Revista Baiana de Educação Matemática: entre histórias, trajetórias iniciais e desafios

Conteúdo do artigo principal

Américo Junior Nunes da Silva
André Ricardo Lucas Vieira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, A. J. N. da, & Vieira, A. R. L. (2020). Revista Baiana de Educação Matemática: entre histórias, trajetórias iniciais e desafios. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202000. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i.10471
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Senhor do Bonfim/Juazeiro/BA, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar).

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Sergipe - UFS/PPGED. Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/MPEJA (2018), com Especialização em Tópicos Especiais de Matemática (2020), Ensino de Matemática (2018), Educação de Jovens e Adultos (2016), Matemática Financeira e Estatística (2015) e Gestão Escolar (2008). Licenciado em Matemática pela Universidade Nove de Julho (2000). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão/PE. Coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XVI - Irecê-BA. Coordenada o Núcleo de Educação Matemática - NEMAT pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC (UFS/CNPq). É editor assistente da Revista Baiana de Educação Matemática - RBEM, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus III - Juazeiro/BA em parceria com o Campus VII - Senhor do Bonfim/BA da mesma instituição e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão-PE, Campus Santa Maria da Boa Vista/PE.

Referências

BATISTA GUSE, H.; SILVEIRA WAISE, T.; ESQUINCALHA, A. da C. O que pensam licenciandos(as) em matemática sobre sua formação para lidar com a diversidade sexual e de gênero em sala de aula? In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-25, e202012, 20 nov. 2020.

BIAZUTTI, A.; VAZ, R. F.; ANDRADE, L. R. Discutindo o Método de Ensino por meio da Resolução de Problemas (MERP). In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-23, e202019, 22 dez. 2020.

BRAZ DIAS, A. L.; BRAZ DIAS, J. An Understanding of Socially-Constructed Knowledge in the Context of Traditional Game-Playing as Theorems-in-Action. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-25, e202003, 3 ago. 2020.

CALDATO, J.; AGUILAR JÚNIOR, C. A. Argumentação e Prova em Matemática: uma análise dos itens públicos do PISA 2012. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-24, e202021, 22 dez. 2020.

CALDEIRA, A. D.; COSTA, D. de; CAMBI, B. Modelagem Matemática e Filosofia da Linguagem: algumas articulações. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-21, e202004, 14 ago. 2020.

CONCEIÇÃO, J. C. da. Aprendizagem Matemática por meio da Componente Curricular Desenho Geométrico: algumas considerações tangíveis. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-20, e202007, 29 ago. 2020.

COSTA, W. C. L. da; SILVA, K. N. da. Construção de Materiais Pedagógicos: contribuições no ensino de matemática para alunos surdos. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-15, e202017, 17 dez. 2020.

LIMA, D. de O.; NASSER, L. Avaliação no Ensino Remoto de Matemática: analisando categorias de respostas. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-19, e202018, 22 dez. 2020.

MACHADO JÚNIOR, A. G.; MATOS MARTINS, C. G.; SILVA DE ALMEIDA, T. C. Um Panorama do Ensino de Estatística em Programas de Pós-graduação em Âmbito Nacional - 2013 a 2017. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-19, e202008, 31 ago. 2020.

MILLI, E. P.; THIENGO, E. R. Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual: uma investigação utilizando o Tampimática. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-17, e202014, 17 dez. 2020.

MOTA, C. M. de A.; SILVA, F. O. da. Trigonometry in rural space: implications of contextualized mathematics education. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-19, e202022, 22 dez. 2020.

NERY, É. S. S.; SÁ, A. V. M. de. Pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: possibilidades e desafios da utilização de tecnologias digitais e assistivas. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-24, e202006, 27 ago. 2020.

PINHEIRO, J. M. de Q.; MEDEIROS, K. M. de. As perguntas para desenvolver estratégias: Álgebra e Resolução de Problemas no Ensino Médio. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-25, e202010, 23 out. 2020.

PINTO, G. M. da F.; GUIMARÃES, A. B. O Processo de construção de um material educacional na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva para um aluno autista. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-23, e202020, 22 dez. 2020.

RIBEIRO, M. L.; CURI, E. Análise quantitativa dos resultados de uma Sondagem dos estudantes de 6º ano com problemas do Campo Multiplicativo. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-19, e202009, 28 set. 2020.

SANTOS, J. dos; MADRUGA, Z. E. de F. Etnomodelagem: compreendendo o contexto cultural de produtores de chocolate por meio da elaboração de etnomodelos. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-21, e202011, 10 nov. 2020.

SANTOS, M. da S.; SANT’ANNA, N. da F. P. Reflexões sobre os desafios para a aprendizagem matemática na Educação Básica durante a quarentena. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-22, e202013, 17 dez. 2020.

SILVA, G. C.; MUNIZ, C. A. Ressignificação da Matemática por estudantes de Pedagogia: jogar e reaprender para ensinar. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-22 e202001, 22 jul. 2020.

SOUZA, C. H. S. de; COSTA, L. M. G. C. da. Mancala: o uso do jogo como recurso educacional. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-16, e202016, 17 dez. 2020.

SOUSA, R. P. de; FERNANDES, A. M. Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-15, e202015, 17 dez. 2020.

STEHLING, D. F.; CONTI, K. C. Conhecimento matemático na Educação Infantil: saberes e práticas de professoras num grupo colaborativo. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-26, e202005, 14 ago. 2020.

SUZART, L. A.; SILVA, A. J. N. da. Ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: um mapeamento das produções no estado da Bahia. In: Revista Baiana de Educação Matemática, v. 1, p.1-22, e202002, 22 jul. 2020.