ensino de conceitos matemáticos a um aluno com síndrome de Down, matriculado nos anos finais do ensino fundamental em uma escola privada de Fortaleza, Ceará. O relato se baseia em dez meses de acompanhamento diário do aluno pelas autoras, durante os quais buscou-se compreender a relação entre o professor de matemática e as especificidades desse aluno, assim como conhecer as práticas, intervenções, metodologias e estratégias de ensino adotadas para seu desenvolvimento cognitivo em matemática.

Os artigos e relatos de experiência, portanto, destacam a complexidade e a diversidade de abordagens no ensino da matemática, evidenciando a importância de uma educação matemática de qualidade e acessível a todas as pessoas. A reflexão sobre práticas pedagógicas, o uso de metodologias inovadoras e a promoção da inclusão são aspectos fundamentais para o desenvolvimento de uma educação matemática mais significativa.  Assim, desejamos aos leitores uma leitura proveitosa e enriquecedora, na qual possam significar as diversas ideias apresentadas, contribuindo para uma reflexão aprofundada e inspiradora de novas práticas pedagógicas em suas próprias realidades educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Senhor do Bonfim/Juazeiro/BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Santa Maria da Boa Vista/PE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS/PPGED (2022). Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/MPEJA (2018). Especialista em: Gestão em Educação: Orientação e Supervisão (2023), Tópicos Especiais de Matemática (2020), Ensino de Matemática (2018), Educação de Jovens e Adultos (2016), Matemática Financeira e Estatística (2015) e Gestão Escolar (2008). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação (2021) e em Matemática pela Universidade Nove de Julho (2000). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, Campus Santa Maria da Boa Vista. É Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEMat (IFSertãoPE/CNPq) e Editor Científico da Revista Baiana de Educação Matemática - RBEM.

Referências

ALMEIDA, J. M. D; COSTA DOS SANTOS, M. J.; LOPES BEZERRA, F. A. Ensino de Conceitos Matemáticos e Educação Inclusiva: Uma Experiência com Aluno com Síndrome de Down. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202320, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.17512. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/17512. Acesso em: 8 mar. 2024.

ALVES, M. A. K.; MENEZES, D. B. Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (OBMEP): Proposta metodológica para professores de matemática. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202306, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.16260. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16260. Acesso em: 8 mar. 2024.

ALVES, T. da silva; NEVES, K. C. R. Proposta para o ensino e aprendizagem de professores em formação inicial: um curso de matemática básica desenvolvido a partir da Resolução de Problemas. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202314, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.17059. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/17059. Acesso em: 8 mar. 2024.

ALVES OLIVEIRA, S.; MARTINS, M. C. de M.; CARNEIRO, R. F. Experiências e saberes docentes nas tessituras de uma oficina pedagógica tematizando a probabilidade e a estatística. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202307, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.15851. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15851. Acesso em: 8 mar. 2024.

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V. Formação em Matemática por meio de invenções científico-tecnológicas voltadas aos impactos sociais: uma revisão de literatura. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202302, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.15487. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15487. Acesso em: 8 mar. 2024.

BRAGA, G. C. L.; NEIVA, J. M. D. Fatores intervenientes na aprendizagem da matemática pensada para a formação cidadã nos anos iniciais da Educação Básica. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202309, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.16239. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16239. Acesso em: 8 mar. 2024.

CRUZ, G. S. G.; PIRES, R. F. A modelagem do peso e altura dos três Josés. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202305, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.16233. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16233. Acesso em: 8 mar. 2024.

DINIZ, I.; FERREIRA, J.; DINIZ, L. do N. Educação Matemática na Bahia: contribuições da professora Adelaide Reis Mendonça. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202313, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.17191. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/17191. Acesso em: 8 mar. 2024.

GOULART, B. N. K.; SILVA, D. F. da; MARIANI, V. de C. P. Dificuldades em Interpretações Matemáticas dos Alunos do Proeja na Resolução de Situações Problemas. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202319, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.17939. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/17939. Acesso em: 8 mar. 2024.

LIMA LIRA, A. F.; ESPÍNDOLA, E. B. M. Pré-apropriação de jogos sobre equação do 1º grau propostos em livros didáticos. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e0202317, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.17557. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/17557. Acesso em: 8 mar. 2024.

MACHADO JÚNIOR, A. G.; GUIMARÃES, W. T.; JOHANSEN, M. C. B. C.; LUIZ, T. C. A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2: dos Parâmetros Curriculares Nacionais à Base Nacional Comum Curricular. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202311, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.16152. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16152. Acesso em: 8 mar. 2024.

MOREIRA, M. M.; PONTES, S. J. C.; SOUZA, M. J. A. . Cálculo do desconto do INSS sobre o salário-mínimo: relato de experiência de uma aula baseada na resolução de problemas. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202301, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.15427. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15427. Acesso em: 8 mar. 2024.

NASCIMENTO, E. F.; MATTOS , R. A. L. .; FONSECA , L. S. da . Análise livro didático de matemática: um estudo das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações utilizadas e da atenção seletiva na aprendizagem da função seno. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202303, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.15779. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/15779. Acesso em: 8 mar. 2024.

OLIVEIRA, D. Resolução de problemas sobre Planificação do cubo: uma abordagem através de materiais manipuláveis. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202318, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.17720. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/17720. Acesso em: 8 mar. 2024.

OLIVEIRA, L. C. B.; SILVA NETO, B. C. da; SILVA, E. B. da. Discutindo uma atividade sobre o um método histórico e o uso de materiais concretos para o ensino de matemática. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202304, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.16136. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16136. Acesso em: 8 mar. 2024.

OLIVEIRA, V. D. S. de; NEVES, L. X. Intersemioses nos Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma análise de vídeos com conteúdo de Geometria. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202321, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.18019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/18019. Acesso em: 8 mar. 2024.

PINHEIRO, L. de J.; CARNEIRO, F. O. R. Trigonometria no Ensino Médio: Uma proposta de ensino por meio da História da Matemática. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202308, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.16209. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16209. Acesso em: 8 mar. 2024.

QUIMUANGA, Z. C. A.; JOSÉ, S.; DOMÍNGUEZ, R. C. O ensino da Estatística baseado na resolução de problemas: Uma estratégia didática de trabalho com os alunos de uma Escola Primária em Angola. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202312, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.16781. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16781. Acesso em: 8 mar. 2024.

SANTANA OLIVEIRA, G.; FONSECA, L. S. da. Uma análise dos obstáculos epistemológicos e didáticos em tarefas sobre as transformações trigonométricas. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202315, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.17273. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/17273. Acesso em: 8 mar. 2024.

SANTOS, C. R. da S.; JUCÁ, R. de S. Uma revisão de estudos sobre Formação dos Professores Polivalentes e o ensino de frações. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202316, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.17672. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/17672. Acesso em: 8 mar. 2024.

VITALINO, G. da S. O.; TEIXEIRA, B. R.; SANTOS, E. R. dos. Articulação entre teoria e prática: um inventário de ações na formação inicial de professores de Matemática. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 01, p. e202310, 2023. DOI: 10.47207/rbem.v4i01.16014. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/16014. Acesso em: 8 mar. 2024.

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

Silva, A. J. N. da, & Vieira, A. R. L. (2024). Explorando Caminhos para o Ensino e Aprendizagem de Matemática: Contribuições da Revista Baiana de Educação Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202300. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.19858

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)