Pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: possibilidades e desafios da utilização de tecnologias digitais e assistivas

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Érica Santana Silveira Nery
Antônio Villar Marques de Sá

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir, a partir de uma revisão da literatura, sobre as possibilidades e os desafios na utilização de tecnologias digitais e assistivas para a inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no ensino de Matemática, na Educação Básica. Para isto, nos fundamentamos em uma abordagem qualitativa, tendo como ferramenta de coleta de dados o levantamento bibliográfico. Recorremos a três bases de dados, a saber: o Google acadêmico, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Banco de Teses e Dissertações da Capes. Para demarcação temporal, utilizamos a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, promulgada em 2015, sendo assim, o corpus de análise abarcou pesquisas desenvolvidas nos últimos cinco anos. Na medida em que combinamos os descritores de busca, os trabalhos foram aparecendo, então após a leitura dos resumos, elegemos aqueles que possuíam uma temática dentro do lócus deste estudo e então os analisamos qualitativamente. Foram identificados oito trabalhos com cerne nas Tecnologias Digitais, Tecnologias Assistivas, Educação Matemática e Educação Inclusiva, no âmbito da deficiência visual, auditiva e intelectual. A partir da análise dos dados coletados, em relação às possibilidades podemos inferir que a utilização das tecnologias digitais e assistivas podem promover: autonomia, interatividade e a superação de barreiras geográficas e temporais. Com relação aos desafios, estes perpassam pelo gerenciamento dos sentimentos que as tecnologias digitais e assistivas poderão desencadear nos estudantes, além disso, pela necessidade de constantes formações docentes e reflexões sobre a sua práxis.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Nery, Érica S. S., & Sá, A. V. M. de. (2020). Pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: possibilidades e desafios da utilização de tecnologias digitais e assistivas. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202006. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i0.9170
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Érica Santana Silveira Nery, Universidade de Brasília

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2016). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (2015). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013). Possui experiência profissional tanto no Ensino Superior, em cursos de graduação presenciais e à distância, quanto na Educação Básica, em turmas de Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. Tem desenvolvido pesquisas relacionadas à Educação Matemática Inclusiva, Aprendizagem Lúdica, Didática da Matemática, Ensino de Probabilidade e Estatística e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino e na Aprendizagem de Matemática. Atualmente, é membro dos seguintes grupos de Pesquisas na Universidade de Brasília: Aprendizagem Lúdica - Pesquisas e Intervenção em Educação e Desporto (GEPAL) e Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM).

Antônio Villar Marques de Sá, Universidade de Brasília

Graduado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB): Bacharelado (1981) e Licenciatura (1982). Possui Diplôme d´Études Approfondies (1984) e Doutorado (1988) em Sciences de l´Éducation pela Université de Paris X - Nanterre (França). Obteve, também, o Diplôme Supérieur d´Études Françaises pela Université de Nancy II (1990). Realizou Pós-Doutorado em Edição Científica na United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - Unesco de Paris (2003). Desde 2013, é Professor Associado 4 da Faculdade de Educação (FE) da UnB, onde foi Professor Associado 1 a 3 (2006-2013), Professor Adjunto 1 a 4 (1992-2006) e Pesquisador Sênior (1989-1992). Professor em estabelecimentos de ensino básico de 1978 a 1988 (em Brasília e em Paris). Editor do periódico científico ´Linhas Críticas´ (FE - UnB), tendo editado 25 números (1998-2011). Publicou seis livros (onze edições, sendo uma em braile), três apresentações, três prefácios, dois posfácios, 21 capítulos de livros, 24 editoriais, 70 trabalhos em anais de eventos e mais de 50 artigos em revistas e jornais. Copidescou um livro (2009). Revisou quatro livros (2012, 2013, 2015, 2016). Organizou, revisou e publicou os Anais do II Encontro de Aprendizagem Lúdica (2017). Presidente da Federação Brasiliense de Xadrez (2000-2002). De 2001 a 2008, assumiu a Coordenação Nacional de Xadrez da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos. Organizou e arbitrou mais de 70 campeonatos de xadrez, sendo cinco internacionais. Organizou o I Encontro de Aprendizagem Lúdica (UnB, 2013) e o II Encontro de Aprendizagem Lúdica (UnB, 2016). Orientador de Doutorado e Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FE - UnB. Concluiu mais de 180 Orientações: 36 estudantes de Mestrado, quatro alunos de Especialização, dois trabalhos de Iniciação Científica, um Projeto de Estágio Sabático, 27 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, 58 estágios supervisionados, 36 monitorias de disciplinas e 27 bolsas de trabalho. É responsável por duas orientações de doutorado e seis de trabalho de conclusão de curso de graduação em andamento. Participou em mais de 190 Bancas Examinadoras. É Líder do Grupo Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (CNPq / UnB). Coordenador da linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática (ECMA) do PPGE da FE - UnB (mar. 2014 a fev. 2015; nov. 2016 a maio 2019). Membro da Comissão Examinadora da FE - UnB (jan. 2018 a jan. 2021). Foi sete vezes eleito Professor Homenageado pelos Estudantes Formandos da FE - UnB (1993, 1994, 1998, 2010, 2013, 2015, 2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Edição Científica, Aprendizagem Lúdica, Educação Matemática, Formação de Professores, Inovação Pedagógica, Pedagogia do Xadrez no Ensino Básico, Ensino Superior e Ensino Especial.

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